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Eli Lilly faz teste bem-sucedido com remédio para enxaqueca

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Uma droga experimental da Eli Lilly & Co. reduziu significativamente o número de enxaquecas dos pacientes em uma série de testes em fases finais, e o medicamento ficou mais perto da aprovação em uma área competitiva do setor.

Em todos os três estudos, os pacientes que tomaram a droga da Lilly, galcanezumab, tiveram cerca de dois dias a menos de enxaquecas episódicas e crônicas no decorrer de um mês, em comparação com aqueles que tomaram placebo, informou a companhia na quinta-feira em comunicado. A Lilly planeja pedir aprovação para o medicamento à Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA no fim do ano.

A Lilly, que tem sede em Indianápolis, disputa contra empresas farmacêuticas como Teva Pharmaceutical Industries, Amgen e Alder Biopharmaceuticals para desenvolver tratamentos para a enxaqueca usando uma abordagem conhecida como anti-CGRP. As drogas bloqueiam a proteína CGRP, que, acredita-se, tem um papel importante para as dores e as enxaquecas.

As drogas deverão criar um mercado multibilionário em dólares se forem aprovadas pelos órgãos reguladores e podem ter desempenho superior a medicamentos mais antigos e genéricos contra a enxaqueca e ao tratamento antirrugas Botox, da Allergan, que também é usado para tratar episódios da dor. A projeção dos analistas é que a droga da Lilly registrará cerca de US$ 480 milhões em vendas em 2021, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Os pacientes dos estudos Evolve-1 e Evolve-2 da Lilly sofriam de enxaquecas episódicas, e aqueles do estudo chamado Regain tinham enxaquecas crônicas. Para se qualificarem, os pacientes dos estudos Evolve precisavam ter entre quatro e 14 dias de enxaquecas por mês, enquanto o estudo Regain começava com uma média de 19,4 dias de enxaqueca por mês.

O efeito colateral mais comum dos três estudos foi dor e outras reações no local onde o medicamento foi injetado, informou a companhia.

A Lilly também avalia usar o galcanezumab para tratamento de cefaleia em salvas, e os resultados das fases finais de testes são esperados para o ano que vem.

As enxaquecas estão entre os distúrbios neurológicos mais comuns. Cerca de 38 milhões de pessoas nos EUA, a maioria mulheres, sofrem sintomas que vão além da dor de cabeça, variando de vômitos à perturbação da visão, segundo a Fundação de Pesquisa sobre Enxaqueca (MRF, na sigla em inglês).

Fonte: UOL Notícias – SP

Instituto Eurofarma oferece cursos gratuitos

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O Instituto Eurofarma, braço social da companhia farmacêutica brasileira que visa o estímulo à educação, está com inscrições abertas, até 15 de junho, para o processo seletivo para cursos profissionalizantes gratuitos. São 364 vagas, voltadas para jovens entre 14 e 18 anos. Para concorrer é necessário que o candidato esteja cursando ou já tenha cursado o ensino médio em escola pública e tenha fácil acesso ou resida próximo à zona Sul de São Paulo ou ao Centro de Itapevi, onde os cursos são ministrados.

Segundo Maria Del Pilar Muñoz, diretora executiva de sustentabilidade e novos negócios da Eurofarma, os cursos estimulam a reflexão crítica dos jovens. “Procuramos capacitar nossos alunos para que estejam aptos para iniciar sua vida profissional. Para isso, trabalhamos fortemente a cidadania, o respeito e o papel do indivíduo na sociedade, abordando temas como comunicação, ética e sustentabilidade”, ressalta.

Desde sua fundação em 2006, o instituto já atendeu mais de 53 mil pessoas. Somente no ano passado foram investidos R$ 10,2 milhões em projetos de educação complementar, formação de jovens e educação ambiental, totalizando o número recorde de mais de 10 mil crianças e jovens beneficiados. O instituto mantém parcerias pedagógicas com instituições de referência, como o Senai, Senac, Centro Britânico, Instituto Albert Einstein e Fundação Zerbini.

O instituto oferece sala de aula, laboratórios de informática, de enfermagem e biblioteca, além de lanche, uniforme e certificado de conclusão. O único investimento por parte do aluno ou de sua família é com a locomoção. Os cursos têm início no segundo semestre. Inscrições e informações podem ser feitas aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Recadastramento no Farmácia Popular

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Os estabelecimentos associados ao programa Farmácia Popular do Brasil – Aqui Tem Farmácia Popular devem ficar atentos ao período de recadastramento para 2017, aberto desde o dia 2 de maio. Acessando o Sistema Farmácia Popular (SIFAP), o responsável legal da farmácia, ou usuário autorizado, deve realizar o credenciamento no endereço www.caixa.gov/farmaciapopular até 31 de julho. Mas a recomendação é adiantar o processo em função da série de documentações exigidas.

Os interessados precisam preencher o número de identificação social – NIS e a senha do cartão do cidadão cadastrada na agência da Caixa Econômica Federal onde se encontra o registro da empresa. Esta mesma agência deve ser acionada para quem não possuir o NIS ou tenha eventuais dúvidas.

A Certidão Negativa de Débito, o alvará/licença sanitária (SES/SMS) e o Certificado de Regularidade Técnica do Farmacêutico responsável também são requisitados.

Depois de realizado o recadastramento, uma mensagem eletrônica será enviada ao responsável informando mais documentos para apresentar à agência. Apesar de burocrática, a adesão ao programa ressalta o protagonismo das farmácias na ampliação do acesso à saúde.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Evonik adquire Dr. Straetmans GmbH

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A Evonik, uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo, anunciou que irá adquirir a companhia Dr. Straetmans GmbH, de Hamburgo, que atua no desenvolvimento e na comercialização de conservantes alternativos para a indústria cosmética. “Nosso objetivo é oferecer novas soluções aos fabricantes de cosméticos para que eles possam se destacar da concorrência”, diz Tammo Boinowitz, diretor da linha de negócios Personal Care da Evonik. “No futuro, estaremos aptos a oferecer sistemas de formulação completos, incluindo a conservação”, completa.

As empresas envolvidas concordaram em não revelar o valor do negócio. “Dr. Straetmans é uma combinação perfeita para nós, seja do ponto de vista estratégico, seja do ponto de vista cultural. Nós pretendemos desenvolver o negócio da empresa para além de seus mercados existentes na Europa e nos Estados Unidos para adquirir dimensões globais”, diz Hans-Josef Ritzert, membro da Diretoria Executiva da Evonik Nutrition & Care GmbH.

A Dr. Straetmans GmbH continuará a operar como entidade legal e o site de Hamburgo se transformará em um centro de competência global da Evonik para soluções em conservantes. A empresa, pioneira em sistemas alternativos de conservação, foi criada em 1984 e hoje emprega mais de 60 pessoas.

Já a Evonik atua em mais de 100 países e em 2016 gerou vendas de € 12,7 bilhões, e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de € 2,165 bilhões. Seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico e outros. A empresa chegou ao Brasil em 1953 e conta hoje com cerca de 600 colaboradores no país.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Roche Diagnóstica abre processo de estágios

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A Roche Diagnóstica, empresa do Grupo Roche e líder mundial em tecnologias para diagnósticos in vitro, abriu inscrições para seu programa de estágio de 2017. Há vagas para as áreas de finanças, serviços, médica, atendimento ao cliente e recursos humanos.

“O candidato terá a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas da empresa. A rotatividade interna é uma ferramenta muito importante. Possibilita ao jovem uma experiência completa em relação ao negócio da companhia, algo fundamental para ampliar suas habilidades, rede de relacionamento e formar profissionais mais bem preparados”, explica Henrique Vailati, diretor de RH e Comunicação da Roche Diagnóstica Brasil.

Para candidatar-se, basta estar cursando engenharia, administração, economia, farmácia, biomedicina, ciência da computação, sistemas da informação ou psicologia. As inscrições devem ser realizadas pelo site, e os jovens devem cursar o segundo ano de graduação, ou ter previsão de conclusão entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

AstraZeneca lança ação de arte e educação

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A AstraZeneca inaugurou, em abril, a Exposição Pomarium, que fica em cartaz até 21 de maio na Praça da Matriz, no Centro de Cotia. O projeto, viabilizado pela Lei de Incentivo Fiscal, tem o objetivo de levar arte, educação ambiental, hábitos mais saudáveis, oficinas e entretenimento para toda a população.

A exposição conta com uma estrutura para representação de espécimes da flora brasileira, além de uma floresta elaborada em tamanho natura repleta de obras de arte. O objetivo é conscientizar as pessoas para mudanças em seus hábitos de consumo e comportamentos frente à natureza.

“Temos diversos projetos de responsabilidade social com as comunidades locais, e o Pomarium vai além de proporcionar uma sensação de proximidade com a natureza, valorizando o que ela nos proporciona”, afirma Vanessa Cordaro, diretora executiva de recursos humanos e comunicação da AstraZeneca. Após a conclusão do projeto, os pomares serão doados para a cidade, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A AstraZeneza também possui outros projetos de responsabilidade social, como o Viva a Cultura, ação itinerante pelo Brasil que leva alegria e momentos de descontração para jovens e crianças internadas com câncer, e o Programa Adolescente Saudável, iniciativa global que já beneficiou mais de 20 países, e no Brasil já passou pelo Maranhão, e em 2017 chega ao estado de São Paulo.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Fidelização varejista é tema de debate na FGV

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No dia 18 de maio, o Centro de Excelência ao Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev) realizará o Programa de Fidelidade, Fideliza? Direcionado a diretores, gerentes, profissionais do varejo e seus fornecedores, o evento promete estimular o debate sobre as diferentes soluções de programas de fidelidade disponíveis no mercado brasileiro, e como elas podem ser agregadas ao mercado varejista.

Vários especialistas do segmento estarão reunidos, como Alex Camargo, da Drogal, e Danilo Nascimento, da Dotz, que orientarão sobre como atrair e reter clientes de maneira mais rentável e acessível. “O que se constata hoje são as varejistas, como as drogarias em geral, investindo em ações de curto prazo para captar e cativar a clientela. Atualmente, a tecnologia permite a identificação e a construção de relacionamentos mais perenes com seus consumidores”, ressalta Olegário Araújo, coordenador do evento e pesquisador do GVcev.

O evento estende-se das 8h30 às 13h no Salão Nobre FGV, no bairro da Bela Vista, em São Paulo (SP). Mais informações podem ser acessadas pelo e-mail apoiocev@fgv.br, pelo telefone (11) 3799-7970 ou pelo site da FGV. As inscrições e a programação completa do evento estão disponíveis aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Campanha alerta para risco da automedicação

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Farmácias e drogarias de todo o país estarão unidas nesta sexta-feira, dia 5, em uma ampla campanha de conscientização para alertar a população quanto aos perigos da automedicação. Programada pelas redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a ação integra a terceira fase da Campanha de Saúde – 2017 da entidade, iniciada em março com o objetivo de prestar orientação clínica gratuita e estimular o acompanhamento de doenças crônicas. A data marca também o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, criado pelo governo federal.

Durante a ação, quem visitar uma farmácia associada receberá orientação sobre o uso adequado de medicamentos, os perigos da automedicação, reações adversas, adesão ao tratamento prescrito pelo médico, riscos da superdosagem ou subdosagem e até sobre o descarte apropriado de remédios. Os clientes serão convidados ainda a participar de uma revisão da medicação utilizada.

“Estamos falando de um problema de saúde pública, que interfere na eficácia e na continuidade dos tratamentos, e a farmácia pode atuar como um grande canal de apoio para mudar este cenário”, destaca Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Na data, os clientes dos estabelecimentos credenciados pela Abrafarma responderão também a um teste de dez questões para avaliação sobre o uso correto de remédios em uso. Nos pontos de venda haverá também divulgação de conteúdos educativos relacionados ao tema.

Resultados da campanha de obesidade

A Campanha de Saúde – 2017 da Abrafarma deverá se estender até novembro e envolverá ao todo 13 ações temáticas. As duas primeiras ações aconteceram entre os dias 31 de março e 6 de abril, e tiveram como foco os perigos da obesidade e do sobrepeso. A avaliação de gordura corporal ocorreu em 551 lojas de 19 redes de farmácias e permitiram o atendimento de 13.205 consumidores. Os resultados apontaram que duas entre três pessoas avaliadas estavam com sobrepeso ou obesas (42,2% tinham peso acima do ideal e 35,4% obesas), segundo critério do IMC.

As próximas ações da Abrafarma nas redes de farmácias orientarão a população sobre os riscos do tabagismo, colesterol, diabetes e problemas cardiovasculares, além de informar sobre imunização, autocuidado e atenção ao idoso.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Bayer registra crescimento na América Latina

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A Bayer registrou um aumento de 11% nas vendas da divisão farmacêutica da América Latina (com ajuste dos efeitos cambiais e de portfólio) totalizando €1.034 bilhões de euros em 2016, mantendo sua trajetória de crescimento ao longo dos últimos cinco anos.

Os tratamentos como o anticoagulante oral, Xarelto® (rivaroxabana) e o fármaco oftalmológico Eylia® (aflibercepte) continuaram a contribuir para o forte crescimento da empresa. “O uso e a aceitação dos nossos medicamentos entre pacientes e médicos da região são muito encorajadores e nos motivam a continuar a buscar o aperfeiçoamento a fim de melhorar a vida dos pacientes”, afirma Eduardo Magallanes, vice-presidente da divisão Pharmaceuticals da Bayer na América Latina (foto).

“A inovação é um elemento-chave da nossa estratégia e a pedra fundamental na missão de utilizar a ciência para promover uma vida melhor. Desenvolvemos terapias que oferecem valor agregado aos pacientes, especialmente para doenças com elevadas necessidades médicas”, acrescenta.

A Bayer manteve-se como uma das principais empresas farmacêuticas internacionais na América Latina que mais crescem, de acordo com os dados anuais da empresa de consultoria internacional IMS Health. O negócio farmacêutico da Bayer teve um crescimento positivo em quase todos os países latino-americanos. Brasil e México foram os principais países em vendas para a divisão farmacêutica na região, enquanto a Argentina foi o país que mais cresceu em 2016.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

GSK Brasil contrata nova gerente

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A GlaxoSmithKline Brasil (GSK), companhia farmacêutica dona de marcas conhecidas como Eno, Sensodyne e Cataflam, anuncia a contratação da executiva paulista Andrea Rolim como nova gerente geral da divisão Consumer Healthcare.

Graduada em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Andrea é especializada em marketing e gestão de negócios, já atingindo cargos de diretoria em empresas como Grupo Pão de Açúcar, Kimberley Clark e Unilever. Além disso, atuou desde 2012 como gerente geral da Yum! Brands no Brasil, grupo responsável pelas marcas Pizza Hut, KFC e Taco Bell.

A GSK também anunciou, recentemente, a contratação do americano Rick Sheppard, a quem Rolim se reportará, como gerente geral da mesma divisão para toda a América Latina. Assim como Sheppard, a executiva mudou-se para o Rio de Janeiro para melhor comandar as operações da divisão.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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