O maior canal de informação do setor

Fortes Distribuidora terá CD com capacidade oito vezes maior

1.392

Fortes Distribuidora terá CD com capacidade oito vezes maiorFundada em 1999 no Ceará, a Fortes Distribuidora inicia uma nova etapa de expansão e prepara a mudança para um CD com capacidade oito vezes maior que a atual. A meta é dobrar o faturamento em até três anos e ampliar a rede de farmácias atendidas no estado – que hoje abrange mais de 1,7 mil PDVs associativistas e independentes.

Hoje, a companhia ocupa 5 mil m² na Barra do Ceará, bairro mais antigo de Fortaleza. Até o fim do ano, mudará suas instalações para um complexo de 40 mil m² no município de Itaitinga, na Região Metropolitana. Os investimentos não foram revelados, mas são oriundos de recursos próprios e também da locação do espaço atual na capital cearense.

Com cerca de 6 mil SKUs em estoque, formado especialmente por medicamentos similares e genéricos, a atacadista viu crescer em dois dígitos a comercialização de produtos de higiene pessoal e perfumaria durante a pandemia. “Hoje, essa categoria já responde por 30% do volume de negócios e é um dos principais fatores que motiva essa ampliação”, justifica o sócio-diretor Roberto Fortes Filho (à esquerda na foto).

O executivo, ao lado do irmão João Paulo (à direita na foto), conduz o que a distribuidora intitula como terceiro ciclo de expansão. O primeiro foi tocado pelo pai e fundador Roberto Fortes, que consolidou a empresa como principal player do atacado farmacêutico regional para o pequeno e médio varejo.

A segunda fase começou em 2018, com a incorporação dos dois filhos ao quadro societário e um processo de crescimento que fez a Fortes obter um alcance de 90% dos CNPJs do varejo farmacêutico local. Agora, o foco é a profissionalização das operações.

A distribuidora contratou uma auditoria externa para revisar os processos contábeis e fiscais, além de firmar parceria com a Totvs que viabilizou a implementação de um sistema único de gestão online. “Por meio da plataforma Warehouse Management System, controlamos em tempo real as entradas e saídas do armazém, desde a chegada dos insumos e o deslocamento no depósito até a expedição. Isso vem contribuindo para eliminar rupturas e mensurar de forma mais efetiva nossa performance de vendas”, comenta.

Foco em volume e atendimento próprio

Embora não descarte avançar para outros estados do Nordeste, a Fortes buscará, em primeiro lugar, se consolidar em seu estado de origem. A estratégia foge ao senso comum do setor, que aposta na capilaridade geográfica como alavanca de expansão. “Nosso foco é aumentar o volume de transações, explorando novas categorias como a de dermocosméticos, e aprimorar o atendimento aos clientes com tecnologia e uma equipe comercial própria”, afirma.

A empresa conta com 36 vendedores, que também atuam como promotores, diferentemente do usual. “Dessa maneira, nosso time assegura aos PDVs e aos 80 fornecedores uma visão mais sistêmica da operação. Os mesmos profissionais que efetivam a comercialização criam um vínculo mais rápido com os varejistas, auxiliando-os a potencializar a exposição do produto nas prateleiras”, acredita.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cesta-de-higiene-beleza-volta-ao-nivel-pre-pandemia/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação