Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Novo hub de inovação atrai mais de 360 farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O modelo de formação de ecossistemas de negócios na China e no Vale do Silício inspirou empresas do sul de Minas Gerais a investir em um hub de inovação pioneiro no país. O Cesul Lab, que iniciou operações em março deste ano, mobiliza 12 setores da economia local e já integra mais de 360 farmácias associativistas da região.

O projeto resultou da iniciativa do Cesul – Conselho Empresarial do Sul de Minas e teve como base uma metodologia inspirada na consultoria Mckinsey & Company. Conta também com o apoio do centro universitário Grupo Unis. “Constatamos que boa parte das empresas atuantes na região promovia um intenso fluxo de negócios com Belo Horizonte e São Paulo, mas deixava de lado a preocupação em potencializar a economia regional. Com isso, inúmeras possibilidades de crescimento eram desperdiçadas”, comenta o head de operações Felipe Flausino.

O hub de inovação está integrado a um espaço de coworking com base na cidade de Varginha, onde o Cesul Lab mantém uma incubadora de novos negócios e uma aceleradora de startups. “A ideia é atrair processos de inovação aberta e empresas iniciantes com soluções disruptivas. Só no setor de saúde, já identificamos mais de 50 startups aderentes às necessidades e demandas da região”, antecipa.

Os segmentos de saúde e farmácias, inclusive, compõem uma das 12 verticais que a Cesul Lab elegeu como estratégicas para a busca de novos negócios. Executivos da Inova Drogarias e da Unimed lideram essa área. “Estamos em conversações com health techs que reúnem soluções de assistência farmacêutica e teleatendimento clínico, ainda carentes no varejo do sul de Minas”, observa Flausino.

“O objetivo é que cada vertical tenha autonomia na prospecção de oportunidades, mas mantenha sinergia com os demais setores”, destaca o executivo. O comitê de Educação, por exemplo, deu início a uma série de programas de especialização em inteligência artificial, machine learning e criatividade, com a proposta de qualificar mão de obra local. Já a área de Mobilidade elaborou um projeto de criação de cidades inteligentes e negocia o aporte de um fundo de investimento dos Emirados Árabes, o que pode tornar mais eficientes operações como a distribuição de medicamentos.

Flausino acrescenta que a iniciativa também contempla a aproximação com o poder público, tanto que a Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Varginha passará a ter o hub do Cesul Lab como nova sede. “Acreditamos que esse exemplo pode ser reproduzido tranquilamente em outros polos econômicos do país. E o varejo farmacêutico pode agregar muito valor a esses projetos, em razão da sua capilaridade e presença em regiões que sequer dispõem de serviços médicos ou mesmo bancários”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/09/12/associativismo-cresce-como-opcao-para-independentes/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress