O maior canal de informação do setor

Injeção anticoncepcional: tire suas dúvidas

452

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo de apresentação injetável. O combinado são hormônios que são inseridos em

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo de apresentação injetável. O combinado são hormônios que são inseridos em aplicação muscular, com duração de um a três meses.

Veja também: Injeção anticoncepcional: método que evita gestação por até 3 …

Com eficácia de 94%, a injeção anticoncepcional é um bom contraceptivo e de fácil acesso. Para você conhecer mais sobre essa opção, vamos esclarecer suas dúvidas.

Siga nosso Instagram

Como funciona?

A injeção anticoncepcional conta com hormônios que impedem a liberação dos óvulos, além de tornarem o muco do colo do útero mais espesso. Esses hormônios podem ser a progesterona misturada ao estrogênio, ou apenas a progesterona.

Apesar de ser preferível a pílula por não ter que se lembrar diariamente de consumi-la, em casos de efeitos colaterais, o tratamento é irreversível.

Prós e contras

A injeção anticoncepcional tem a vantagem de sua duração prolongada e não requer um controle diário. Algumas das opções desse contraceptivo podem ser utilizadas por mães lactantes e, em alguns casos, reduzem os incômodos da menstruação.

Já pelo lado negativo, você precisa manter um controle de longo prazo sobre as datas da injeção. Os hormônios podem causar mudanças de humor, dores de cabeça, ganho de peso, incômodo abdominal e pode ocorrer dor ou irritação no local.

Em casos raros, podem ser notados trombose, infarto ou AVC (acidente vascular cerebral) na dose mensal.

Após a paralisação do uso do medicamento, a menstruação e a fertilidade podem levar de três meses a um ano para voltar ao normal. E como qualquer outro método contraceptivo fora a camisinha, o medicamento não protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação