Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fintech para farmácias tem recorde em volume de negociações

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

fintech para farmácias

A XLZ, fintech que integra o ecossistema da Farma Ventures e auxilia na gestão financeira de farmácias, obteve mais um recorde ao alcançar meio bilhão de reais em antecipação de recebíveis.

Para se ter uma ideia da dimensão dessa marca, mais de 120 mil notas fiscais tiveram os seus pagamentos antecipados e cerca de R$ 10 bilhões em recebíveis circulam anualmente pela XLZ. A performance acompanha as expectativas de crescimento para 2022 e motivou a startup a planejar uma segunda rodada de investimentos para acelerar projetos de inovação.

Criada em 2018, a fintech nasceu com o propósito de democratizar o acesso de farmácias ao crédito e já atende 650 PDVs em todo o Brasil. São dezenas de compradores e mais de 20 mil fornecedores que se relacionam diretamente no ecossistema da XLZ, por meio de uma plataforma digital.

Fintech para farmácias elimina burocracia no acesso a recursos

As empresas que aderem ao modelo de antecipação de recebíveis passam a ter recursos financeiros otimizados, crédito com taxas menores e sem tarifas adicionais, além de não se sujeitarem aos limites, exigências e burocracias existentes no sistema financeiro tradicional. “E novas modalidades de disponibilização de recursos serão lançadas em breve”, enfatiza o CEO Valmir Fernandes.

No Brasil, a facilidade de acesso ao crédito é diretamente proporcional ao tamanho das empresas. Os empreendedores sofrem para conseguir capital de giro, sendo obrigados a fazer o impossível para controlar corretamente os fluxos de caixa e honrar os compromissos. O crescimento expressivo da XLZ aponta caminhos e apresenta respostas concretas e sustentáveis para a superação desses desafios. “Estamos crescendo consistentemente. O mais importante, porém, é que o modelo ganha-ganha que adotamos tem sido bem reconhecido em nosso ecossistema”, afirma Nuno Dias Jorge, COO da XLZ.

Especialistas veem com bons olhos essa aproximação do varejo farmacêuticos com o universo das fintechs. “No cenário em que cinco instituições concentram 82% da operação bancária no Brasil, as empresas começam a enxergar os serviços financeiros digitais como caminho para aprimorar a gestão de suas transações. Além disso, esse processo vem servindo de atalho para ampliar a atração de novos investidores”, argumenta Wagner de Moraes, sócio-fundador da A&S Partners.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress