A hepatite autoimune é uma inflamação do fígado que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo se volta contra as células do fígado. A causa exata da doença não é clara, mas fatores genéticos e ambientais parecem interagir ao longo do tempo no desencadeamento do problema.
Quando não tratada pode levar à cicatrização do fígado (cirrose) e, eventualmente, à insuficiência hepática. Por outro lado, ao ser diagnosticada e tratada precocemente, geralmente pode ser controlada com medicamentos que suprimem o sistema imunológico.
Um transplante de fígado é uma opção quando a hepatite autoimune não responde aos tratamentos medicamentosos ou em casos de doença hepática avançada.
Sintomas da hepatite autoimune
Os sinais e sintomas da hepatite autoimune variam de pessoa para pessoa e podem surgir repentinamente. Algumas pessoas têm poucos ou nenhum problema reconhecido nos estágios iniciais da doença, enquanto outras apresentam sinais e sintomas que podem incluir:
- Fadiga
- Desconforto abdominal
- Amarelecimento da pele e do branco dos olhos (icterícia)
- Fígado aumentado
- Vasos sanguíneos anormais na pele (angiomas de aranha)
- Erupções cutâneas
- Dores articulares
- Menstruação irregular
Causas
A hepatite autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo, que normalmente ataca vírus, bactérias e outros patógenos, tem como alvo o fígado. Este ataque ao fígado pode levar a inflamação crônica e sérios danos às células do órgão.
Não está claro por que o corpo se volta contra si mesmo, mas os pesquisadores acreditam que a hepatite autoimune pode ser causada pela interação de genes que controlam a função do sistema imunológico e pela exposição a determinados vírus ou drogas.
Tipos de hepatite autoimune
Os médicos identificaram duas formas principais de hepatite autoimune.
- Hepatite autoimune tipo 1 – O caso mais comum da doença, que pode ocorrer em qualquer idade. Cerca de metade das pessoas com hepatite autoimune tipo 1 tem outras doenças autoimunes, como doença celíaca, artrite reumatoide ou colite ulcerativa.
- Hepatite autoimune tipo 2 – Embora os adultos possam desenvolver hepatite autoimune tipo 2, ela é mais comum em crianças e jovens.
Fatores de risco
- Os fatores que podem aumentar o risco de hepatite autoimune incluem:
- A doença é mais comum em mulheres.
- A hepatite autoimune pode se desenvolver após infecções com o vírus do sarampo, herpes simples, Epstein-Barr e hepatite A, B ou C.
- Hereditariedade
- Ter uma doença autoimune, como doença celíaca, artrite reumatoide ou hipertireoidismo (doença de Graves ou tireoidite de Hashimoto), podem ter maior probabilidade de desenvolver hepatite autoimune.