As compras online se incorporaram à rotina dos brasileiros e, agora, um formato assume o protagonismo: o marketplace. Segundo um estudo inédito da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, 85% dos consumidores concentram nessas plataformas suas aquisições no ambiente virtual.
Entre as facilidades que explicariam esse sucesso estão preços mais baixos e uma ampla escolha de produtos e serviços. “Hoje, o varejista que quer ser relevante no e-Commerce precisa ter uma estratégia sólida nas diversas plataformas digitais”, comenta o presidente da SBVC, Eduardo Terra.
O estudo entrevistou 1 mil consumidores em todo o país e teve como objetivo entender o perfil do shopper brasileiro que compra em sites de marketplace. A íntegra do estudo pode conferida aqui.
Outros insights sobre as compras online
O estudo também apontou que 80% dos consumidores afirmam utilizar mais de um marketplace antes de fechar suas compras online. E essa pesquisa tem um motivo e esse motivo é a principal razão para esses sites terem ganho mais relevância: preços baixos.
Para 73% dos consumidores, o principal motivo para a compra nesses espaços é “encontrar preços mais baixos”. Na sequência vem a conveniência (60%) e o portfólio mais amplo (55%).
PIX ganha força como forma de pagamento
As compras online são digitais, mas o pagamento ainda é majoritariamente “físico”. O campeão de uso é o cartão de crédito, principalmente para parcelar as aquisições, mas o Pix vem ganhando terreno.
Segundo o estudo, 20% dos consumidores já usam a plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central em suas transações em plataformas digitais. “A velocidade de adesão a esse meio de pagamento pelos consumidores mostra que o Pix caiu nas graças da população”, aponta o executivo.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico