Agora é oficial. Depois de uma novela de quase um ano, a Hypera Pharma concluiu a compra do portfólio de OTC da Takeda. A transação girou em torno de US$ 825 milhões e é a maior da história da indústria farmacêutica no país, o que coloca a companhia brasileira na liderança do segmento de Consumer Health, com market share de 20%.
Com a operação, a Hypera Pharma incorpora ao seu portfólio marcas como Eparema, Nebacetin e Neosaldina. A farmacêutica passa a deter duas das três maiores linhas de medicamentos OTC – Neosaldina e a família formada por Buscopan, Buscofem e Buscoduo. Esta última foi adquirida da Boehringer Ingelheim em setembro do ano passado por US$ 800 milhões. De acordo com a IQVIA, a demanda sell-out da companhia está estimada em R$ 5,8 bilhões.
“O negócio está diretamente alinhado à estratégia de fortalecer nossa presença em todos os segmentos relevantes do canal farma”, comenta o CEO Breno Oliveira. Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) da Takeda permitem que a farmacêutica brasileira estreie na categoria de diabetes, com a marca patenteada Nesina, e ganhe representatividade em áreas como cardiologia, endocrinologia e gastroenterologia.
Longas negociações
O primeiro anúncio da aquisição ocorreu em março de 2020, após uma intensa disputa envolvendo concorrentes como a EMS. A compra englobava todos os MIPs da Takeda na América Latina. No entanto, a Hypera Pharma já previa a intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelo fato de contar com a Doralgina no portfólio.
A partir de então, a companhia teve de se movimentar para atender às exigências do órgão antitruste. Se desfez das marcas da farmacêutica japonesa fora do Brasil e as negociou com a Eurofarma. Também comunicou a venda da Xantinon para a União Química.
A categoria de OTC da Takeda registrou, em 2019, receita líquida de R$ 900 milhões, sendo que o Brasil responde por 83% desse total.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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