Uma nova parceria promete aumentar as vendas em redes de pequeno e médio porte com inteligência artificial nas farmácias. A tecnologia de recomendação de compras da Big Data foi integrada à plataforma de negócios PharmaLink, do InterPlayers, municiando as equipes comerciais com indicadores e dados personalizados de acordo com o perfil de cada varejista.
A união de forças partiu de diversos pedidos da indústria em replicar o bem-sucedido modelo de negócios da ferramenta One-Click Order, que a Big Data mantém em parceria com o Grupo SantaCruz desde 2021.
“Muitas empresas nos relatavam que as farmácias que aderiam às sugestões de compras oferecidas pelo sistema no pedido eletrônico da distribuidora apresentavam aumentos superiores a 40% nas vendas. E elas ansiavam por uma solução que pudesse ser aplicada no atendimento presencial da força de vendas”, explica Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.
“Se ela está levando resultados tão expressivos para o varejo farmacêutico independente, por que não adotar a mesma estratégia para pequenas e médias redes que apresentam um tíquete médio ainda maior?”, acrescenta.
“Estamos há mais de 20 anos trabalhando com as principais indústrias do Brasil e do mundo, conectando em nosso ecossistema todos os players do segmento farmacêutico. E sabemos que, invariavelmente, os negócios estão caminhando na direção dos dados, analytics e predições do comportamento do mercado”, afirma Carlos Dutra, CEO do grupo InterPlayers.
“A PharmaLink tem um volume bruto de mercadorias (GMV) na casa dos R$ 18 bilhões ao ano e o desafio de todos os representantes da cadeia farmacêutica é apresentar inovações que tragam algum valor agregado para o negócio”, acrescenta.
Como funciona esse modelo de inteligência artificial nas farmácias?
A inteligência artificial nas farmácias ativa um sistema de recomendação de compras para o representante da indústria, concebido especificamente para a farmácia visitada. A ferramenta indica quais produtos a loja deveria comprar, a quantidade necessária de cada item e o percentual de desconto que deve ser oferecido.
O grande diferencial da ferramenta é que ela não dispara a mesma promoção para um número enorme de farmácias. Com base no cruzamento de mais de 17 mil variáveis – que incluem desde fluxo de trânsito, clima, renda média, educação, mercado imobiliário –, a inteligência artificial consegue reunir PDVs que apresentam as mesmas caraterísticas, a fim de identificar os produtos que apresentam a melhor performance de vendas e, a partir daí, fazer recomendações individualizadas de compra para cada farmácia.
“Criamos uma recomendação assertiva dos produtos que têm alto giro e, inclusive, sugerindo itens novos que a farmácia ainda não comercializava, mas que o algoritmo aponta ser rentável para a rede”, ressalta Ioschpe.
“A personalização baseada em estratégias de IA torna o processo de compras da farmácia mais eficiente, evitando a ocorrência de rupturas ou o encalhe do produto na prateleira, sobrando capital de giro para investir em um sortimento mais adequado àquele perfil de loja”, completa.
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Política de trade inteligente
Além disso, a plataforma contribui para aumentar o faturamento da indústria por meio da entrega do sortimento e desconto ideais para cada farmácia, tornando a verba de trade mais assertiva. “Desenvolvemos uma gamificação na qual cada SKU recomendado vale uma quantidade de pontos. Cada vez que sobe a pontuação, mais desconto a farmácia recebe”, explica.
A parceria entre a Big Data e a InterPlayers foi apresentada no dia 25 de abril, em um jantar na A Figueira Rubayat, que reuniu executivos de 12 indústrias. São elas a Adium, Bayer, Biolab, Colgate-Palmolive, Grupo NC, GSK, Hypera Pharma, Kenvue, L’Oréal, Libbs, P&G Health e Sanofi.
“Neste primeiro momento, o objetivo é ter cinco empresas operando a ferramenta na PharmaLink, em caráter de teste. No segundo semestre projetamos atingir um número de 20 indústrias”, finaliza Ioschpe.
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