A fusão entre Kroger e Albertsons, varejistas norte-americanas, está momentaneamente suspensa. A negociação de US$ 25 bilhões (R$ 141,1 bilhões) foi interrompida até que o tribunal do Distrito do Colorado decida sobre uma ação judicial movida para bloquear o acordo, sob a alegação de que ele deve aumentar os preços dos produtos. As informações são do portal Drugs Store News.
O pedido é de responsabilidade do procurador geral do estado, Phil Weiser. “O julgamento está marcado para o dia 30 de setembro, meu escritório está ansioso para argumentar que essa fusão eliminará a concorrência, impactando o preço dos alimentos, os empregos e as opções de escolha dos consumidores”, afirma o político.
Fusão entre Kroger e Albertsons é polêmica
Em fevereiro a Comissão Federal de Mercado dos Estados Unidos (FTC), junto a outros oito estados, anunciou sua intenção de bloquear a união das empresas na justiça.
A juíza Adrienne Nelson havia agendado para o dia 26 de agosto o início das audiências do caso, que ganhou forças após os estados do Colorado e Washington protocolarem seus processos. Os dois governos foram seguidos pela FTC e por mais seis estados.
No entanto, um juiz do Colorado concedeu uma liminar suspendendo totalmente o acordo e cancelando uma audiência originalmente prevista para o dia 12 de agosto. Em nota, um porta-voz da Kroger comentou a decisão.
“Defenderemos que a fusão entre a Kroger e a Albertsons trará benefícios reais para a população, incluindo redução nos preços e mais opções para famílias em todo o país, além de ampliar as oportunidades de empregos”.