Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fumária: saiba mais sobre essa planta medicinal e multifuncional

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Fumária

Problemas digestivos? Doenças de pele? Na incidência desses casos, procure a fumária. Esta que é mais uma daquelas plantas medicinais com “poder mágico”, tendo a capacidade de curar diversas adversidades que convivem com os seres humanos. A espécie Fumaria officinalis é respaldada por benefícios dessa natureza, sendo que ajuda em casos como o de prisão de ventre, má digestão, cólicas intestinais e náuseas, além dos problemas cutâneos, como eczema e psoríase, por exemplo.

Também chamada de erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra, essa é uma planta medicinal rica em diversos aspectos que fazem com que seu valor digestivo e com a pele sejam reconhecidos. Ela tem ação depurativa, anti-inflamatória e laxativa, enaltecidas de alcaloides, flavonoides, glicosídeos, mucilagem e esteroides que auxiliam nessas funções.

É possível encontrar a fumaria em lojas de produtos naturais e até em farmácias de manipulação, não sendo a sua venda tão dificultada. É importante lembrar que o seu consumo pode ser todo utilizado no preparo do chá ou extrato fluido, idealmente usada apenas com orientação do fitoterapeuta ou de um médico.

Para que serve a fumária?

A fumária pode ser utilizada em diversas ocasiões, sendo uma planta medicinal considerada multifuncional. Geralmente, é indicada para problemas internos:

  • Prisão de ventre;
  • Cólicas Intestinais;
  • Dificuldade na digestão;
  • Sensação de estômago pesado;
  • Náuseas;
  • Pedra na vesícula;
  • Pressão alta.

Mas também é recomendada em casos de problemas cutâneos (externos):

  • Eczema;
  • Sarna humana;
  • Urticária;
  • Psoríase.

Os ácidos fumárico e cafeico são abundantes na composição da fumária. Além disso, também conta com esteroides, flavonoides, mucilagem e alcaloides isoquinolínicos como protopina, criptonina e fumarina.

Essas substâncias ativas são as principais responsáveis por evidenciar as propriedades anti-inflamatórias, regeneradora da pele, reguladora da secreção biliar, laxantes, diuréticas, antibacterianas e antiespasmódicas presentes na fumária.

Vale lembrar que, mesmo com todos os benefícios citados e as ações presentes na Fumaria officinalis, ela não deve substituir nenhum tratamento sem indicação. Idealmente, o consumo da planta deve ser apenas complementar a algum procedimento junto à orientação de um fitoterapeuta ou médico.

Formas de uso da fumária

Por via de regra, a melhor maneira para se utilizar a fumária é através de seu chá, extrato de fluido ou tintura. São utilizadas as folhas da planta, o caule, e as flores, que são as responsáveis por garantir as propriedades benéficas ao organismo humano. Confira cada uma das formas de uso:

  • Chá de fumária

O uso do chá é recomendado no caso de problemas digestivos. Por exemplo, deve ser tomado para ajudar na má digestão, prisão de ventre, rejeição de pedras na vesícula, regulagem da secreção de bile, e se estendendo até a pressão alta.

Para misturar um chá de fumária você precisará utilizar 1 colher de chá da planta seca e picada e 1 xícara de água.

Com os ingredientes à postos, coloque a água numa panela, ferva, e ao ser retirada do fogo insira a fumária. Tampe a panela e deixe de repouso por 10 minutos. Tempo passado, é só coar e beber com a temperatura morna na quantidade de 1 a 3 xícaras ao dia. Pode ser bacana misturar o chá com um suco de frutas, já que o sabor é um pouco amargo. O suco de maçã é uma ótima escolha.

Além de ingerível, o chá de fumária também age sobre a pele através da aplicação de compressas. Molhe uma gaze com a mistura da planta e faça contato com a região da pele em questão, seja por eczema ou psoríase. Neste caso, é indicado realizar no mínimo duas vezes ao dia, e no máximo três. O efeito é potencializado na pele quando ao chá é adicionada ½ colher de chá de flor de calêndula.

  • Extrato fluido de fumária

O extrato fluido tem uma ação um pouco diferente, e as propriedades da fumária agem no estímulo da vesícula biliar e em problemas de pele. Para esse modo de preparo serão necessários 1mL de extrato fluido de fumária e água. Adicione o extrato da planta em um copo de água, misture, e beba até três vezes por dia.

Efeitos colaterais

Assim como em tudo na vida, o excesso faz mal. Na planta medicinal não é diferente, e alguns dos efeitos colaterais se dão por esse motivo: exceder as 3 xícaras do chá ao dia podem causar diarreia, dor no estômago e vômitos.

Seu uso por mais de 18 semanas ou o excesso em doses únicas também pode causar intoxicação e maiores problemas como paralisia dos músculos e da respiração, sonolência, convulsões e tremores. Por isso, não faça um mau uso da fumária, pode ser fatal.

Restrições de uso

  • Crianças;
  • Mulheres grávidas ou em amamentação;
  • Doentes por glaucoma;
  • Utilizadores de remédios para pressão alta e problemas cardíacos;

Pessoas em tratamento do alcoolismo ou que utilizam dissulfiram também devem ficar atentas, já que a planta conta com álcool e sua composição, oferecendo riscos à pessoas nessas condições.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress