IQVIA alerta varejo farmacêutico sobre personalização do mix


“Quanto mais SKUs uma empresa do varejo farmacêutico tiver, maior será o seu desafio para manter um mix ideal e um sortimento correto. A afirmação de Fabio Alguim, diretor de relacionamento da IQVIA (foto), deu o tom aos debates do último dia do Abradilan Conexão Farma.
E para o consultor, a personalização do mix de produtos no autosserviço é um dos caminhos necessários para o setor. Até mesmo o perfil da região onde está situado o PDV deve ser analisado.
“Todas as lojas têm seus produtos mais vendidos e, para se diferenciar, é preciso ter os itens certos na quantidade certa. O que faz o cliente sair da farmácia de mãos vazias é não ter o produto correto na gôndola”, ressalta Alguim.
Cauda longa e o mix ideal no varejo farmacêutico
Dentro do conceito da cauda longa – estratégia de se vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades – o varejo farmacêutico precisa entender quais são os itens adequados para determinada loja e as marcas que mais performam.
“Trata-se de uma oportunidade de ajustar o portfólio, concentrando-se em itens com mais saída em cada região”, acrescenta. Mas como fazer essa avaliação. Alguim propõe três segmentações para o portfólio.
Altamente popular – produtos massivos que a farmácia não pode deixar de ter. Estima-se que 20% dos itens representem 80% do negócio.
Média popularidade – produtos de venda média, normalmente adicionados à cesta de compras prioritária do consumidor
Variedade – produtos de nicho, baixo giro, mas que deixam a loja com mais variedade
O portfólio ideal deve cobrir
- Medicamengtos básicos
- Itens de higiene e correlatos
- Acordo comerciais
- Preço médio do item
- Item adequado ao perfl de loja
- Lançamentos
- Marcas
- Disponibilidade de estoque
- Quantidade de SKUs
Mesmo com a experiência, dados e critérios, Alguim pondera que a escolha do portfólio ideal é complexa. Os desafios incluem:
- Muitos SKUs da mesma molécula
- Perda de oportunidades em categorias não trabalhadas
- Saber se o consumidor busca lançamentos
- Entender se as marcas m ais procuradas na região estão na loja
- Qual o tamanho da oportunidade
- Quais produtos a farmácia não precisa ter
- Nos produtos que a farmácia trabalha, a concorrência tem uma performance melhor?
O que levar em consideração para ter o portfólio ideal?
O consultor elencou cinco fatores que devem ser mais considerados para o varejo farmacêutico chegar ao mix ideal:
- Seleção do provedor e áreas de trabalho
- Seleção das lojas equiparáveis
- Definição dos fabricantes preferenciais
- Categorização de produtos
- Aplicação do modelo de portfólio ideal
“O portfólio ideal é identificado com a escolha do local, promovendo a visão de oportunidades específicas para o mercado selecionado”, finaliza o executivo.
-
Bruno Moraes e Marina Caldeira, da A2F Terceirização Farma, apresentam os lançamentos de marca própria para farmácias - Bruno Moraes e Marina Caldeira, da A2F Terceirização Farma, apresentam os lançamentos de marca própria para farmácias
-
Corredores movimentados na área de exposições, com presença de 170 indústrias e fornecedores - Corredores movimentados na área de exposições, com presença de 170 indústrias e fornecedores
-
Edison Tamascia (Febrafar) e Nilson Ribeiro (Abrafad) ilustram a união do associativismo em prol da evolução do setor - Edison Tamascia (Febrafar) e Nilson Ribeiro (Abrafad) ilustram a união do associativismo em prol da evolução do setor
-
Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões - empreendedorismo social em destaque no primeiro dia de palestras - Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões – empreendedorismo social em destaque no primeiro dia de palestras
-
Feira também reuniu entrevistas com líderes de opinião do setor. A apresentadora Viviane Massi e o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto - Feira também reuniu entrevistas com líderes de opinião do setor. A apresentadora Viviane Massi e o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto
-
Jaqueline Lourenço, diretora de marketing da Publifarma, fala sobre a experiência de compras na farmácia e os segredos para se destacar na concorrência - Jaqueline Lourenço, diretora de marketing da Publifarma, fala sobre a experiência de compras na farmácia e os segredos para se destacar na concorrência
-
Juliano Vinhal, presidente da Abradilan, exaltou a capilaridade nacional das distribuidoras regionais - Juliano Vinhal, presidente da Abradilan, exaltou a capilaridade nacional das distribuidoras regionais
-
Kefren Capuano, do Grupo DPSP; com o time da Eco Diagnóstica Fernando Genelhu, Vinícius Pereira e José Artur Chaves - Kefren Capuano, do Grupo DPSP; com o time da Eco Diagnóstica Fernando Genelhu, Vinícius Pereira e José Artur Chaves
-
Livia Ferreira, Gustavo Russi, Franciane Ingride e Leonardo Lopes, da Zolve, apresentam seu portfólio de suplementos para o canal farma - Livia Ferreira, Gustavo Russi, Franciane Ingride e Leonardo Lopes, da Zolve, apresentam seu portfólio de suplementos para o canal farma
-
Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, fala sobre os serviços farmacêuticos e as oportunidades que surgem com a atualização das resoluções da Anvisa - Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, fala sobre os serviços farmacêuticos e as oportunidades que surgem com a atualização das resoluções da Anvisa
-
Marcos Vinícius Consoli (Gemada), Thaiane Abreu e Marcelo Guidugli,daProcfit, apresentam as soluções de IA generativa para o varejo farmacêutico - Marcos Vinícius Consoli (Gemada), Thaiane Abreu e Marcelo Guidugli,daProcfit, apresentam as soluções de IA generativa para o varejo farmacêutico
-
O CEO da Medlevensohn, José Marcos Szuster (à direita) e o diretor comercial Fernando Marinheiro (à esquerda) visitam o posto de testagem do Medmóvel - O CEO da Medlevensohn, José Marcos Szuster (à direita) e o diretor comercial Fernando Marinheiro (à esquerda) visitam o posto de testagem do Medmóvel
-
O convidado especial Edu Lyra (segundo da esq. para a dir.) ao lado de Vinicius Dallovo, Jony Sousa e Juliano Vinhal, da Abradilan - O convidado especial Edu Lyra (segundo da esq. para a dir.) ao lado de Vinicius Dallovo, Jony Sousa e Juliano Vinhal, da Abradilan
-
Redes de farmácias prospectam novos negócios na feira, com Paulo Henrique Ribeiro (Soma Drogarias) e Gilvânio Rodrigues (Universal Farma) - Redes de farmácias prospectam novos negócios na feira, com Paulo Henrique Ribeiro (Soma Drogarias) e Gilvânio Rodrigues (Universal Farma)
-
Rodrigo César (Farmadelivery), Paulo Henrique Ribeiro (Grupo Soma) e Tatiana Ribeiro (Abrafad) networking intenso entre participantes - Rodrigo César (Farmadelivery), Paulo Henrique Ribeiro (Grupo Soma) e Tatiana Ribeiro (Abrafad) networking intenso entre participantes
-
Rogério Mercês, Arthur Hertz e Karla Vilar, da Hertz, apresentam as novidades na linha de Resfenol - Rogério Mercês, Arthur Hertz e Karla Vilar, da Hertz, apresentam as novidades na linha de Resfenol
-
Sidnei Mendonça e Marcelo Borgonovi, da Maxifarma - distribuidora do interior de SP atenta às tendências da feira - Sidnei Mendonça e Marcelo Borgonovi, da Maxifarma – distribuidora do interior de SP atenta às tendências da feira
-
Sydney Clark, da IQVIA, expõe números que apontam caminhos oara o setor - Sydney Clark, da IQVIA, expõe números que apontam caminhos oara o setor
-
Bibiana Dalla Nora, José Alves Filho e Gustavo Alves Esteves divulgaram o novo portfólio de lançamentos para 2024 - Bibiana Dalla Nora, José Alves Filho e Gustavo Alves Esteves divulgaram o novo portfólio de lançamentos para 2024
-
Vinicius Dall´Ovo, da Abradilan, representou a Geolab na premiação de melhor fornecedor de genéricos - Vinicius Dall´Ovo, da Abradilan, representou a Geolab na premiação de melhor fornecedor de genéricos
-
Thamye Sacco, VP da Andorinha, entregou o prêmio de melhor fornecedor do ano para Jeandré Cohen, head da BU Neo Química - Thamye Sacco, VP da Andorinha, entregou o prêmio de melhor fornecedor do ano para Jeandré Cohen, head da BU Neo Química
-
Rodolfo Alegri, da Farmax, recebeu o prêmio de melhor fornecedor de produtos de consumo das mãos de Gilmara Vicentini, da VLMed - Rodolfo Alegri, da Farmax, recebeu o prêmio de melhor fornecedor de produtos de consumo das mãos de Gilmara Vicentini, da VLMed
-
Márcio José, diretor comercial da Neo Química, melhor fornecedora de medicamentos similares - Márcio José, diretor comercial da Neo Química, melhor fornecedora de medicamentos similares
-
Izael Godoi Junior, da Sanofi. Melhor fornecedora de medicamentos de marca recebeu reconhecimento de Barbara Oliveira, da Distrimed - Izael Godoi Junior, da Sanofi. Melhor fornecedora de medicamentos de marca recebeu reconhecimento de Barbara Oliveira, da Distrimed
-
Wilmar Oliveira, diretor superintendente da Vitamedic, abre Encontro de Líderes no dia 2 do Conexão Farma - Wilmar Oliveira, diretor superintendente da Vitamedic, abre Encontro de Líderes no dia 2 do Conexão Farma
-
Time da Maxinutri (de verde, Otávio Almeida, Maurício Castelan, Fernando Ferdinandi e Lucas Franco) premia a Gauchafarma (Márcio Cervo e Wilson Almeida) - Time da Maxinutri (de verde, Otávio Almeida, Maurício Castelan, Fernando Ferdinandi e Lucas Franco) premia a Gauchafarma (Márcio Cervo e Wilson Almeida)
-
O economista Guilherme Mercês analisa impactos da reforma tributária para o setor - O economista Guilherme Mercês analisa impactos da reforma tributária para o setor
-
Mascote da Australian Gold, do Grupo Boticário - divertida interação com o público - Mascote da Australian Gold, do Grupo Boticário – divertida interação com o público
-
Larissa Galvão (trade marketing), Melissa Carvalho (eventos), Michele Rocha (executiva de vendas) e Bruna Luca (gerente de trade marketing), da Farmax - Larissa Galvão (trade marketing), Melissa Carvalho (eventos), Michele Rocha (executiva de vendas) e Bruna Luca (gerente de trade marketing), da Farmax
-
Kal Rodrigues (diretor comercial), Georges Hajjar Jr (CEO) e Odair Gomes (representante ES) da Geolab mais um ano prestigiando o evento - Kal Rodrigues (diretor comercial), Georges Hajjar Jr (CEO) e Odair Gomes (representante ES) da Geolab mais um ano prestigiando o evento
-
Farmacon ressaltou a importância da inteligência tributária, com os sócios Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna - Farmacon ressaltou a importância da inteligência tributária, com os sócios Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna
-
Ézio Junior, diretor da GAM, e Arnaldo Sá, CEO da Interplayers amigos de décadas - Ézio Junior, diretor da GAM, e Arnaldo Sá, CEO da Interplayers amigos de décadas
-
Evento representou um misto de networking com reuniões focadas em fechamento de novos contratos - Evento representou um misto de networking com reuniões focadas em fechamento de novos contratos
-
Espaço exclusivo na feira serviu de palco para difundir os benefícios do associativismo - Espaço exclusivo na feira serviu de palco para difundir os benefícios do associativismo
-
Eduardo Martins, CEO da Pharlab, e o consultor Edu Rocha parceiros de negócios - Eduardo Martins, CEO da Pharlab, e o consultor Edu Rocha parceiros de negócios
-
Edimilson Souza, da MontaFarma, apresenta soluções de mobiliário ideais para o PDV do futuro - Edimilson Souza, da MontaFarma, apresenta soluções de mobiliário ideais para o PDV do futuro
-
Corredores estavam disputados na área que reuniu 170 expositores - Corredores estavam disputados na área que reuniu 170 expositores
-
Consultor da Febrafar, Valdomiro Rodrigues apresentou dados de pesquisa sobre comportamento do consumidor na farmácia - Consultor da Febrafar, Valdomiro Rodrigues apresentou dados de pesquisa sobre comportamento do consumidor na farmácia
-
Carolina Nocelli (comercial) e Simeia Mendonça (engajamento consumidor) da Medley promovendo o portfólio de genéricos - Carolina Nocelli (comercial) e Simeia Mendonça (engajamento consumidor) da Medley promovendo o portfólio de genéricos
-
Carlos Tomaiolo, CMO da Atlhetica Nutrion, reforçou a importância do mercado farma para o canal de suplementos alimentares - Carlos Tomaiolo, CMO da Atlhetica Nutrion, reforçou a importância do mercado farma para o canal de suplementos alimentares
-
Carlos Ormeno (gerente de especialidades), Érica Galloro (diretora comercial) e Romie Toscano (gerente divisional), da Sandoz - novidades ao mercado - Carlos Ormeno (gerente de especialidades), Érica Galloro (diretora comercial) e Romie Toscano (gerente divisional), da Sandoz – novidades ao mercado
-
Arthur Herrz (CEO) e Roberta Diehl (marketing) da Hertz - mais lancamentos em 2024 - Arthur Herrz (CEO) e Roberta Diehl (marketing) da Hertz – mais lancamentos em 2024
-
Arena de palestras simultâneas proporcionou intensa troca de insights e dicas para gestão do negócio - Arena de palestras simultâneas proporcionou intensa troca de insights e dicas para gestão do negócio
-
Áreas de convivência abriram espaço para o relax, mas também para reuniões de negócios - Áreas de convivência abriram espaço para o relax, mas também para reuniões de negócios
-
Alfredo Fittipaldi, Paulo Sampaio e Leonardo Velloso, da Cepalab - soluções para gestão de serviços clínicos nas farmácias - Alfredo Fittipaldi, Paulo Sampaio e Leonardo Velloso, da Cepalab – soluções para gestão de serviços clínicos nas farmácias
-
Alexandre Bornsdrein Silva (CEO da Catarinense), Juliano Vinhal (Abradilan), Karen Filter (gerente de marketing) e Eduardo Oliveira (gerente de produto) - Alexandre Bornsdrein Silva (CEO da Catarinense), Juliano Vinhal (Abradilan), Karen Filter (gerente de marketing) e Eduardo Oliveira (gerente de produto)
-
A feira contou com o Wellness Hub, categoria que vem ganhando cada vez mais evidência nos PDVs - A feira contou com o Wellness Hub, categoria que vem ganhando cada vez mais evidência nos PDVs
-
Anderson Caputo, Paula Gewehr, Charles Costa e André Melo - Thérapi em ação junto aos distribuidores - Anderson Caputo, Paula Gewehr, Charles Costa e André Melo – Thérapi em ação junto aos distribuidores
-
Audiência maciça foi a marca das plenárias do Conexão Farma em 2024 - Audiência maciça foi a marca das plenárias do Conexão Farma em 2024
-
Corredores lotados marcaram o último dia do Conexão Farma - Corredores lotados marcaram o último dia do Conexão Farma
-
Débora Zogbi, Gabriela Valentim e Marcos Toshio garantiram bons negócios para o Aché - Débora Zogbi, Gabriela Valentim e Marcos Toshio garantiram bons negócios para o Aché
-
Edison Tamascia, presidente da Febrafar, conduziu a última plenária da agenda com lições preciosas sobre o poder do associativismo - Edison Tamascia, presidente da Febrafar, conduziu a última plenária da agenda com lições preciosas sobre o poder do associativismo
-
Equipe da Drogaria Total entre amigos - Reinaldo Ambrosano, Paulo Avila Jr. (Rocket Group), Ricardo Mendes (Sunflower) e Samuel Pires - Equipe da Drogaria Total entre amigos – Reinaldo Ambrosano, Paulo Avila Jr. (Rocket Group), Ricardo Mendes (Sunflower) e Samuel Pires
-
Equipe de consultores comerciais da MedQuímica marcou presença para divulgar onda de lançamentos. Na foto, Sivaldo Suzart e Reinaldo Padilha - Equipe de consultores comerciais da MedQuímica marcou presença para divulgar onda de lançamentos. Na foto, Sivaldo Suzart e Reinaldo Padilha
-
Evento também é sinômimo de reencontro entre amigos. Ivan Coimbra (Abradilan) e Wilmar Oliveira (Vitamedic) em café da manhã que antecedeu o último dia - Evento também é sinômimo de reencontro entre amigos. Ivan Coimbra (Abradilan) e Wilmar Oliveira (Vitamedic) em café da manhã que antecedeu o último dia
-
Fabio Alguim, da IQVIA, ressalta a importância de identificar o mix ideal por loja - Fabio Alguim, da IQVIA, ressalta a importância de identificar o mix ideal por loja
-
Farmácia doFuturo mostrou as tecnologias e soluções que propõem um novo modelo para o PDV - Farmácia doFuturo mostrou as tecnologias e soluções que propõem um novo modelo para o PDV
-
Ivan Engel, da Close-Up International, apresenta a relação entre sortimento amplo e estoque reduzido para evitar perdas no estoque - Ivan Engel, da Close-Up International, apresenta a relação entre sortimento amplo e estoque reduzido para evitar perdas no estoque
-
Mascote da Australian Gold rodeado por Flavia Caldeira, Andrea Viana, Rafael Cunha, Marcelo Sousa e José Manta - Mascote da Australian Gold rodeado por Flavia Caldeira, Andrea Viana, Rafael Cunha, Marcelo Sousa e José Manta
-
Paulo Paiva, da Close-Up, apresenta as perspectivas e tendências para o setor farmacêutico para 2024 - Paulo Paiva, da Close-Up, apresenta as perspectivas e tendências para o setor farmacêutico para 2024
-
Sergio Terini, Tamiris Sartor, Fabio Costa, Lucas Evangelista e Sullivan Junior equipe da IPDV fechando bons negócios na feira - Sergio Terini, Tamiris Sartor, Fabio Costa, Lucas Evangelista e Sullivan Junior equipe da IPDV fechando bons negócios na feira
-
Trio de sócios da Farmacon celebra novas parcerias e ricas conexões com o setor - Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna - Trio de sócios da Farmacon celebra novas parcerias e ricas conexões com o setor – Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna