Fundada em 1999 no Ceará, a Fortes Distribuidora inicia uma nova etapa de expansão e prepara a mudança para um CD com capacidade oito vezes maior que a atual. A meta é dobrar o faturamento em até três anos e ampliar a rede de farmácias atendidas no estado – que hoje abrange mais de 1,7 mil PDVs associativistas e independentes.
Hoje, a companhia ocupa 5 mil m² na Barra do Ceará, bairro mais antigo de Fortaleza. Até o fim do ano, mudará suas instalações para um complexo de 40 mil m² no município de Itaitinga, na Região Metropolitana. Os investimentos não foram revelados, mas são oriundos de recursos próprios e também da locação do espaço atual na capital cearense.
Com cerca de 6 mil SKUs em estoque, formado especialmente por medicamentos similares e genéricos, a atacadista viu crescer em dois dígitos a comercialização de produtos de higiene pessoal e perfumaria durante a pandemia. “Hoje, essa categoria já responde por 30% do volume de negócios e é um dos principais fatores que motiva essa ampliação”, justifica o sócio-diretor Roberto Fortes Filho (à esquerda na foto).
O executivo, ao lado do irmão João Paulo (à direita na foto), conduz o que a distribuidora intitula como terceiro ciclo de expansão. O primeiro foi tocado pelo pai e fundador Roberto Fortes, que consolidou a empresa como principal player do atacado farmacêutico regional para o pequeno e médio varejo.
A segunda fase começou em 2018, com a incorporação dos dois filhos ao quadro societário e um processo de crescimento que fez a Fortes obter um alcance de 90% dos CNPJs do varejo farmacêutico local. Agora, o foco é a profissionalização das operações.
A distribuidora contratou uma auditoria externa para revisar os processos contábeis e fiscais, além de firmar parceria com a Totvs que viabilizou a implementação de um sistema único de gestão online. “Por meio da plataforma Warehouse Management System, controlamos em tempo real as entradas e saídas do armazém, desde a chegada dos insumos e o deslocamento no depósito até a expedição. Isso vem contribuindo para eliminar rupturas e mensurar de forma mais efetiva nossa performance de vendas”, comenta.
Foco em volume e atendimento próprio
Embora não descarte avançar para outros estados do Nordeste, a Fortes buscará, em primeiro lugar, se consolidar em seu estado de origem. A estratégia foge ao senso comum do setor, que aposta na capilaridade geográfica como alavanca de expansão. “Nosso foco é aumentar o volume de transações, explorando novas categorias como a de dermocosméticos, e aprimorar o atendimento aos clientes com tecnologia e uma equipe comercial própria”, afirma.
A empresa conta com 36 vendedores, que também atuam como promotores, diferentemente do usual. “Dessa maneira, nosso time assegura aos PDVs e aos 80 fornecedores uma visão mais sistêmica da operação. Os mesmos profissionais que efetivam a comercialização criam um vínculo mais rápido com os varejistas, auxiliando-os a potencializar a exposição do produto nas prateleiras”, acredita.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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