Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Lockdown inverso: entenda a medida adotada por cidade catarinense que reduziu novos casos de Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A cidade de Chapecó, em Santa Catarina adotou, há pouco mais de dois meses, a operação ‘lockdown inverso’. A ação de enfrentamento à Covid-19, além de novas medidas, intensificou algumas iniciativas que já vinham sendo adotadas, como é o caso da testagem rápida.

Seis pontos de referência de testagem estão em funcionamento, sendo o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão, o Ambulatório da Efapi, a UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento), as unidades de Saúde do distrito de Marechal Bormann, o salão da Igreja Católica do bairro Universitário e o Ginásio de Esportes do Bairro Bela Vista.

Consultas passaram a ser realizadas apenas nos Ambulatórios e na UPA. Os demais pontos servem apenas para realização da testagem rápida. Outro local de testagem foi instalado no Centro de Cultura e Eventos. De acordo com a Administração Municipal, os testes são para quem possui sintomas respiratórios e, conforme pessoas são positivadas, recebem encaminhamento para os ambulatórios.

Dia D de Testagem

A prefeitura também lançou o ‘Dia D de Testagem Covid’, com atendimento, consulta e testagem em todas as 26 unidades de Saúde. Além disso, diariamente as unidades de saúde realizam testes em dez pessoas do seu público, escolhidas aleatoriamente.

Central de Atendimento

Outra novidade anunciada foi a Central de Atendimento para monitorar a situação de saúde dos pacientes e também o cumprimento do isolamento. A Guarda Municipal, PM (Polícia Militar), CBM (Corpo de Bombeiros Militar), PC (Polícia Civil), Vigilância Sanitária e Agentes Comunitárias de Saúde também monitoram ‘in loco’ o cumprimento das medidas de isolamento. De acordo com a Lei Municipal 7.456, de 11 de fevereiro de 2021, quem descumprir o isolamento pode receber advertência e multa, que varia de R$ 150,00 a R$ 500,00, além de processo por crime de ‘infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa’, prevista no artigo 268 do Código Penal.

A prefeitura também solicitou às escolas que pedissem aos pais uma autorização para testes na escola. Embora a recomendação é que ninguém vá à escola com sintomas ou se alguém da família tenha sintomas. Outra novidade foi uma unidade móvel, com médico, farmacêutico, testes e medicamentos, que realiza atendimentos pontuais.

Cai número de testes positivos para Covid-19 entre população com sintomas em Chapecó

Um levantamento divulgado no dia 12 de maio pelo diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, João Lenz, em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid., mostra que o percentual de testes positivos de Covid-19 realizados na rede pública de Chapecó caiu para 11,5%.

No encontro realizado no auditório da Prefeitura para avaliar a situação da pandemia no município, Lenz informou que dos 305 testes realizados no último dia 11, apenas 35 deram positivo e 270 deram negativos. O número é considerado bem positivo, uma vez que em fevereiro os índices de diagnósticos positivos passavam de 60%. Além disso, estão sendo feitos testes aleatórios nas unidades de Saúde e o Dia D de testagem em todas as unidades de saúde, nas sextas-feiras à tarde.

‘Dentro da operação Lockdown Inverso nós estamos testando todos os dias, em todos os lugares, a toda hora, para poder isolar e tratar os contaminados e assim evitar o aumento do número de positivados. Também temos a central de monitoramento e a unidade móvel, para atender e testar nas casas das famílias de positivados e também nas escolas’, disse o prefeito, João Rodrigues. O secretário adjunto da Saúde, Jader Danielli, destacou que a situação se mantém estável há cerca de um mês.

Mesmo com a melhora nos números a recomendação é de que as pessoas sigam tomando as medidas preventivas, de distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.

ENTENDA a medida em entrevista publicada no mês abril, exclusiva com o prefeito João Rodrigues.

Kerolen Lopes

Fonte: Evidenciador

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress