Ideia de Trump é “maior ameaça” à indústria farmacêutica dos EUA

indústria farmacêutica
Alta nos preços do setor preocupa presidente – Foto: Reprodução Wikimedia Commons/Gage Skidmore

Uma matéria veiculada pela agência internacional de notícias Reuters na última terça-feira, dia 22, aponta que uma das ideias avaliadas pelo governo Trump para combater a alta nos preços da indústria farmacêutica foi classificada como a maior “ameaça existencial” ao segmento no país.

A proposta, tão temida por executivos do setor, busca reduzir os valores praticados pelo mercado por meio de uma equiparação aos preços mais baixos pagos por outros países desenvolvidos.

As informações foram enviadas ao portal por duas fontes distintas, que não puderam se identificar. A primeira afirmou ter conversado diretamente com oficiais de saúde do governo, que revelaram estar avaliando essa alternativa em um ritmo classificado pelos mesmos como de “prioridade média”.

A fonte revelou ainda que o Medicare deve lançar um teste piloto do programa, impactando apenas alguns fármacos. “Acho que o governo não entende completamente o impacto que essa política pode ter nas inovações americanas. Seria disruptivo para todo o mercado de saúde, não apenas para a indústria farmacêutica”, afirma.

Os Estados Unidos chegam a pagar até três vezes mais que outras nações desenvolvidas por medicamentos, cenário que incomoda Donald Trump. O republicano já afirmou que gostaria de reduzir essa diferença, mas nunca especificou como planeja alcançar o feito.

Na visão da segunda fonte a ideia é “mais preocupante” do que as tarifas de importação implementadas pelo presidente sobre produtos importados.

Indústria farmacêutica dos EUA vive momento de instabilidade

O mercado farmacêutico dos Estados Unidos está fragilizado. Desde de que assumiu o comando do país, Trump iniciou uma grande reforma no setor público de saúde, apontando Robert F. Kennedy Jr. como secretário de saúde e reestruturando quadros de funcionários. Mais de 300 pessoas deixaram o Medicare nos últimos três meses e outras 10 mil foram desligadas por meio de aposentadorias precoces ou exonerações.

“Implementar uma mudança como essa exigiria um esforço considerável da mão de obra, que os órgãos públicos sofreriam para disponibilizar atualmente”, avalia Anna Kaltenboeck, economista especializada no segmento de saúde na Verdant Research.

Unidade de Neurologia e Imunologia da Merck tem novo diretor

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Merck, Fernando Borges Alem
Foto: Acervo pessoal

O gerente sênior de marketing da unidade de Neurologia e Imunologia da Merck Healthcare, Fernando Alem, foi promovido à direção do setor. Na companhia desde 2021, atuou também nos departamentos de obesidade, endocrinologia e oncologia.

Formado em administração pela Universidade Estadual de Maringá, cursou uma especialização em estratégias e operações de marketing na London School of Business and Finance e mestrados em marketing pela ESPM e pela EADA Business School, de Barcelona.

Contato: fernando.alem@merckgroup.com

Farmácias da CVS nos EUA podem ser fechadas por nova lei

Farmácias da CVS
Mais de 500 trabalhadores podem perder seu emprego ao final do ano – Foto: Divulgação

Uma nova legislação pode levar ao fechamento de 23 farmácias da CVS no estado americano de Arkansas. O texto, aprovado pela governadora republicana Sarah Huckabee Sanders no último dia 16, foi duramente criticado pela companhia, que pediu um maior diálogo antes de sua efetivação, em janeiro de 2026. As informações são do portal Drug Store News.

O HB 1150 proíbe que empresas que gerenciem PBMs (Programas de Benefícios de Medicamentos) sejam donas de farmácias. Durante sua tramitação, a proposta foi defendida pela NCPA (National Community Pharmacists Association), que citou os conflitos de interesse e as práticas anticompetitivas dessas companhias como principais impulsionadores da legislação.

“A APA (Arkansas Pharmacists Association) é a voz dos farmacêuticos do Arkansas, que trabalharam duro para garantir que o HB 1150 e outros esforços de reforma dos PBMs fossem aprovados. A NCPA, que representa a comunidade independente de farmácias comunitárias do país, defendeu persistentemente que os legisladores federais e estaduais interferissem nos conflitos de interesse e nas práticas de negócio anticompetitivas impostas pela crescente integração dos PBMs com as seguradoras de saúde e as farmácias”, diz um trecho do pronunciamento da entidade

“Essas práticas incluem termos contratuais que restringem o acesso de competidores aos pacientes, grandes cláusulas de reversão, que acabam afastando os clientes das farmácias comunitárias e reembolsos abaixo do custo. Ao proibir que as gestoras de PBM sejam donas de farmácias (por meio do HB 1150) colocamos um fim a essas táticas e promovemos o acesso aos cuidados farmacêuticos de qualidade no estado de Arkansas”, conclui.

Impactos negativos do fechamento das farmácias da CVS

Após sua oficialização a CVS emitiu uma nota cobrando maiores discussões acerca do tema e alertando para os possíveis malefícios da implementação da nova regra.

“A CVS Health é favorável a discussões de boa-fé com os legisladores de Arkansas e de todo o país em busca de maneiras de tornar a medicina mais acessível. Infelizmente, o HB 11550 é uma política ruim e que nos leva ao oposto, tirando o acesso aos medicamentos das comunidades locais e elevando os gastos no estado em milhões de dólares anualmente”, diz o primeiro trecho da publicação.

Especificamente, a legislação de Arkansas e a governadora estão escolhendo fechar 23 farmácias instaladas em comunidades locais, incluindo algumas das poucas abertas 24 horas. Além disso, o fato contribuirá para a demissão de mais de 500 trabalhadores do sistema de saúde local e prejudicará o acesso de 10 mil pacientes com sérias condições de saúde a atendimentos farmacêuticos de qualidade.

Farmácias devem se preparar para entrega da DECLAN-IPM

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Foto: Freepik

Farmácias do estado do Rio de Janeiro têm até 20 de maio para entregar a Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios (DECLAN-IPM) ano-base 2024. Trata-se de uma obrigação acessória anual imposta pela legislação estadual.

Mais do que obedecer a uma exigência fiscal, o preenchimento correto da declaração reflete diretamente na quantidade de recursos que retornam aos municípios por meio do ICMS recolhido pelas empresas locais. Segundo a analista fiscal plena da ProcfitPriscila Carvalho, por lei, 25% do valor arrecadado com o imposto no estado do Rio de Janeiro é distribuído entre os municípios

Sua importância técnica está no cálculo do chamado Valor Adicionado Fiscal (VAF), definido pela diferença entre as vendas realizadas e as compras feitas por cada estabelecimento comercial ou prestador de serviços. A soma desses valores, aliada a outros critérios estabelecidos pelo governo fluminense, determina o percentual do repasse financeiro que retorna ao município. Esses recursos são revertidos em áreas fundamentais como saúde, educação, infraestrutura urbana, segurança e programas sociais.

“A declaração envolve todas as entradas e saída que foram apuradas em 2024 e classificadas por meio do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP). Isso inclui uma venda para o consumidor; um produto que a empresa vai utilizar; compras e transações para fora do estado ou algum ativo imobilizado, tais como imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, móveis, softwares, entre outros”, explica Priscila.

Não entrega da DECLAN-IPM gera multa

O preenchimento da DECLAN-IPM não acarreta em nenhuma cobrança adicional às empresas, pois o ICMS já foi integralmente recolhido ao longo do ano. Entretanto, a não apresentação da declaração ou sua entrega após o prazo estabelecido, bem como a constatação de dados incorretos e/ou de omissão de informações, sujeitará o contribuinte a penalidades.

“A multa equivale a 1.000 UFIR-RJ, que hoje corresponde a R$ 4.750. Se a empresa for intimada por alguma infração, a penalidade varia de 1.500 a 10.000 UFIR-RJ (R$ 7.125 a R$ 47 mil)”, ressalta Erick Abenza, assistente fiscal da Procfit.

Segundo ele, a empresa pode ter a inscrição estadual cassada e ser impedida de emitir nota fiscal ou fazer transações e participar de licitações com municípios ou com o governo do estado do Rio de Janeiro.

Farmácias devem se preparar para evitar problemas de inconsistências

É importante que a farmácia inicie o quanto antes o levantamento das apurações que ocorreram no decorrer do ano passado, para que a área contábil faça os lançamentos a fim de entregar a declaração da forma mais exata possível. Caso seja detectada alguma inconsistência, problema de digitação ou preenchimento errado, a retificação deve ser realizada até o dia 27 de maio.

O alinhamento da equipe anda junto com a gestão tributária

ALINHAMENTO DA EQUIPEFarmácias, orientação empresarial
Foto: Freepik

Muito além das preocupações com a concorrência e as mudanças no cenário tributário, a rentabilidade de uma farmácia começa pelo alinhamento da equipe. É a condição para garantir o crescimento sustentável de uma farmácia.

“Quando falamos em gestão, muitas vezes pensamos nos números, nas planilhas de custos, nos ajustes tributários e nos cálculos fiscais. Porém, a administração do varejo começa com pessoas”, reforça Marcus Cordeiro, CVO da Farmacon.

Segundo ele, para se aprofundar nos desafios fiscais enfrentados pelas farmácias, é preciso primeiro olhar para a cultura das corporações e como ela pode ser fortalecida para gerar resultados.

Por que o alinhamento da equipe e a cultura organizacional são essenciais?

Uma farmácia cujo alinhamento da equipe não se encontra estruturado, sem profissionais realmente engajados, pode acabar se perdendo nas estratégias externas, por melhores que elas sejam. “Um time comprometido com o propósito e os valores da empresa consegue entender não só a importância de uma boa gestão tributária, mas também como ela se conecta diretamente com os resultados do dia a dia”, avalia Cordeiro.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário mais do que apenas contar com bons profissionais. É preciso investir no alinhamento dos objetivos da farmácia com as ações cotidianas do time. “Isso inclui entender que uma decisão tributária, como a escolha do regime fiscal, pode afetar diretamente o lucro da empresa e as perspectivas de melhoria financeira de todos os colaboradores”, acrescenta.

Estratégia tributária como caminho para a rentabilidade

Quando o time de uma farmácia entende como a escolha do regime tributário impacta o negócio, as chances de melhorar a rentabilidade aumentam significativamente. “A contabilidade estratégica é uma ferramenta poderosa, que não se restringe a gerar relatórios financeiros e guias de pagamento de impostos. Ela é responsável por criar estratégias que vão contribuir para uma redução de impostos dentro da legalidade, além de otimizar o fluxo de caixa e fortalecer a saúde financeira da farmácia”, ressalta o CVO.

Organizar o time para maximizar resultados

O primeiro passo é construir uma cultura organizacional focada no crescimento sustentável e na educação contínua da equipe sobre a importância da gestão tributária. Isso significa investir em treinamentos, seja para a gestão financeira, seja para o entendimento mais profundo dos impactos fiscais e tributários.

Além disso, é essencial que desde os colaboradores da linha de frente até a equipe gerencial compreendam como suas ações influenciam nos resultados. “Um time bem preparado não só ajuda a executar as estratégias, mas também contribui para identificar oportunidades e desafios que podem ser ajustados para alcançar o sucesso almejado”, alerta Cordeiro.

  • Defina metas claras – Estabeleça objetivos que engajem a equipe na missão de reduzir custos e melhorar os resultados financeiros. Isso inclui metas de vendas, mas também de controle de custos
  • Eduque o time – Ofereça treinamentos para que todos os membros da farmácia compreendam como as decisões tributárias impactam o negócio
  • Revise o regime tributário periodicamente – Os ajustes fiscais e tributários devem ser feitos de forma estratégica. Ao revisar periodicamente o regime tributário, é possível identificar oportunidades para redução de impostos, aproveitamento de incentivos fiscais ou outros ajustes que otimizem os resultados financeiros
  • Comunique-se de forma clara – Estabeleça uma comunicação constante e aberta com a equipe sobre os resultados e as implicações das decisões fiscais. Isso cria um senso de pertencimento que, por sua vez, amplia o compromisso com os objetivos da farmácia

“Empresas que investem no fortalecimento de sua cultura interna e conectam os times com seus objetivos têm mais chances de crescer com segurança, mesmo diante de desafios externos”, finaliza.

Retail Farma Brasil mobiliza líderes do setor nesta quinta

Retail Farma Brasil
Evento abordará tendências atuais e futuras do varejo farmacêutico – Foto: Canva

O Farmácia do Presente, evento focado em inovação e tecnologia, faz parte de uma série de workshops organizados pela Retail Farma Brasil e promete estimular o networking entre indústria e varejo em torno das mais prementes tendências do setor. O evento reunirá as principais lideranças do segmento no Cubo Itaú, no dia 24 de abril.

A programação do encontro, montada a partir da curadoria de José Andrés Júlio, sócio-diretor da unidade, e Monica Gomes, VP de marketing da companhia, contará com uma área de negócios, conexões e oportunidades, demonstrações ao vivo de soluções e tecnologias inovadoras. A agenda também integrará palestrantes de peso no canal farma, prontos para disponibilizarem seus conhecimentos e experiências em uma análise do cenário atual e futuro do mercado.

A lista de nomes confirmados reúne Paulo Gomes (Retail Farma Brasil), Ulysses Danté (IQVIA), Cassyano Correr (Interplayers/Clinicarx), Sérgio Mena Barreto (Abrafarma), Lucas Gorganchian (Prisma), Benito Berreta (Hyper Island), Marcelo Dantas (Farmarcas), Felipe Votisch (Nestlé)e Luis Ratto (RD Saúde).

Representantes das maiores redes de farmácias do país também estarão presentes, a exemplo da Raia Drogasil, São Paulo, Pacheco, Pague Menos, Farmácias São João, Minas Brasil, Rede Soma, Melhor Compra, FARMARCAS, Carrefour Drogarias, Farma Conde, Farma&CIA, Farma Ponte, Profarma, Drogaria Globo, Nissei, DROGAL, Promofarma, São Rafael, Farmelhor e as entidades ABRAFARMA, Febrafar, Assifarma , Abrafad, FECOFAR, FARMARCAS, ABC FARMA e Unifabra.

As atividades serão distribuídas entre 8h e 17h30, com a opção de participação de maneira presencial ou virtual. As vendas já estão abertas e passarão por uma mudança de lote no dia 11 de abril.

Panorama fará cobertura completa de evento da Retail Farma Brasil

O Panorama Farmacêutico será parceiro de mídia do evento da Retail Farma Brasil. Os 20 primeiros leitores que se cadastrarem no site do encontro terão direito a ingresso gratuito. Basta inserir os códigos PANORAMA100PRE, para participação presencial; e PANORAMA100LNE, para acompanhamento online.

Falências requeridas

 

Empresa: Oncofarma Comércio Atacadista de Medicamentos Ltda
CNPJ: 
01.529.206/0001-76
Requerente: Acvil Securitizadora S/A
Cidade: São Paulo (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo/SP

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Empresa: Grandesc Materiais Hospitalares Ltda.
CNPJ:
07.086.868/0001-03
Requerente: Iox Securitizadora S/A
Cidade: Santana de Paranaíba (SP)
Vara/Comarca: 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
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 Empresa: Drogaria Campeã Popular C. Costa Ltda.
CNPJ:
21.812.204/0001-05
Requerente: Banco Fibra S/A
Cidade: Cotia (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)
Observação: Pedido redistribuído

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Empresa: Sw Drogaria Ltda.,
CNPJ: 97.536.857/0001-62
Nome Fantasia: Ultrafarma
Cidade: Diadema (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)

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Empresa: Drogaria Central Diadema Ltda.
CNPJ: 10.714.091/0001-80
Nome Fantasia: Ultrafarma Popular Diadema
Cidade: Diadema (SP)
Vara/Comarca: 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)

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Empresa: Laboratório Farmacêutico Tauhere O. H. Ltda.
Nome fantasia: Laboratório OH
CNPJ:
28.173.739/0001-14
Requerente: Leve Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial
Cidade: Santana de Parnaiba, (SP)
Vara/Comarca: 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados À Arbitragem Das 1ª, 7ª e 9ª Rajs (SP)

Aberta a temporada de credenciamento do Farmácia Popular

CREDENCIAMENTO NO FARMÁCIA POPULARFarmácia Popular, CGPFP, orientação empresarial
SaFoto: Divulgação

Após um período sem a realização da renovação do credenciamento do Farmácia Popular, que é anual e obrigatória desde 2018, o Ministério da Saúde reabriu o processo. A pasta segue, dessa maneira, o que está previsto no artigo 15 do Anexo LXXVII da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017.

Estabelecimentos participantes do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) que estejam regulares na Receita Federal, inclusive aqueles com a conexão suspensa e em fase de monitoramento, devem realizar a renovação. O processo precisa ser realizado por meio do sistema da Caixa Econômica Federal.

Vale lembrar que as farmácias que realizaram atualização cadastral recente também estão obrigadas a realizar a renovação anual. Em 2025 essa pendência poderá ser resolvida até o dia 30 de maio.  Os gestores que não realizarem a renovação até essa data terão a conexão com o sistema de vendas suspensa, permanecendo assim até a regularização da situação junto ao Programa.

Documentação para fazer a renovação de credenciamento do Farmácia Popular

A documentação a ser apresentada está prevista no artigo 10 do Anexo LXXVII da Portaria de Consolidação nº 5/10. É fundamental que os documentos estejam atualizados e de acordo com as exigências normativas.  Também está disponível no site do programa uma relação de estabelecimentos aptos a realizarem a renovação.

A Coordenação Geral do Programa Farmácia Popular (CGPFP) ressalta que o processo é totalmente gratuito, sem qualquer cobrança de taxas. Todas as suas etapas estão disponíveis no manual elaborado pela Caixa Econômica Federal.

Oportunidade de receita extra

Para o fundador da plataforma INFORPOP, Hebert Freire, o ingresso no Farmácia Popular é uma porta de entrada para atração de novos clientes e geração de receita extra. O especialista elenca cinco recomendações para potencializar os resultados.

  • Regras na ponta língua: As normas do programa devem ser conhecidas e a sua equipe deve ficar atenta a possíveis atualizações
  • Fique de olho na papelada: Para evitar penalizações ou até mesmo o descredenciamento, preste especial atenção aos documentos exigidos pelo programa
  • Ande na linha: Auditorias podem acontecer, mas, se você cumpre rigorosamente as normas da iniciativa, não há o que temer
  • Equipe capacitada: “Seu time de atendimento precisa estar afiado sobre todo o processo de compra pelo programa, do cadastro à emissão do cupom fiscal”, comenta
  • Qualidade na abordagem: O atendimento deve ressaltar junto ao cliente os benefícios do programa e saber como esclarecer as eventuais dúvidas em seu uso

Hiper Saúde facilita gestão da farmácia com o Otimiza

GESTÃO DA FARMÁCIAOtimiza, Grupo Hiper GRUPO HIPER SAÚDE, VAREJO FARMACÊUTICO, FARMÁCIAS
O CTO André Monteiro: “buscamos trazer soluções que simplifiquem a maneira de trabalhar temas como gestão de compras, precificação e adequação do mix” Foto: Divulgação

Uma plataforma que ajuda o empresário na gestão da farmácia, de modo que ele concentre sua atenção no crescimento da empresa. Esse é o propósito da Otimiza, ferramenta desenvolvida pelo Grupo Hiper Saúde – a primeira farmatech do Brasil, que ajuda na análise e tomada de decisão com segurança, permitindo o acompanhamento de toda a administração operacional da rede ou do PDV em um só canal.

“Gerenciar uma farmácia não é tarefa fácil para o pequeno varejo. Por isso, buscamos trazer um conjunto de soluções que simplifiquem a maneira de trabalhar temas como gestão de compras, precificação e adequação do mix”, explica André Monteiro, CTO do Grupo Hiper Saúde.

Para o executivo, a Otimiza possibilita, de fato, que os executivos das farmácias independentes concentrem seus esforços em estratégias para aprimorar a experiência ao consumidor. “Chega de perder horas ensinando o passo a passo de como organizar o sortimento ou efetuar uma compra inteligente. A plataforma já aponta os caminhos”, acrescenta.

Otimiza faz a gestão da farmácia baseada em três pilares

A Otimiza trabalha sob três pilares que envolvem a administração operacional de uma farmácia – entender quais produtos a loja deve ter em estoque; gestão de compra e precificação. “Tendo conhecimento dos itens que são essenciais para o PDV, baseado no estudo do sortimento de determinada região, o gestor confere assertividade ao processo de aquisição dos produtos, evitando desperdícios, encalhe e perda por validade”, ressalta Monteiro.

O passo seguinte consiste na definição de compra por meio de cotações com todos os distribuidores e operadores logísticos, mediante condições comerciais especiais concedidas pelo Grupo Hiper Saúde. “Analisamos os preços em canais online e os praticados recentemente pelo grupo, além da elasticidade de demanda da loja, a fim de apresentarmos todas as respostas para a farmácia – o que comprar, de qual fabricante, por qual distribuidor e a devida quantidade”, explica o CTO.

Precificação

Um dos pontos mais complexos na gestão da farmácia, a precificação também é totalmente automatizada. “Disponibilizamos uma tecnologia para analisar as vendas da região, o estoque, preços online, da rede e da concorrência”, explica. O Otimiza já está em operação em 750 farmácias do Grupo Hiper Saúde e pode ser conectado com os principais ERPs do mercado, como Alpha7, Linx, Inova, Softpharma e Trier. “Processos e análises que antes levavam seis horas passam a ser resolvidos em menos de 30 minutos”, finaliza.

Grupo Hiper Saúde
Fundação: 2010
Sede administrativa: São Paulo (SP)
Capilaridade: 1.037 lojas nos 26 estados e no Distrito Federal
Volume total de vendas: R$ 2,8 bilhões

Startup aposta em atendimento com IA para impulsionar vendas

atendimento com IA
Ferramenta fala “brasileirês”, facilitando contato com a população – Foto: Canva

A startup brasileira Fintalk busca expandir sua presença no varejo ao apostar na tendência de sistemas de atendimento com IA, especialmente aqueles que permitem conversas por voz. As informações são do NeoFeed.

O principal trunfo da companhia no momento é o aporte de R$ 6 milhões realizado pelo HiPartners, fundo especializado em retail tech. Os conhecimentos dos sócios Walter Sabini Junior, Eduardo Terra, Alberto Serrentino e Germán Quiroga devem ajudar a empresa nessa empreitada.

“Eles trazem uma expertise e uma penetração no varejo que não temos. O meu background é do mercado financeiro e de serviços” afirma Luiz Lobo, fundador e CEO da startup com passagens por empresas como Sky, Stone, Unibanco e NET.

Ferramenta de atendimento com IA da Fintalk fala “brasileirês”

Buscando garantir a integração de sua plataforma à rotina da população brasileira, a Fintalk desenvolveu uma inteligência artificial que pode ser utilizada no WhatsApp, Instagram, telefone ou até mesmo no site das empresas. Priorizando sempre o contato por voz, conta com diversos protocolos de segurança para gerenciar pagamentos e garantir a privacidade no atendimento.

Além disso, é capaz de se adaptar a diferentes sistemas tecnológicos, facilitando sua implementação, e entender diferentes gírias e regionalismos brasileiros. “O Brasil das ruas fala ‘brasileirês’ e é prolixo”, explica o executivo.

Empresas como a C&A e a Cimed já estão na lista de clientes da startup, que pode atuar com linhas diretas de cobrança, como acontece em call centers tradicionais, ou contatando por usuários únicos ou transações.