Universidades brasileiras se destacam com IA para teste de medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

IA para teste de medicamentos
Foto: Freepik

Um estudo capitaneado pela Universidade de Alfenas (Unifal-MG) está desenvolvendo uma nova IA para teste de medicamentos. A tecnologia, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e cientistas internacionais, é capaz de prever a ação de fármacos no organismo de pacientes com alguma patologia. As informações são do portal NuOn Health.

O sistema utiliza técnicas de machine learning para analisar e registrar as interações de diferentes medicamentos com proteínas específicas de cada doença. O pesquisador da Unifal, Walter de Azevedo Jr., é o responsável por coordenar os testes realizados em conjunto com instituições de pesquisa de outros seis países. O projeto também conta com apoio financeiro de agências americanas, russas, argentinas e brasileiras, além do Ministério da Educação (MEC).

“O principal benefício é a capacidade de integrar uma ferramenta moderna e atual no processo de busca de novos fármacos. Isso permite que grupos de pesquisa interdisciplinares a usem com esse propósito”, destaca o acadêmico.

Azevedo Jr ainda aponta a possibilidade de evitar testes em humanos como uma das principais vantagens dessa inteligência artificial. “Qualquer pesquisador da área de IA ou de descoberta de medicamentos está habilitado a usar o programa, desde que tenha proficiência em inglês. Acabamos de assinar um contrato com a editora Springer Nature para o lançamento de um livro-texto em inglês, no ano de 2025, focado na explicação da nossa ferramenta”, anuncia o pesquisador.

IA para teste de medicamentos é mais uma inovação brasileira

A publicação desse estudo é mais uma demonstração da força das universidades brasileiras nesse ramo de pesquisa. No final de agosto o Panorama Farmacêutico noticiou outro projeto lançado por faculdade brasileiras. Na oportunidade a UFMG havia anunciado sua nova inteligência artificial para prescrição de medicamentos.

Notícias Relacionadas