Farmácias lideram esforços de vacinação nos EUA

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

man woman vaccine edited

As farmácias estão desempenhando um papel central na proteção contra a Covid-19 nos Estados Unidos, alavancando sua vasta experiência na oferta de vacinas, bem como seu forte relacionamento com as comunidades locais.

“Consideramos este um momento emocionante para as farmácias de nosso país”, afirma John King, CEO da Omnisys, empresa de tecnologia que trabalha com farmácias. “E pensamos que o que está acontecendo agora será um grande catalisador para mudanças, na medida em que mais varejistas percebem a importância de suas farmácias para o público em geral. A Covid mostrou que há uma escassez de médicos de atenção primária e que a farmácia terá que se esforçar para ajudar a preencher essa lacuna”.

“O fornecimento limitado da vacina tem sido nosso maior desafio”, disse Aaron Wiese, vice-presidente executivo e diretor de saúde da Hy-Vee. O programa Federal Retail Pharmacy Partnership começou em 11 de fevereiro, com 1 milhão de doses da vacina distribuídas para 6.500 farmácias em todo o país.

Espera-se que o programa federal se expanda para incluir mais farmácias à medida que mais doses se tornem disponíveis. Existe potencial para as cerca de 40 mil lojas do país começarem a oferecer vacinas quando o nível de suprimento aumentar, disse o presidente e CEO da Associação Nacional de redes de Drogarias (NACDS), Steve Anderson, que observou que 90% dos americanos vivem a menos de 5 milhas de uma farmácia.

“Em última análise, os membros do NACDS podem atender e exceder o limite de 1 milhão de vacinações por mês, mas é importante entender que o fornecimento de vacinas continua sendo o fator limitante da taxa no esforço de vacinação”, disse Anderson.

Tanto a rede quanto as farmácias independentes aderiram aos programas estaduais e federais, que identificaram os locais das farmácias com base nas necessidades previstas das populações de cada área.  “Todas as farmácias estão prontas para funcionar”, disse Kurt Proctor, vice-presidente sênior de iniciativas estratégicas da Associação Nacional de Farmácias Comunitárias. “Temos um sistema de distribuição bom e bem estabelecido que os pacientes preferem há anos para receber suas vacinas e, neste ponto, é muito subutilizado”.

Desafios Logísticos

A vacina contra a Covid-19 também apresenta alguns desafios logísticos únicos. Os dois primeiros imunizantes, da Pfizer e Moderna, devem ser armazenados congelados e devem ser utilizados dentro de um determinado prazo ou descartadas. Além disso, ambos exigem uma série de duas injeções – com 21 dias de intervalo no caso da vacina Pfizer e 28 dias para a vacina Moderna – o que aumenta a complexidade de programação e manutenção de registros.

“Tudo relacionado à Covid é diferente [de outras vacinas] em alguns aspectos”, disse Mitch Rothholz, chefe de governança e afiliadas estaduais e líder de política de imunização da Associação Americana de Farmacêuticos. “O processo de realmente dar a injeção é o mesmo, mas as etapas que levam ao armazenamento e manuseio, documentação, uso de [equipamento de proteção individual], distanciamento social e assim por diante – tudo isso é diferente do que em outras atividades de vacinação.”

Jared Tancrelle, vice-presidente de operações de loja da CVS Health, disse que o processo de vacinação exige um gerenciamento cuidadoso na rotina da loja. “Como as duas primeiras vacinas aprovadas estavam em desenvolvimento, o desafio inicial que enfrentamos foi que cada uma possuía requisitos de armazenamento diferentes e especiais, e que ambas necessitavam de duas doses para serem eficazes, com tempos diferentes entre cada dose”, disse ele. “Também lidamos com requisitos de elegibilidade variados e específicos de cada estado, o que fez com que diferentes populações se tornassem elegíveis em momentos diferentes e em locais diferentes. Isso causou confusão para os clientes. Outro desafio inicial foi obter a vacina de duas fontes – estadual e / ou local e federal”.

A empresa aproveitou a experiência digital de ponta a ponta que teve para vacinação contra a gripe e para teste de Covid, e adaptou para uso no processo de administração da vacina, disse Tancrelle. O mecanismo de programação digital permite que a Farmácia CVS compare as informações inseridas pelo cliente com os critérios de elegibilidade do estado, garanta que os clientes agendem as duas doses necessárias no período de tempo recomendado, enviem lembretes por e-mail e texto antes das próximas marcações para vacinas e forneça disponibilidade de marcação em tempo real no site.

Em setembro de 2020, a CVS Health anunciou a contratação de 10 mil técnicos de farmácia e outros profissionais de saúde para apoiar seus esforços de resposta à pandemia. “Quando as vacinas estiverem amplamente disponíveis em nossas lojas, teremos 90 mil profissionais de saúde, incluindo farmacêuticos e técnicos de farmácia, preparados para desempenhar um papel crítico no processo de vacinação”, disse Tancrelle. As farmácias CVS em todo o país terão capacidade para administrar de 20 a 25 milhões de injeções por mês, se as doses estiverem disponíveis, disse ele.

Ferramentas Digitais

A Hy-Vee criou uma página inicial da vacina contra a Covid-19 e um boletim eletrônico para manter seus pacientes informados, disse Wiese. A varejista também adicionou um componente de localização ao seu programador online e à página de destino da vacina para ajudar os clientes a identificar onde elas estão disponíveis em suas farmácias. Nas áreas onde é permitido, a Hy-Vee acrescentou equipe de enfermagem às equipes de farmácia para auxiliar nos esforços de vacinação.

Vic Vercammen, diretor de pandemia da Giant Eagle disse que administrar a frustração dos pacientes com o lançamento relativamente lento das primeiras doses da vacina tem sido um desafio significativo. A rede administrou mais de 84 mil vacinações em suas 200 farmácias em meados de fevereiro. “Desde os estágios iniciais da implementação da vacina, reconhecemos a importância de ser uma fonte de informações confiáveis ​​para nossas comunidades”, disse o executivo. “Tomamos medidas para compartilhar recursos confiáveis ​​relacionados a vacinas em nosso site e continuamos a ter nossos farmacêuticos disponíveis para tratar de questões e dúvidas sobre a saúde dos pacientes.

A Kroger também criou uma ferramenta de agendamento para ajudar os pacientes a marcarem as consultas de vacinação. O sistema pode gerenciar mais de 250 mil solicitações diárias. Ele rastreia os usuários quanto à elegibilidade e, em seguida, cria compromissos. Além disso, o call center de suporte a vacinas da rede fechou uma parceria com o IBM Watson para criar uma experiência de telefone alimentada por inteligência artificial. O Watson compartilhará as respostas às perguntas mais frequentes e reduzirá o tempo de espera dos pacientes, marcando consultas transferindo-os para um representante de atendimento conforme necessário.

Em 16 de fevereiro, a Kroger Health administrou mais de 380 mil vacinas em 25 estados para profissionais de saúde essenciais, centros de enfermagem qualificados, populações idosas, educadores e funcionários elegíveis. A empresa estava administrando vacinas em 1.300 de suas 2.200 farmácias e observou que, se todas as suas farmácias começassem a receber as doses da vacina, ela poderia administrar uma média de quase 500 mil vacinações por semana.

A Walgreens foi uma das primeiras farmácias de varejo a começar a administrar as vacinas da Covid-19 em dezembro para funcionários e residentes de instituições de longa permanência. “Nossas equipes de farmácias já forneceram quase 2 milhões de vacinações e estão prontas com sua experiência para ajudar a educar e vacinar mais americanos, incluindo aqueles em comunidades rurais e carentes”, disse o presidente da rede, John Standley.

A Rite Aid também está participando de programas de vacinas estaduais e federais. A empresa disse que espera fornecer vacinas em todas as suas localidades assim que o fornecimento estiver disponível. “Com a demanda da vacina ultrapassando a oferta, o estabelecimento de um canal adicional para alocação e distribuição da vacina é um primeiro passo importante e positivo no esforço para acabar com a Covid-19”, disse Heyward Donigan, presidente e CEO da companhia.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/29/rfxcel-desenvolve-hub-para-monitorar-medicamentos-da-industria-ao-consumidor/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress