Farmarcas planeja levar marcas próprias para 90% das lojas
Categoria já movimenta mais de R$ 200 milhões
no agrupamento de redes de farmácias
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


Para fortalecer seu relacionamento com os consumidores e os associados, a Farmarcas vem intensificando o investimento em marcas próprias. A estratégia busca consolidar a associação como uma das líderes do varejo farmacêutico nacional nessa categoria.
Com três marcas em seu portfólio – SupraCorp, SupraCare e SupraBaby – o agrupamento de redes de farmácias quer ampliar o alcance desses produtos. “Queremos positivar esses itens em 90% das nossas lojas ainda neste ano”, revela o gerente de marketing Augusto Zavarelli.
A meta acompanha um plano de expansão mais amplo, que inclui o aumento da participação das marcas próprias no total de vendas das farmácias associadas. Atualmente responsáveis por 2,5% do faturamento da rede, o que equivale a pouco mais de R$ 200 milhões, os produtos de marca própria devem ultrapassar 4% de market share nos próximos cinco anos. “Esse objetivo está totalmente alinhado à nossa estratégia de inovação e competitividade”, afirma o diretor comercial Fabio Chacon.
Farmarcas registrou R$ 900 mil em vendas com marcas próprias
Os resultados atuais da Farmarcas com as marcas próprias comprovam que a meta é factível. Em agosto, a categoria movimentou R$ 900 mil, segundo Chacon. Para sustentar essa evolução, a associação aposta em dois pilares: parcerias estratégicas com a indústria e ações de marketing bem definidas.
“Nos destacamos pela qualidade dos produtos, resultado de colaborações com fornecedores como o Catarinense Pharma. Mas, para consolidar um portfólio sólido de marcas, é fundamental investir em ações de marketing que amplifiquem sua presença no mercado”, analisa Zavarelli.

A linha SupraCorp, por exemplo, passou recentemente a incluir uma versão da creatina em lata e, em breve, ganhará também uma opção de whey protein. A marca já reúne cerca de 50 SKUs.
Comunicação como diferencial estratégico
A comunicação também tem papel central na construção das marcas próprias, assegurando mais controle sobre o posicionamento dos produtos e a relação com o consumidor.
“A marca própria nos dá mais autonomia sobre o produto e a sua comunicação, o que proporciona maior segurança para a valorização da marca. O valor agregado vem justamente desse posicionamento bem estruturado e de projeções claras para o mercado”, explica Zavarelli.
Nesse contexto, a Farmarcas vem investindo em materiais promocionais e ações no ponto de venda, além de planejar a ampliação da presença digital. “A comunicação voltada ao consumidor final (B2C) será ativada em um momento estratégico, após a consolidação dos produtos nas farmácias das redes associadas”, complementa Zavarelli.
Marcas esgotaram na pré-venda
Lançadas há cerca de um ano, as marcas próprias da Farmarcas foram um sucesso imediato. Ainda no período de pré-venda, todo o estoque de produtos da categoria esgotou. A linha SupraCare inclui fraldas geriátricas, algodão, curativos estéreis, hastes flexíveis e esparadrapos, enquanto a SupraBaby oferece produtos voltados ao cuidado de bebês, como fraldas e lenços umedecidos.