Maiores fabricantes de suplementos detêm até 90% da receita
Dados revelam concentração de mercado em todas as categorias
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em
As maiores fabricantes de suplementos esportivos do país foram determinantes para quadruplicar o volume de vendas desse segmento nos últimos quatro anos. No entanto, a análise por categoria revela que a fatia do faturamento está na mão de poucas indústrias e de algumas varejistas que investem em marcas próprias.
Os dados são da Close-Up Internationale referem-se aos últimos 12 meses até janeiro de 2025, período em que a venda de suplementos em farmácias movimentou R$ 723 milhões. As proteínas correspondem á maior parte da receita – 45,1%. Na sequência aparecem os produtos à base de creatina (26,3%) e as barrinhas proteicas (22,2%).
Venda de suplementos esportivos por categoria
(em milhões de R$)

A pesquisa analisou a demanda por 3.123 SKUs catalogados no varejo farmacêutico, detectando que apenas 11% desses produtos movimentam 80% do faturamento. “Na avaliação por categoria, chamam a atenção os resultados envolvendo a creatina e os aminoácidos, respectivamente com 7% e 6% dos itens sendo responsáveis por 80% das vendas”, comenta Filipe Campos, head de Market Insights & CHC da consultoria.
Confira o top 10 das fabricantes de suplementos por categoria
Entre os principais fabricantes de suplementos esportivos nas farmácias, considerando os três subsegmentos com maior procura nas farmácias brasileiras, a Integralmedica lidera. No entanto, cresce abaixo da concorrência e a Dux Nutrition é que a mais acelera no retrovisor.
Proteína
O subsegmento de proteína registrou receita de R$ 326 milhões. As três primeiras respondem por 41% do faturamento.
| FABRICANTE | VENDAS (EM MILHÕES DE R$) |
| Integralmedica | 56,8 |
| Supley | 42,4 |
| Dux Nutrition | 33,6 |
| Black Skull | 28,6 |
| Probiotica | 24,3 |
| Vitafor | 19,6 |
| Aché | 16,8 |
| Equaliv | 11,3 |
| Cimed | 11,3 |
| Lapon | 5,6 |
| Outros | 67,1 |
Fonte: Close-Up International
Creatina
A creatina contabilizou R$ 190,3 milhões em faturamento no período. Novamente a primeira posição está nas mãos da Integralmedica, quase o dobro à frente da segunda colocada. A concentração é ainda mais notória, com as empresas do top 3 contabilizando 69% da receita. E vale destacar o quarto lugar das Farmácias Pague Menos.
| FABRICANTE | VENDAS (EM MILHÕES R$) |
| Integralmedica | 68,9 |
| Dux Nutrition | 37,9 |
| Supley | 23,7 |
| Pague Menos | 7,9 |
| Health Labs | 7,3 |
| Equaliv | 7,3 |
| Vitafor | 5,5 |
| Probiotica | 5,2 |
| Cimed | 4,6 |
| Black Skull | 3,4 |
| Outros | 16,1 |
Fonte: Close-Up International
Barrinha de proteína
Novos players disputam as três primeiras colocações e detêm 59% de market share. A Integralmedica está tranquila na dianteira, mas Bold Snacks e Danone acirram a briga pelo segundo posto. Esta última parece apostar fichas altas na categoria e cresceu mais de 2.600% em um ano.
| FABRICANTE | VENDAS (EM MILHÕES R$) |
| Integralmedica | 51,9 |
| Bold Snacks | 25,1 |
| Danone | 17,3 |
| Nutrata | 12 |
| Dux Nutrition | 10,7 |
| Supley | 9,3 |
| Atlhetica Nutrition | 6,8 |
| Black Skull | 4,6 |
| Bio2 Organic | 3,2 |
| Banana Brasil | 2,4 |
| Outros | 15,1 |
Fonte: Close-Up International