As vendas do varejo farmacêutico em Belo Horizonte (MG) têm dono: as farmácias. Em comparação com 2022, houve um avanço de 5,63% nos negócios fechados nas drogarias belo-horizontinas. As informações são do Diário do Comércio.
Em comparação com o volume total de vendas, o setor performou quatro vezes melhor que o geral, que apresentou um crescimento de apenas 1,36%.
O mercado local vai bem e, com o consolidado de 2023, chegou a seu terceiro ano consecutivo de crescimento.
Os motivos por trás do avanço nas vendas do varejo
Para Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), esses foram os fatores que mantiveram o mercado aquecido no ano:
- Aumento do rendimento médio real
- Bom desempenho do mercado mineiro
- Desenrola Brasil
- Recuo da inflação e dos juros
- Sazonalidade positiva no fim do ano
Varejo farmacêutico cresceu 4,7% em 2023
A nível nacional, o varejo farmacêutico também não tem do que reclamar sobre seus resultados em 2023. Chegando a sete anos consecutivos de alta, o setor cresceu 4,7% no ano passado.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria vem registrando taxas positivas, no indicador interanual, desde março de 2023, quando apresentou 7,1% de crescimento.