O Panorama Farmacêutico estreia em maio uma agenda gratuita de mentorias para farmácias. A iniciativa integra a nova seção Especialistas, com a proposta de estimular as conexões entre gestores do PDV e consultores atuantes nas mais diversas áreas. Temas ligados a tendências e dores do varejo farmacêutico, como assistência farmacêutica, automação, gerenciamento de categorias, gestão, precificação e transformação digital, estarão em debate.
CEO da Proffer, Edmilson Varejão auxilia empresas na implementação de inteligência artificial nos processos de precificação de seus produtos, apostando em tecnologia e gestão de dados.
Como participar da mentoria para farmácias
A mentoria para farmácias poderá ser agendada de forma prática no próprio portal. Basta clicar no botão vermelho disponível abaixo do perfil dos especialistas, garantindo sua presença em uma das oito sessões de 30 minutos disponibilizadas mensalmente pelo executivo.
O Grupo DPSP celebra os resultados do segundo ano do programa Geração Sênior. A estratégia é resultado do +Plural, que tem como compromisso trabalhar a diversidade e inclusão dentro da companhia.
“Entendemos que uma equipe intergeracional impulsiona a troca de experiências, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento profissional de todos, mantendo a excelência nos serviços prestados pelas nossas marcas”, afirma Marcos Colares, CEO do Grupo DPSP.
Programa Geração Sênior conta com mais de 1.400 participantes
O programa Geração Sênior foi lançado em abril de 2023 e hoje o Grupo conta com mais de 1.400 colaboradores com mais de 50 anos de idade, representando 5% dos funcionários totais da companhia, atuando nos centros de distribuição, no corporativo e filiais, em diferentes posições.O movimento de inclusão impulsionado pelo +Plural totalizou mais de 1.500 iniciativas em 2024, envolvendo a preparação dos times por meio de guias, cursos, vídeos, workshops que impulsionam a importância da diversidade.
“Tenho 52 anos e comecei no Grupo DPSP na função de atendente de loja. Com apenas 8 meses na companhia tive a oportunidade de ser promovida. Existem empresas que acham que os 50+ não são capazes de se desenvolver, mas na empresa, vi o contrário, pois vivenciei a oportunidade de mostrar o meu trabalho e a cada dia posso aprender mais. O Grupo promove a inclusão de todos, dá oportunidade de desenvolvimento e crescimento, e reconhece o colaborador”, conta Ana Maria, responsável pelo administrativo de loja da Drogaria Pacheco do Taquara, no Rio de Janeiro.
Os interessados podem se inscrever diretamente pelo site. As vagas oferecem benefícios como vale transporte, vale refeição, cesta básica, seguro de vida, plano de saúde e odontológico, Wellhub (plataforma de academias), convênio farmácia, programa de saúde, programa para gestantes, programa de participação nos resultados, clube de descontos e diversas possibilidades de desenvolvimento e crescimento profissional com a Universidade Corporativa.
Em linha com as tendências mundiais, a Natulab traz o formato efervescente para suas famílias Hidralyte e Hidraplex. Já à venda nas farmácias de todo o país, os suplementos chegam para atender a uma crescente demanda por produtos isotônicos na reposição de eletrólitos.
O Hidralyte EFF foi desenvolvido para praticantes de esportes e atividades físicas, que precisam de um repositor de eletrólito rápido e eficiente. Ele se destaca por sua praticidade e conveniência, uma vez que seus comprimidos efervescentes podem ser facilmente transportados e consumidos, sem perder a eficácia. Disponível nos sabores abacaxi, guaraná e laranja, conta com zinco em sua formulação e é zero cafeína e taurina.
Utilizado para tratar a desidratação em casos de diarreia causadas por infecções intestinais e viroses, o Hidraplex também ganhou uma atualização para os comprimidos efervescentes. Sua composição, com dextrose, cloreto de potássio, citrato de sódio e óxido de zinco, garante que o corpo mantenha o equilíbrio eletrolítico necessário para a recuperação do organismo.
Formato efervescente é fruto de pesquisa (H2)
O lançamento de suplementos alimentares efervescentes é resultado de cerca de um ano de pesquisa e desenvolvimento. “Esse formato reforça nosso compromisso em inovar com praticidade e eficácia”, explica o chairmanRonnie Motta.
Distribuição: Sistema próprio de distribuição Gerente de marketing: Felipe Cardoso – felipecardoso@natulab.com.br
Presença de mais de 50 empresas em Encontro de Negócios atesta força do associativismo | Foto: Marcos Myakava
A Abrafad testemunhou mais uma vez a força do associativismo ao atrair mais de 50 fabricantes de medicamentos, bens de consumo e provedores de serviços para seu 8º Encontro de Negócios. O evento mobilizou as 34 bandeiras que integram a entidade nos dias 6 e 8 de maio, em São Paulo (SP), e também serviu de palco para a celebração de números recordes alcançados pelo grupo.
A associação chegou a 100% das unidades da Federação após superar a marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento em 2024, patamar próximo das maiores representantes do varejo farmacêutico gaúcho – as Farmácias São João e a Panvel. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 14,3%, dois pontos percentuais acima do avanço geral do varejo farmacêutico. O market share é de 3,2%.
A capilaridade também evolui de forma consistente. O número de farmácias já soma 5.888, distribuídas por 2.200 municípios. Há exato um ano eram 5.087 lojas em 19 estados e no Distrito Federal. “Embora tenhamos atraído novas bandeiras, a maior fonte de incremento provém da expansão orgânica das redes, com foco claro na ocupação do mapa nacional”, exalta o diretor executivo Nilson Ribeiro.
Faturamento da Abrafad em bilhões de R$
Fonte: IQVIA
A Rede Melhor Compra, uma das fundadoras da Abrafad ao lado da Universal Farma e da Soma Drogarias em 2017, exemplifica esse crescimento fundamentado no aumento de lojas. De 309 PDVs no período pré-pandêmico em 17 estados, a varejista oriunda de Minas Gerais saltou para 718 e hoje já ocupa 25 unidades da Federação.
“Nosso histórico de evolução e o amadurecimento da própria Abrafad são uma representação notável do poder do associativismo”, acredita o diretor de relações institucionais Adão Fonseca. “Estamos empoderando o varejo independente muito além da melhoria das condições comerciais, por meio do uso intensivo de tecnologia, da análise acurada de dados e da capacitação profissional voltada a lideranças e à linha de frente”, reforça
Abrafad aposta em diversificação regional e de mix
Do total de farmácias associativistas da Abrafad, 59% estão concentradas no Sul-Sudeste e outras 36%, no Nordeste. Nilson Ribeiro enxerga consolidação nessas três regiões e, por isso, aponta o olhar para o Norte e Centro-Oeste, hoje com pouco mais de 1,1 mil PDVs.
“São mercados ainda prósperos para farmácias independentes, mas que vêm convivendo com a crescente incursão das grandes redes, o que impõe uma mudança de mentalidade na gestão. Esse cenário abre um campo oportuno para o associativismo”, avalia.
Presença da Abrafad por região (em número de PDVs e %)
Fonte: IQVIA
A associação também vem trabalhando para diversificar o portfólio, tanto que a participação dos não medicamentos nas vendas aumentou 18% no último ano. A representatividade dessa categoria é de 25%. “Mas a julgar pelo share de 31% que as farmácias associativistas obtêm com esse segmento, temos espaço para crescer”, projeta. A partir dessa estratégia, a previsão é totalizar receita de R$ 8 bilhões em 2025, com 6,4 mil lojas na base.
“Tecnologia não é desejo, é obrigação”
Com essas palavras, Nilson Ribeiro definiu junto às redes o caminho que pavimentará a evolução do setor e a relação com a indústria. Para isso, a Abrafad ancora-se em um ecossistema formado por seis plataformas de gestão – Visão Geral de Mercado, Compras e Negociações Inteligentes, Trade GC, Precificação e Fidelização, Gerenciador Financeiro e Academia Abrafad.
O trabalho para otimização do uso dessas ferramentas está sendo conduzido pela equipe recém-estruturada, capitaneada por Marcelo Licnerski (diretor de comunicações e operação) e Fernando Brito (diretor comercial).
O diretor executivo Nilson Ribeiro entre Marcelo Licnerski (diretor de comunicações e operação) e Fernando Brito (diretor comercial): mudanças na equipe com foco em gestão e tecnologia | Foto: Leandro Luize
“A vivência do time, inclusive com passagens por grandes indústrias farmacêuticas, e esse conjunto de plataformas são alicerces para as farmácias. Com clareza nas informações sobre compras, vendas e a jornada de consumo, teremos mais assertividade na tomada de novas decisões”, finaliza Ribeiro. O dirigente antecipa, inclusive, que já estuda a implementação de um e-commerce próprio.
Documento precisava ser renovado anualmente – Foto: Marcos Araújo/Secom
Os alvarás de farmácias de Rio Branco, capital do Acre, passarão a ser válidos por quatro anos. A decisão de expandir o período de duração das licenças de funcionamento faz parte de uma iniciativa do governo local contra a burocratização. As informações são do portal A Gazeta do Acre.
A medida foi oficializada na última terça-feira, dia 6, em um evento que contou com a presença do prefeito da cidade, Tião Bocalom (PL), e da vereadora Lucilene Vale (PP), autora da proposta.
“Desde que cheguei à prefeitura, procuramos simplificar processos. Essa proposta é muito justa, porque quem gera emprego e renda é a iniciativa privada. O poder público precisa garantir segurança e permitir que o setor privado possa trabalhar”, afirma o prefeito.
Alterações nos alvarás de farmácias foram bem recebidas
A adição de três anos no prazo de validade dos alvarás foi aceita por representantes de diversas instituições locais. Aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, foi comemorada também por José Luiz Souza da Silva, diretor do Sindicato do Comércio Varejista e Produtos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sincofac).
“Essa lei facilita nosso trabalho e nos dá mais tranquilidade. É um reconhecimento pelos relevantes serviços que o setor farmacêutico presta à sociedade há muitos anos”, explica.
O Panorama Farmacêutico estreia em maio uma agenda gratuita de mentorias para farmácias. A iniciativa integra a nova seção Especialistas, com a proposta de estimular as conexões entre gestores do PDV e consultores atuantes nas mais diversas áreas. Temas ligados a tendências e dores do varejo farmacêutico, como assistência farmacêutica, automação, gerenciamento de categorias, gestão, precificação e transformação digital, estarão em debate.
Para auxiliar os leitores do portal na temática recrutamos Thiago Marques, fundador do Grupo Hiper Saúde, antes denominada como RM Farma. Com 14 anos de experiência no setor, tem atuado na integração da indústria com o varejo e o setor de distribuição.
Como participar da mentoria para farmácias
A mentoria para farmácias poderá ser agendada de forma prática no próprio portal. Basta clicar no botão vermelho disponível abaixo do perfil dos especialistas, garantindo sua presença em uma das oito sessões de 30 minutos disponibilizadas mensalmente pelo executivo.
A 27ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), referente a março de 2025, apontou uma queda de 1,9% no volume de vendas do setor de Artigos farmacêuticos, na comparação mensal. No comparativo anual, o segmento registrou retração de 3,5%.
No recorte regional, sete estados apresentaram crescimento no comparativo anual: Acre (2,1%), Pará (1,7%), Goiás (1%), Roraima (0,8%), Piauí (0,6%), Sergipe (0,5%) e Amazonas (0,3%).
Já entre os estados com resultados negativos, o Rio Grande do Sul apresentou a maior queda, de 8,2%, seguido por Rondônia (5,5%), Rio Grande do Norte (5,2%), Mato Grosso do Sul (4,8%), Pernambuco (3,7%), Santa Catarina (3,4%), Distrito Federal e Paraná (2,9%), Bahia (2,7%), Ceará (2,4%), Minas Gerais (2,2%), Tocantins (2%), Espírito Santo e Alagoas (1,7%), Mato Grosso e São Paulo (1,4%), Paraíba (0,5%) e Amapá (0,4%). O estado do Maranhão foi o único que reportou estabilidade, com 0,0%.
O tratamento de TDAH e do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCA) ganha mais uma opção de medicamento genérico. A Teva Brasil apresenta ao mercado seu dimesilato de lisdexanfetamina. A versão, lançada neste mês de maio, está disponível na apresentação de cápsulas com as concentrações de 30 mg, 50 mg e 70 mg.
A lisdexanfetamina é um psicoestimulante que age no sistema nervoso central e amplia a ação de neurotransmissores no cérebro, entre os quais a dopamina e a norepinefrina. Como resultado, aprimoram a comunicação dos neurônios e o controle das atividades fisiológicas.
O remédio é contraindicado para pacientes com arterioesclerose avançada, doença cardiovascular sintomática, hipertensão moderada e grave, hipertireoidismo e hipersensibilidade a aminas simpatomiméticas – substâncias comumente utilizadas para tratar condições de fundo neurológico ou encontradas em medicamentos de uso recreativo. Além disso, é vetado o uso durante e até 14 dias após a administração de inibidores de monoamina oxidase, como são conhecidos alguns fármacos destinados a terapias psiquiátricas.
Democratização do tratamento de TDAH
De acordo com o Ministério da Saúde, o TDAH pode afetar 5 a 8% da população mundial. Por isso, especialistas defendem a necessidade de democratizar a adesão. “A disponibilidade para o mercado brasileiro representa uma opção eficaz e acessível para os pacientes e para os profissionais de saúde que prescrevem os tratamentos”, explica a Dra. Camila Penteado, gerente médica da farmacêutica.
Distribuição: distribuidores parceiros Diretor da unidade de negócios de doenças raras e sistema nervoso central: Dalmário Silva – dalmario.silva@tevabrasil.com.br
Valores variam de R$ 1.406,75 a R$ 2.384,34 – Foto: Divulgação
Diversas redes do varejo farmacêutico brasileiros estão iniciando suas campanhas de divulgação para a pré-venda do Mounjaro, medicamento de GLP-1 produzido pela Eli Lilly. As informações são do portal Poder Saúde.
Aprovado pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2, o medicamento também é utilizado de maneira off label para perda de peso.Sua chegada ao Brasil foi altamente antecipada. Seu primeiro possível valor de mercado se aproximava da faixa dos R$ 4 mil, a frequência com que foi importado ilegalmente preocupou a Polícia Federal e sua data de chegada ao país foi alterada mais de uma vez.
Agora, é previsto que a comercialização do Mounjaro se inicie na primeira quinzena de maio, com um valor mais próximo a R$ 1.700. No país seu uso está aprovado apenas para o combate ao diabetes. A aplicação para controle crônico do peso ainda está em análise pela agência reguladora, que avalia a indicação como complemento à dieta e à prática de atividade física.
Pré-venda do Mounjaro oferece diferentes opções
Bandeiras como Raia, Drogasil, Pague Menos, Pacheco e Drogaria São Paulo estão oferecendo diferentes formatos para a compra da caneta autoinjetora. Local de compra, participação em programas de vantagens, impostos e dosagens podem influenciar no preço final. Confira condições: