A indústria sul-coreana Phycoil Biotechnology International assinou um memorando de entendimento para a instalação de uma planta da empresa na cidade de Ivaiporã (PR). O acordo foi firmado durante a missão oficial do Governo do Paraná à Ásia.
A previsão de investimento é de US$ 60 milhões – cerca de R$ 315 milhões –, com geração de 200 empregos diretos e indiretos, segundo a prefeitura do município, que já vinha em negociação com a companhia desde o ano passado.
Indústria detém tecnologia que extrai ômega 3 de algas marinhas
A Phycoil Biotech detém a patente de uma tecnologia que extrai ômega 3 de algas marinhas. O extrato é usado na produção de cosméticos, na indústria farmacêutica e, principalmente, na suplementação animal.
O memorando foi assinado em Seul pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, na visita da comitiva paranaense à Born 2 Global, hub de inovação do Ministério de Tecnologia e Inovação da Coreia do Sul. “Esse produto coreano é de alta tecnologia. Estamos confiantes de que eles virão para o Paraná pela importância que o ômega 3 tem para a saúde, do coração em especial”, afirma Gil.
A partir do Memorando de Entendimento assinado em Seul, a Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo do Estado vinculada à Seic e que organizou a missão à Ásia, vai elaborar um plano de implantação da fábrica da Phycoil em Ivaiporã. O planejamento será realizado junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
“Além desse investimento de grande porte, negociamos também a transferência de tecnologia para gerar empregos de qualidade no Paraná”, apontou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. “A presença do governador na missão mostrou a seriedade do Estado para atrair investimentos tanto do Japão, quando da Coreia do Sul”.