Mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda de 2022 foram retidas na malha fina, de acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal.
Entre março e setembro, a Receita recebeu 38.188.642 declarações do IRPF 2022, com ano-base de 2021. Dessas, 1.032.279 declarações caíram na malha – o número representa 2,7% do total de documentos entregues.
Ao todo, são 811.782 declarações com imposto a restituir, representando 78,6% do total em malha; 198.541 declarações (19,2%) com imposto a pagar; e 21.956, com saldo zero, representando 2,1% do total em malha.
Restituição IR: Receita libera consulta ao último lote; veja se você vai receber
Principais motivos
Entre as declarações que caíram na malha, 41,9% foram por omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.
Já 28,6% envolvem deduções da base de cálculo, sendo as despesas médicas, o principal motivo; enquanto 21,9% são de divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física – entre outros casos, foi constatado a falta de informação do beneficiário em Dirf e a divergência entre o valor informado na DIRPF e na Dirf.
Por fim, os outros 7,6% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e imposto complementar.
Como saber se caí na malha fina?
Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte precisa consultar o status da declaração e descobrir se há pendências. Veja como fazer isso:
- Acesse o e-CAC, o site de atendimento virtual da Receita Federal;
- Faça o login e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Vá na aba “Processamento” e escolha a opção “Pendências de Malha”.
Pronto. Aqui é possível verificar se a sua declaração caiu na malha e qual o motivo da retenção.
Fonte: Money Times