Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Campanha alerta para risco da automedicação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias e drogarias de todo o país estarão unidas nesta sexta-feira, dia 5, em uma ampla campanha de conscientização para alertar a população quanto aos perigos da automedicação. Programada pelas redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a ação integra a terceira fase da Campanha de Saúde – 2017 da entidade, iniciada em março com o objetivo de prestar orientação clínica gratuita e estimular o acompanhamento de doenças crônicas. A data marca também o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, criado pelo governo federal.

Durante a ação, quem visitar uma farmácia associada receberá orientação sobre o uso adequado de medicamentos, os perigos da automedicação, reações adversas, adesão ao tratamento prescrito pelo médico, riscos da superdosagem ou subdosagem e até sobre o descarte apropriado de remédios. Os clientes serão convidados ainda a participar de uma revisão da medicação utilizada.

“Estamos falando de um problema de saúde pública, que interfere na eficácia e na continuidade dos tratamentos, e a farmácia pode atuar como um grande canal de apoio para mudar este cenário”, destaca Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Na data, os clientes dos estabelecimentos credenciados pela Abrafarma responderão também a um teste de dez questões para avaliação sobre o uso correto de remédios em uso. Nos pontos de venda haverá também divulgação de conteúdos educativos relacionados ao tema.

Resultados da campanha de obesidade

A Campanha de Saúde – 2017 da Abrafarma deverá se estender até novembro e envolverá ao todo 13 ações temáticas. As duas primeiras ações aconteceram entre os dias 31 de março e 6 de abril, e tiveram como foco os perigos da obesidade e do sobrepeso. A avaliação de gordura corporal ocorreu em 551 lojas de 19 redes de farmácias e permitiram o atendimento de 13.205 consumidores. Os resultados apontaram que duas entre três pessoas avaliadas estavam com sobrepeso ou obesas (42,2% tinham peso acima do ideal e 35,4% obesas), segundo critério do IMC.

As próximas ações da Abrafarma nas redes de farmácias orientarão a população sobre os riscos do tabagismo, colesterol, diabetes e problemas cardiovasculares, além de informar sobre imunização, autocuidado e atenção ao idoso.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress