Geração Z lidera índice de fidelidade às marcas
Estudo da EY revela diferenças no comportamento de consumo e aponta desafios para as fabricantes
por Gabriel Noronha em
O Future Consumer Index (FCI), relatório da consultora Ernest & Young (EY), indica que a geração Z (nascida entre 1995 e 2010) é a faixa etária com maior fidelidade às suas marcas favoritas no varejo brasileiro.
O levantamento indica que 38% dos entrevistados da geração Z afirmaram ser fieis às marcas, contra 32% da Y (1980-1995) e 28% da X (1960-1980) e dos chamados baby boomers (1940-1960).“Os consumidores mais jovens são os mais leais, enquanto as gerações anteriores optam rapidamente pela troca por marcas de melhor custo-benefício”, diz Cristiane Amaral, sócia da EY e líder do segmento de consumo, produtos e varejo para América Latina.
Marcas buscam fidelização além da geração Z
Os resultados indicam que empresas de varejo devem consolidar a conexão com a geração Z para manter essa base de clientes, ao mesmo tempo em que oferecem preços competitivos para reconquistar gerações anteriores.
FCI explora particularidades de cada geração
O estudo aponta que a geração Y é mais propensa a substituir suas marcas, já que 57% dos entrevistados dessa faixa etária admitem esse comportamento, ante 60% na amostra global. Os baby boomers tendem a aguardar promoções antes de comprar, comportamento indicado por 48% dessa amostra. Outros 56% afirmam escolher marcas mais baratas com qualidade similar. Já 53% costumam comprar a granel quando há desconto.
A geração X é a que mais busca descontos e códigos de promoções, com 48% assumindo esse comportamento. Esse público, assim como os baby boomers, sente-se mais estimulado a adquirir marcas próprias.
“Os dados demonstram que essas gerações são mais sensíveis ao preço, ainda que esse seja um atributo relevante para todos os consumidores brasileiros”, observa Cristiane.