Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pedbot integra WhatsApp a sistemas de gestão de farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

SISTEMAS DE GESTÃO DE FARMÁCIAS

A integração com sistemas de gestão de farmácias é a mais nova funcionalidade da Pedbot. A startup de chat commerce é especializada no setor e integra o ecossistema da Funcional Health Tech.

A plataforma já foi totalmente integrada ao software da Trier e está rodando em fase de testes nas ferramentas gerenciadas pela Inovafarma e pela Alpha7. Além disso, vem desenvolvendo integração com plataformas como a Consys. Com essas soluções, o atendente da farmácia consegue autorizar a venda solicitada pelo WhatsApp e, sem sair do sistema, dar baixa no estoque do produto comercializado.

“O PDV ganha velocidade e eleva o nível de retenção dos clientes, diminuindo assim as desistências por demora, que são as mais comuns nos negócios fechados por aplicativos de mensagem”, afirma Rudy Tedeschi, CEO da startup.

Integração com sistemas de gestão de farmácias é trunfo da startup

A partir da integração com sistemas de gestão de farmácias, a Pedbot projeta reduzir o tempo médio de atendimento despendido nas consultas de consumidores pelo WhatsApp.

“Quando um paciente aciona a farmácia, principalmente de forma online, ele tem um problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível. Ele deseja esperar o mínimo necessário. Por outro lado, o lojista também não pode abrir mão de seu controle de estoque só para garantir mais celeridade à interação com o consumidor”, argumenta.

A implementação das novas funcionalidades também atende ao objetivo de ampliar o escopo de atuação. A startup efetivou mais de 20 milhões de atendimentos nos últimos anos em cerca de 2 mil estabelecimentos, vinculados a 80 redes de farmácias e quatro associações – Abrafad, Farmarcas, Febrafar e Fecofar.

“Estamos expandindo agora nossa atuação entre os grandes grupos, com a meta de crescer até ter uma grande representatividade na cobertura de PDVs”, complementa Tedeschi. Para isso, a Pedbot também está viabilizando um modelo de controle de vendas por Instagram, Facebook, e-mail e SMS.

A farmácia que se conecta ao sistema da Pedbot tem acesso a uma série de benefícios. Pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e o direcionamento ao profissional.

95% das companhias já usam o WhatsApp 

O WhatsApp como canal de vendas vem se consolidando no mercado corporativo. Segundo um estudo divulgado pela International Data Corporation (IDC) em outubro do ano passado, 95% das empresas priorizam o aplicativo para interação com consumidores e fornecedores.

Esse maior uso da plataforma tem um motivo – a preferência do cliente. Isso porque 88% dos consumidores enxergam o aplicativo como a ponte ideal para o contato com as corporações. Os pequenos negócios são os que mais fazem uso da ferramenta segundo os respondentes, que indicaram que 72% dos atendimentos acontecem na plataforma.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress