Lavar as mãos – Uma atitude que ganhou grande destaque nos dois últimos anos por conta da Covid-19 – a higienização das mãos – é uma ação simples e básica que deveria estar presente ao longo do seu dia a dia. Grande parte das doenças é transmitida pelo contato de nossas mãos com bactérias, fungos e vírus. A prática desse simples hábito pode salvar vidas tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade.
Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, quanto a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microorganismos causadores de doenças.
“Ao utilizar esses locais ou objetos é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, e resultando na contaminação do organismo”, comenta a enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim, Edilaine Fialek.
A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete ou com solução alcoólica a 70%. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses, e principalmente da Covid-19.
Quais os passos para lavar as mãos corretamente?
Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Para você higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os passos abaixo:
1. Passe sabonete e água limpa nas mãos;
2. Esfregue a palma de cada mão;
3. Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão;
4. Esfregue entre os dedos de cada mão;
5. Esfregue o polegar de cada mão;
6. Lave o dorso de cada mão;
7. Lave os punhos de ambas as mãos;
8. Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.
Você pode utilizar um sabonete comum para lavar suas mãos. Caso você esteja em um local sem acesso a água, faça o uso de álcool em gel ou gel antisséptico.
Lembre-se de retirar anéis e pulseiras durante a lavação, os microorganismos podem ficar presos nestes locais. “Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.
Fonte: Web Run
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/plano-gratuito-da-clinicarx-viabiliza-servicos-clinicos-em-pequenas-farmacias/