Profissionais que sugeriam ivermectina contra Covid são cassados
por Gabriel Noronha em
e atualizado em
O American Board of Internal Medicine (ABIM), órgão equivalente ao Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil, revogou a licença de médicos que recomendaram o uso de ivermectina contra Covid.
Os alvos da cassação, Pierre Kory e Paul Ellis Marik, tiveram suas certificações em cuidados intensivos e medicina interna revogadas, Kory também viu ser revogada a licença para tratamento de doenças pulmonares. Ambos eram líderes da Front Line Covid-19 Critical Care Alliance, organização fundada em março de 2020 e que ganhou destaque durante a pandemia, principalmente pela polêmica ao redor da prescrição da ivermectina.
Atualmente, o grupo incentiva o uso de suplementos específicos para o tratamento dos “problemas causados pela vacina”. Em nota enviada ao Medscape Medical News, os dois médicos opuseram-se à decisão, definindo-a como um ataque à “liberdade de expressão” e “uma mudança perigosa nos princípios fundamentais do discurso médico e do discurso científico”.
No Brasil, apesar dos diversos estudos que demonstravam sua ineficácia no tratamento da doença, o medicamento foi incluído no polêmico “kit Covid’ com apoio do CFM, ao lado de outros medicamentos em situação semelhante. Meses depois, em julho de 2020, a Anvisa vetou o uso do fármaco no tratamento da Covid.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 1058 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.