A Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) recomendou nesta terça-feira (16) que a vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca seja aplicada em cidadãos com até 65 anos de idade.
Veja também: Número de contágios por covid cai 39% nos EUA, mas faltam vacinas
A sugestão foi dada pelos especialistas durante reunião com representantes do Ministério da Saúde da Itália, da Aifa e das regiões do país. No entanto, a decisão final será tomada somente depois de uma nova cúpula com a comissão Técnica-Científica da agência de remédios.
Siga nosso Instagram
Segundo apuração da ANSA, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, pediu à Aifa que “faça todas as verificações em nível científico e com base em evidências para entender se há a possibilidade de extensão do limite de idade”.
A decisão ajudaria a acelerar a campanha de vacinação em todo o território italiano.
Sobre a possibilidade de administrar a vacina AstraZeneca também em maiores de 55 anos, o presidente da Agência Italiana de Medicamentos, Giorgio Palù, explicou que a ideia provavelmente será reavaliada com base em estudos de validação clínica.
Enquanto isso, a Comissão Europeia apresentará nesta quarta-feira (17) um procedimento acelerado para a aprovação de vacinas adaptadas às novas variantes da Covid e um impulso para a colaboração entre os fabricantes para aumentar o fornecimento, tanto das vacinas já autorizadas como aquelas para possíveis novas cepas virais. (ANSA)
Fonte: Press From