IA no varejo: Amazon usa tecnologia para ofertas personalizadas
por César Ferro em
A IA no varejo pode ter vários empregos, inclusive melhorar os resultados das companhias. Na Amazon, por exemplo, a tecnologia será usada para otimizar os produtos ofertados aos clientes. As informações são do E-Commerce Brasil.
A gigante varejista reuniu soluções avançadas para criar algoritmos que irão analisar todo o histórico de compras do consumidor, cruzar tamanhos e preferências para fornecer os produtos mais indicados para cada perfil.
O algoritmo em questão é capaz, inclusive, de entender mudanças de medidas e realinhar as indicações para a nova realidade do cliente. Tudo isso para evitar uma das maiores dores do e-commerce: as devoluções.
Pensando apenas nos Estados Unidos, 4,3 trilhões de toneladas foram geradas apenas com a devolução de produtos que acabaram em aterros sanitários.
Falando somente da Amazon, a estimativa é que o impacto financeiro das devoluções gire em torno da casa do trilhão.
A inteligência artificial também já tem sido usada pelo varejo farmacêutico para gerir a coleta de resíduos. A solução é parte de um programa de aproximação da RaiaDrogasil com startups, visando o cumprimento de metas de ESG.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
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