MasterFarma une-se ao Farmácias Digitais do GrupoSC

MASTERFARMA Farmácias Digitais, GrupoSC
Henio Grasso Jr., da MasterFarma: “programa contribui para a digitalização das lojas e para tarefas como gerenciamento por categorias” | Foto: Divulgação

Com mais de 1 mil pontos de venda e atuação em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, a MasterFarma é a primeira rede do setor a aderir ao Farmácias Digitais. Trata-se de um ecossistema desenvolvido pelo GrupoSC, que tem como objetivo fortalecer o varejo farmacêutico por meio da digitalização das lojas.

“Essa é uma transformação acelerada pela pandemia e que traduz um cenário no qual as vendas online, impulsionadas pelo e-commerce, marketplace e aplicativos, seguem em constante crescimento”, aponta Jorge Luis Antunes, gerente comercial de canais digitais do GrupoSC. “Paralelamente, a oferta de recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos consumidores no ambiente físico das farmácias tornou-se um diferencial competitivo essencial”, acrescenta.

Para Henio Grasso Jr., diretor de marketing da MasterFarma, o ecossistema de soluções vem ao encontro das necessidades da maioria das farmácias. O programa contribui para a digitalização das lojas e também para tarefas como o gerenciamento por categorias e a própria gestão do PDV. “A rede decidiu firmar essa parceria porque o GrupoSC preza pelo varejo como um todo e essa preocupação de manter a operação da farmácia saudável foi o que mais nos chamou atenção”, comenta.

Jorge Luis Antunes
Jorge Luis Antunes, do Grupo SC: “oferta de recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos consumidores tornou-se um diferencial competitivo essencial”

Vantagens da MasterFarma com o ecossistema Farmácias Digitais

A proposta do programa do qual a MasterFarma passou a fazer parte é ofertar um conjunto de ferramentas e funcionalidades desenvolvidas por startups para auxiliar as farmácias no processo de digitalização. Um exemplo é a inclusão no marketplace do Farmácias App e um site próprio pela plataforma Farmácias Ecommerce, que disponibiliza um canal de vendas adicional para unidades que ainda não tinham visibilidade digital.

Agrega também a expansão da gôndola física no mundo digital por meio do Docas Virtuais, que permite à farmácia utilizar os estoques das distribuidoras SantaCruz e Panpharma como extensão do seu mix. Além disso, ajuda na composição de um planograma digital, o que possibilita trabalhar o mix e a exposição adequada dos produtos na gôndola física.

Outra vantagem é que o ecossistema engloba recursos que monitoram as gôndolas por meio de uma câmera exclusiva. A ferramenta interpreta as fotos e utiliza inteligência artificial para orientar o time da farmácia, além de colaborar na reposição automática de produtos.

O ecossistema também integra um serviço de marketing digital, que faz uso de IA para personalizar os conteúdos e postagens nas redes sociais; e sites buscadores em nome da farmácia, operados por meio da parceria com a Meta e o Google. Também estão disponíveis os serviços do Banco SC, para os lojistas que precisam de um apoio financeiro para investimentos.

“Para a farmácia que adere ao conjunto completo de soluções e, portanto, digitaliza todos os seus canais de contato com o consumidor, o investimento é praticamente inexistente. Trata-se de uma pequena taxa sobre o sucesso das vendas”, explica Antunes.

Adesão

“A MasterFarma está fechando o contrato pela visão que temos da necessidade de rápida implementação dessas ferramentas. O próximo passo é elaborar um cronograma, por meio do qual cada loja passará a ter acesso a todas as soluções disponíveis”, detalha Grasso.

“De modo colaborativo, estamos realizando a implementação completa do projeto para as farmácias da rede, com um cronograma por regiões, o que nos proporciona mais segurança na hora de fazer os investimentos”, acrescenta Antunes.

Aumento nas vendas

Quando a farmácia faz a adesão a esse projeto, ela passa a contar com a estimativa de aumentar suas vendas em torno de 35% nas categorias trabalhadas. Outro benefício é que aumenta significativamente a presença  em todos os canais de vendas, melhorando a experiência do consumidor final, que começa a ter acesso a promoções e campanhas exclusivas da indústria.

“Isso permite que a farmácia tenha melhores condições e sortimento a oferecer para seus consumidores, em diversos canais, o que a deixa muito mais competitiva e melhora sua rentabilidade”, ressalta Antunes.

“A ideia é que as farmácias associadas à MasterFarma sejam competitivas a ponto de fazer frente a todos os players do mercado, fortalecendo tanto a operação digital quanto a física. E o ecossistema Farmácias Digitais engloba todos esses aspectos”, enaltece Grasso.

Expectativa

A expectativa do Farmácias Digitais é chegar a 11 mil drogarias participando do projeto até dezembro deste ano e atingir 20 mil em dezembro de 2026. “Iniciando com a MasterFarma, sabemos que boa parte dos nossos objetivos para este ano estão atingidos”, considera Antunes.

“Nossa expectativa é digitalizar as farmácias associadas cada vez mais, fazer com que todas sigam uma programação visual, tenham um sortimento, um mix e precificação adequados. E queremos fortalecer a atuação dos PDVs no mundo digital, com um e-commerce competitivo”, completa Grasso.

Como funciona o programa 

O Farmácias Digitais é um ecossistema que conecta farmácias e indústrias a consumidores em todo o Brasil, digitalizando o varejo farmacêutico com soluções de marketplace, site e-commerce, logística eficiente, estoque estendido, publicidade e inteligência de trade. Com mais de 4 mil farmácias parceiras, a plataforma oferece um modelo inovador para ampliar vendas e otimizar operações.

Entre suas principais soluções estão a TX4 Shelf Cam, que utiliza inteligência artificial para gestão de estoque, e um sistema de logística que garante entregas em média de 33 minutos. Além disso, conta com investimentos estratégicos em publicidade digital para aumentar a visibilidade das farmácias participantes.

Maior acionista do conselho da Hypera retoma cargo sob protesto

Conselho da Hypera
Pronunciamento contrário foi solitário – Foto: Divulgação

A última reunião do conselho da Hypera, realizada na última sexta-feira (25), marcou o retorno de João Alves de Queiroz Filho, ou Júnior, como é mais conhecido, à cúpula de administração da companhia. Dois conselheiros do grupo Votorantim também assumiram posições durante o encontro. As informações são do Pipeline.

A volta do executivo, afastado desde 2022, foi contestada por Renato Chaves, acionista minoritário e especialista em governança corporativa. O protesto foi lido durante o encontro e se baseia na suposta violação do artigo 147-§3º da Lei 6404/76, que exige reputação ilibada para candidatos ao cargo.

A irregularidade apontada pelo executivo é referente ao processo judicial e ao acordo administrativo na CVM sobre operações fraudulentas para viabilizar pagamentos de propina quando Júnior exercia o cargo de presidente do conselho de administração da Hypera. Essas operações teriam ocorrido entre os anos de 2010 e 2015.

Em 2022, ano de seu afastamento, Júnior firmou um acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União, onde se responsabilizou a pagar uma multa de R$ 1 bilhão.

Já nesse ano, recorreu ao STF para tentar reduzir o valor da pena, chegando a um compromisso com o CVM para o pagamento de R$ 12,5 milhões entre os executivos da Hypera, com o acionista majoritário sendo responsável por R$ 10 milhões.

“Tal acordo, ainda que possa ser visto como uma solução definitiva do caso na esfera administrativa, não eliminou enormes danos à imagem do conselheiro e principalmente da empresa”, avalia Chaves.

Conselho da Hypera vive momento de instabilidade

Essa é apenas uma das polêmicas vividas pelo conselho da Hypera e noticiadas pelo Panorama Farmacêutico nas últimas semanas. Carlos Sanchez, dono da EMS, tem tentado comprar a farmacêutica desde o ano passado, já tendo formalizado ofertas, comprado ações, iniciado um processo de aquisição hostil e até solicitado a ajuda de um amigo, que se indicou ao conselho, mas desistiu de sua candidatura recentemente.

Grupo Piracanjuba recruta gerente comercial

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Grupo Piracanjuba, Robson Xarelli
Foto: Divulgação

Com mais de 25 anos de experiência nos canais farma e alimentar, Robson Xarelli assume o posto de gerente comercial de negócios de nutrição e bem-estar no Grupo Piracanjuba. O executivo assume o cargo após deixar a WP Lab, onde atuava como gerente nacional de vendas.

Formado em publicidade e propaganda pela Unip, tem em seu currículo passagens por grandes empresas como Colgate, L’Oréal, Grupo Boticário, Reckitt, Duratex e Kenvue.

Contato: robson.xarelli@piracanjuba.com.br

 

Terceira visita técnica da Integração Farma chega em MG

Visita técnica da Integração Farma
Projeto permite que distribuidoras aprendem com erros e acertos de companhias parceiras – Foto: Divulgação

A mais recente visita técnica da Integração Farma levou seus associados às
sedes de três empresas em Divinópolis (MG), incluindo uma distribuidora e
duas fornecedoras. O programa, que está em sua terceira edição, tem como
principal objetivo a integração entre os associados e a troca de experiências,
para que cada participante possa visualizar as melhores práticas, avaliar e
aplicar, também, nas suas respectivas distribuidoras.

Os membros da entidade visitaram, entre os dias 24 e 25 de abril, as operações da distribuidora Divimed, da farmacêutica Farmax e da indústria de derivados de mel Napillus.

Visita técnica da Integração Farma
Associados na sede da Napillus – Foto: Divulgação

“Os participantes têm a oportunidade de trocar experiências, aprender com erros e acertos já praticados e isso contribui para um processo contínuo de aprimoramento de todos os participantes”, afirma Geraldo Monteiro, diretor executivo, ao explicar a importância do movimento.

Participantes avaliam visita técnica da Integração Farma

“Nossa visita foi uma experiência transformadora. Fomos recebidos com uma hospitalidade que ultrapassou expectativas. Nós imergimos nos bastidores da distribuição farmacêutica e aprendemos que é preciso agilidade, responsabilidade, controle de qualidade e de rastreabilidade. Também acompanhamos a logística, endereçamento de produtos e otimização de espaço e televendas. Foi enriquecedor”, comenta Vagner Brito, CEO da Distribuidora Asa Branca.

Visita técnica da Integração Farma

“A visita, sem dúvidas, ampliou nosso entendimento sobre o setor e nos inspirou a sempre buscar melhorias”, complementa. O executivo ainda garante que esses ensinamentos serão postos em prática em sua companhia.

De acordo com Patricia Austregesilo, presidente da Rede Integração Farma, a meta é fortalecer, cada vez mais, o distribuidor regional associado, para que ele possa agregar mais diferenciais competitivos ao seu negócio, levando tudo isso para o varejo.

TOTVS volta a negociar compra da Linx

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Compra da Linx
Acordo de exclusividade pode facilitar terceira tentativa de negócio – Foto: Canva

A TOTVS, companhia brasileira de desenvolvimento de softwares, está novamente avaliando a compra da Linx, especialista em tecnologia para o varejo. A negociação reacende um antigo interesse da TOTVS, que já tentou a aquisição em duas oportunidades. As informações são do Pipeline.

As primeiras conversas aconteceram ainda em 2020, quando a Stone, atual dona da Linx, venceu a disputa, concluindo a compra por R$ 6,7 bilhões. Quatro anos depois, no final do 2024, a companhia foi novamente disponibilizada para interessados.

A TOTVS se fez presente nas negociações até fevereiro, quando anunciou publicamente sua desistência para evitar um leilão com Nayax, Advent e Constellation, que também estavam interessadas.

Novos termos para compra da Linx atraíram a TOTVS

Agora, em uma terceira oportunidade, Stone e TOTVS anunciaram um período de exclusividade para a negociação da transação, afastando o temor que esfriou as negociações em fevereiro. Mesmo com a assinatura desse termo, ambas as empresas ainda podem desistir da aquisição.

Fontes do mercado avaliaram que um acordo pode ser fechado por aproximadamente R$ 3,35 bilhões, valor que representa metade da quantia paga pela Stone em 2020.

Empréstimos do BNDES a associadas do Grupo FarmaBrasil somam R$ 3,5 bilhões

Empréstimos do BNDES
Foto: Divulgação

Oito de 12 empresas farmacêuticas nacionais já acessaram cerca de R$ 3,5 bilhões em empréstimos do BNDES. Os recursos fazem parte de um plano de investimento que prevê a aplicação de R$ 20 bilhões até 2026 – sendo R$ 13 bilhões destinados à pesquisa e desenvolvimento, e R$ 7 bilhões à modernização da infraestrutura, como fábricas, equipamentos e centros de inovação.

“A agilidade e precisão com que o banco tem analisado as propostas das nossas associadas asseguram a previsibilidade necessária para que a indústria farmacêutica brasileira continue crescendo de forma sólida”, destaca Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, que representa as principais empresas do segmento.

“Isso é um claro reflexo de como o foco da indústria farmacêutica nacional em inovação está sendo seguido à risca, com laboratórios investindo entre 6% a 14% do faturamento líquido em P&D”, ressalta Arcuri.

Empréstimos do BNDES ressalta a importância estratégica da indústria nacional

Os investimentos na construção e expansão de fábricas que já haviam sido iniciados tiveram continuidade no ano passado. “Para 2025 nós, certamente, vamos ter um conjunto muito importante desses parques fabris iniciando suas operações”, afirma Arcuri.

Ele acrescenta que tem ficado cada vez mais evidente a importância estratégica da indústria brasileira para o país. Prova disso foram as visitas do presidente Lula nas inaugurações das plantas da Biomm e da EMS e da Ministra da Ciência e Tecnologia à Libbs em 2024.

“Me arrisco a dizer que a Indústria farmacêutica nacional está se caracterizando como uma espécie de “nova Embraer”, reconhecida pela sua qualidade mundial e instalando modernas plantas e centros de P&D não só na América Latina, mas em vários países do Hemisfério Norte, como Canadá, Servia e Itália”, ressalta Arcuri.

Atualmente, as farmacêuticas do Grupo mantêm 29 fábricas e sete centros de P&D distribuídos pelo país. O Brasil ocupa a oitava posição no ranking global do mercado farmacêutico e concentra 47% do setor na América Latina.

Só em 2024, o mercado de varejo de medicamentos no país movimentou R$ 115,5 bilhões — alta de 11% em relação ao ano anterior. As associadas do Grupo FarmaBrasil respondem por 39% desse montante.

Edifício do Associativismo propõe ser hub de negócios do setor

Edifício do Associativismo
Edifício do Associativismo: o novo hub de negócios do mercado farmacêutico / Foto: Divulgação

O mercado farmacêutico brasileiro acaba de ganhar um novo centro estratégico de conexões e oportunidades: o Edifício do Associativismo. Inaugurado no começo do mês pela Febrafar e pela Farmarcas, o novo espaço chega como um verdadeiro hub de negócios, voltado para indústrias, distribuidoras e prestadores de serviços.

Com salas de reunião, auditório e diversos espaços colaborativos, o prédio tem como propósito impulsionar a transformação do mercado, gerando valor para todos os envolvidos. A proposta é promover interações estratégicas, onde todas as partes do mercado farmacêutico podem se conectar, colaborar e criar oportunidades de negócios sustentáveis.

A Febrafar, com suas 70 redes e 17.000 lojas, e a Farmarcas, com 1.680 lojas e 11 redes associadas, tornam-se protagonistas desse movimento, oferecendo um espaço físico que vai além do tradicional.

“Este edifício será muito mais do que um local de encontro para nossos associados. Será um centro de negócios, uma plataforma para todos do mercado farmacêutico trocarem ideias, fecharem parcerias e avançarem juntos,” afirma Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas.

O projeto foi estruturado a partir da locação de um prédio como monocondomínio, com 13.500 m² de área total e 8.600 m² de área de carpete, localizado em frente à estação Santa Cruz, do Metrô de São Paulo (SP).

Edifício do associativismo busca fortalecer a colaboração estratégica no setor

Com um modelo de negócio cada vez mais voltado para parcerias de longo prazo, o novo espaço surge para potencializar as relações entre as farmácias independentes e os demais elos da cadeia farmacêutica.

“Nos últimos anos, as parcerias comerciais no varejo farmacêutico passaram por uma verdadeira transformação. O que antes era uma relação transacional, focada apenas no maior desconto, agora se tornou uma aliança estratégica, em que todos crescem juntos. O Edifício do Associativismo é a materialização desse novo modelo de colaboração no mercado farmacêutico,” completa Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar.

Espaço aberto ao mercado

Mais do que um centro de trabalho para as redes associadas, o local foi concebido para abrir suas portas para todo o mercado farmacêutico. As 105 salas de reunião e o auditório para 250 pessoas estarão à disposição de indústrias, distribuidores e prestadores de serviços para promover workshops, treinamentos e reuniões estratégicas.

“O novo espaço surge para estimular a inovação no setor e facilitar a criação de soluções conjuntas que impactem positivamente o mercado. O objetivo é criar um ambiente onde a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento possam ser facilitados, beneficiando todos os envolvidos,” afirma Fábio Chacon, diretor comercial da Farmarcas.

Katiguá reforça portfólio com creatinas em sachê

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Creatinas em sachê, Katiguá
Foto: Divulgação

Aliando praticidade, tecnologia e alta performance, a Katiguá apresenta suas novas creatinas em sachê, que complementam o portfólio da Linha KTG. As novidades incluem versões puras e combinadas com ativos estratégicos, como Q10, colágeno tipo II, biotina, magnésio quelato e beta-alanina.

As fórmulas foram desenvolvidas para atender diferentes objetivos de suplementação – da melhora na performance física até os cuidados com articulações, energia celular e saúde da pele. O produto está disponível em embalagens com 15 ou 30 unidades. “O objetivo é facilitar a rotina de quem busca desempenho com praticidade”, explica o diretor comercial e de marketing, Edson Oliveira

Linha KTG não se limita a creatinas em sachê

Além dos sachês, a Linha KTG da Katiguá também conta com versões em pote, para quem busca a embalagem mais tradicional do produto. Mas a suplementação não se limita à creatina.

A família também agrega BCAA, L-carnitina, cafeína, beta-alanina, glutamina e maca peruana, entre outras opções. “A linha foi pensada para entregar resultados reais com fórmulas concentradas, ingredientes de alta qualidade e versatilidade de consumo”, afirma Oliveira.

Distribuição: sistema próprio e distribuidores parceiros
Diretor comercial e de marketing: Edson Oliveira – edson.oliveira@katigua.com.br

Farmácias São Rafael miram 100 lojas até 2028

FARMÁCIAS SÃO RAFAELSão Rafael, varejo farmacêutico
Varejista liderada por Emerson Angonese mira conversão de bandeira em cidades com mais de 10 mil habitantes | Fotos: Divulgação

Com mais de 28 anos de atuação no varejo farmacêutico, as Farmácias São Rafael estabeleceram uma meta ousada. A rede, que atua no sistema de franquia, quer chegar a 100 lojas nos próximos três anos.

Fundada em 1997, a varejista nasceu em Chapecó (SC), onde ainda mantém sua sede. Presente também no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, soma 56 unidades em operação e mais seis em fase de implantação. Além disso, planeja abrir dez novas lojas ainda neste ano.

O foco da expansão será o Sul do país, onde a empresa mantém o maior número de pontos de venda. “Queremos aproveitar a força da marca que já estabelecemos na região”, explica o diretor Emerson Angonese.

Farmácias São Rafael apostam em manipulação para reforçar negócio 

Em paralelo, as Farmácias São Rafael apostam na diversificação das operações para fomentar o volume de negócios. A rede já atua como farmácia de manipulação há mais de 13 anos e, em 2025, anunciou sua expansão também como franquia de manipulação. “É um modelo de negócio à parte, mas, neste primeiro momento, direcionado para as farmácias já franqueadas da rede”, detalha.

Segundo o diretor, o objetivo é levar mais essa oportunidade para os franqueados aumentarem a rentabilidade da loja, oferecendo aos seus clientes a manipulação de fórmulas com a qualidade e o padrão da nossa marca.

“A manipulação já era um serviço ofertado por parte de nossas unidades e entendemos que é possível potencializá-la com o suporte de uma franquia”, avalia. O primeiro PDV nesse novo formato já está em construção, na cidade de Brusque. A meta é inaugurar de seis a oito unidades de manipulação ainda neste ano”, antecipa.

Rede de farmácias foi fundada por empresários do setor 

Angonese e seu sócio Rogerson Zanandréa resolveram abrir um negócio próprio há 28 anos. Na ocasião, ambos já haviam trabalhado juntos no varejo farmacêutico e na distribuição. Com o conhecimento acumulado, o negócio prosperou e, em 2015, depois da consolidação no mercado chapecoense, a rede deu início ao plano de expansão da marca.

Foi nesse momento que surgiu a São Rafael Franchising. “Vimos que poderíamos levar nosso modelo de excelência para outros empreendedores e ajudá-los a prosperar com aquilo que aprendemos na prática”, conta.

Em 2024, a varejista registrou faturamento superior a R$ 183 milhões, crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Em Chapecó, os sócios ainda mantêm suas lojas próprias, onde somam 15 PDVs e um market share de 20%. “Para este ano, queremos abrir mais um PDV e, no próximo, mais dois”, revela.

Franquia mantém Chapecó como centro 

Mesmo com o ganho de capilaridade, a São Rafael mantém sua sede em Chapecó. “Construímos a franquia em formato de espiral, para poder concentrar o crescimento a partir da cidade”, afirma Angonese. Tal estratégia possibilitou uma presença reforçada em Santa Catarina, onde a rede de farmácias concentra mais de 40 unidades. A varejista trabalha com foco na conversão de bandeira e seu foco está em cidades a partir de 10 mil habitantes.

São Rafael quer aparecer para o mercado

Para fazer seu nome no mercado nacional, a São Rafael foi uma das redes fundadoras da Fecofar, federação que reúne varejistas de franchising e associativistas. Em pouco mais de um ano de entidade, Angonese revela já sentir os resultados positivos.

Abradilan
São Rafael levou expressiva delegação de 24 franqueados para networking durante a Abradilan Conexão Farma

“Antes negociávamos na condição de uma empresa com 60 lojas, o que não é pouco, mas perdíamos em competitividade contra redes nacionais com 3 mil PDVs. Hoje negociamos em condições de igualdade e conseguimos dialogar com as lideranças da indústria e distribuição”, comemora. “Além disso, por intermédio da sede da federação em São Paulo (SP), conseguimos estreitar os relacionamentos com o canal farma. Isso sem falar nos projetos conjuntos, que estão trazendo tecnologias e vendas novas para nossos franqueados”, completa.

Durante o Abradilan Conexão Farma, inclusive, a companhia levou uma delegação de 24 franqueados para os três dias de encontro. “Foi uma experiência ímpar. Muitas oportunidades de negócio, networking e ensinamentos realmente mudaram a visão que eles tinham sobre suas lojas”, finaliza.

FARMÁCIA SÃO RAFAEL
Fundação: 1997
Faturamento: mais de R$ 183 milhões em 2024
Capilaridade: 56 lojas, Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Isenções aquecem indústria farmacêutica na Espanha

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA ESPANHAEspanha, indústria farmacêutica, polo farmacêutico
Foto: Canva

A indústria farmacêutica na Espanha vem registrando considerável crescimento nos últimos anos, atraindo multinacionais do setor de olho em isenções fiscais. Com isso, o país vem atenuando a tendência de êxodo de investimentos no Velho Continente. As informações são da Bloomberg Línea.

Barcelona e Madri destacam-se como principais palcos desse movimento e, segundo a Agência Médica Europeia, estão entre as cidades líderes em centros de ensaios clínicos na Europa. Companhias como AstraZeneca, Novartis e Roche confirmaram planos de expansão, enquanto Johnson & Johnson, Daiichi Sankyo, Eli Lilly e Sanofi já iniciaram projetos para fincar bandeira no país, com direito a articulações junto ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez.

A AstraZeneca, por exemplo, escolheu a capital da Catalunha como sede para um novo centro de pesquisas em 2023, logo após a reforma de sua divisão de doenças raras Alexion. A iniciativa é parte de um investimento de € 800 milhões (R$ 5,16 bilhões), que previa a criação de 1 mil novos empregos na região até 2027. Mas essas metas já foram cumpridas e atualizadas no ano passado, o que fez a farmacêutica projetar agora 2 mil postos de trabalho e € 1,3 bilhão (R$ 8,4 bilhões) em aportes financeiros. “A Espanha passou a ser um mercado-chave para a AstraZeneca globalmente e na Europa”, explica Rick R. Suarez, presidente da companhia no país.

Número de ensaios clínicos por país entre 2018 e 2023

0398230458923 4509523 452340 54453435345
Fonte: IQVIA

Vantagens da indústria farmacêutica na Espanha

Os incentivos da indústria farmacêutica na Espanha contemplam créditos fiscais que correspondem a 33% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Esse percentual gira torno de apenas 15% se considerados todos os mercados europeus.

A Lei Beckham, nomeada em homenagem ao ex-jogador inglês, ainda garante que estrangeiros paguem uma alíquota menor no imposto de renda. A relação das farmacêuticas com os hospitais estatais e as startups locais também foi facilitada pelo Estado.

“Para empresas menores, como a Oxolife, voltada para a fertilidade, o apoio do governo representa cerca de 50% de seus investimentos”, explica a CEO Agnès Arbat. “A Espanha é um dos países com o melhor custo-benefício da Europa para pesquisa clínica e significativamente mais barata do que a Alemanha ou a França”, complementa.

Outro aspecto favorável é a celeridade no registro de medicamentos. Enquanto chega a seis meses o tempo médio entre o envio da documentação de aprovação e o tratamento do primeiro paciente no resto do continente, esse processo pode ser concluído em até quatro meses na Espanha.