Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mairiporã é a cidade que mais registrou mortes por febre amarela no estado de SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medo da febre amarela afasta turistas e afeta economia de Mairiporã (SP)

Mairiporã é a cidade que mais registrou mortes por febre amarela no estado de SP desde 2017, segundo novo balanço divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria Estadual de Saúde. O número de mortes por febre amarela silvestre no estado subiu para 52 e só em Mairiporã foram 23 mortos, além de 77 casos suspeitos. Em toda a cidade, 235 macacos morreram desde o ano passado.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde 2017, 57,4% das infecções por febre amarela foram contraídas em Mairiporã, 12,6% em Atibaia e 3,7% em Amparo. As três cidades respondem por três quartos dos casos de febre amarela silvestre no estado, e já têm ações de vacinação em curso desde o ano passado. Não há casos confirmados na capital paulista.

VEJA ONDE É POSSÍVEL TOMAR A VACINA

DEVO ME VACINAR AGORA? Tire dúvidas

VEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A DOENÇA

Localizada na serra da Cantareira, com muitos sítios, chácaras e áreas verdes, Mairiporã se tornou um tradicional reduto de festas de casamento na Grande São Paulo, além de destino de turistas que buscam contato com a natureza. No entanto, muitas pessoas estão deixando de visitar a cidade por conta da febre amarela, a situação está impactando a economia e até casamentos já foram adiados.

Segundo Iracema Rodrigues, empresária local, o movimento do seu estabelecimento caiu mais de 70% desde o início dos casos da doença registrados na cidade. “Antigamente isso aqui era lotado, as pessoas gostavam de ficar aqui”.

Os hotéis também sentiram esse impacto – vários não tinham nenhum hóspede no fim de semana e, segundo a secretaria de Turismo, 60% das reservas foram canceladas nesse período de férias.

Febre amarela: tudo o que você precisa saber

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

 

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress