Marcas digitais crescem 200% na RD Saúde
Produtos, que surgiram primeiro na internet, aumentaram presença de jovens nas lojas físicas
por César Ferro em
e atualizado em


As marcas digitais vêm ganhando protagonismo no mix das bandeiras da RD Saúde. Com um aumento de 3,8 pontos percentuais (p.p.) na participação dos dermocosméticos, as vendas desses itens cresceram 200% de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.
A expansão, na visão do diretor comercial Wesley Rodrigues, se explica pela estratégia de divulgação. “As vendas foram impulsionadas por novos contratos de exclusividade e ações de marketing com influenciadores”, argumenta.
Marcas trouxeram público mais jovem para a loja
Um perfil mais jovem e digitalizado foi atraído pela modernização do mix da RD Saúde. Com a chegada das marcas digitais, a presença de clientes com até 35 anos nas lojas cresceu 16 p.p., afirma o executivo.
Tal movimento leva a um insight inesperado: a maior parte das vendas ocorre nas lojas físicas, apesar da natureza digital das marcas. “Esses produtos têm a mesma participação nas farmácias que os demais de dermocosméticos, o que destaca a importância do canal físico”, declara.
Atualmente o grupo trabalha com fabricantes como Sallve, Principia, Ollie, Creamy e Simple Organic.
Por que as marcas digitais de beleza crescem no varejo físico?
Em junho, Rodrigues elencou os principais motores para o avanço:
- Acesso imediato: não é necessário esperar a entrega
- Cross-sell: compra por impulso
- Interação com público novo: consumidores que acabam conhecendo as marcas por meio do varejo físico
RD Saúde atua com marcas digitais desde 2021
Ainda em 2021, a RD Saúde começou um projeto piloto em São Paulo com a Sallve. O contrato pressupõe um período de exclusividade e a elaboração de um planejamento conjunto, que inclui a definição de preço, as ativações e os pontos de venda.