Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
A consolidação da venda de suplementos nas farmácias respalda os planos de expansão da Maxinutri. A fabricante paranaense prevê acelerar o ritmo de novos produtos, com os quais pretende reforçar sua posição de protagonismo no mercado de OTC.
Para este ano estão previstos 35 novos lançamentos, que se somarão aos mais de 200 SKUs da empresa. Especializado em suplementação alimentar, o laboratório aproveitou a Abradilan Conexão Farma como vitrine para difundir essas novidades. O objetivo é elevar presença em todas as unidades da Federação, valendo-se do apoio e da capilaridade das distribuidoras regionais.
Um dos mais recentes carros-chefes do portfólio é o Dermup Beauty Whey, versão em pó com cinco sabores – cacau, iogurte de morango, pistache, baunilha e neutro. A fórmula é uma combinação de whey isolado e hidrolisado, colágeno verisol, ácido hialurônico, vitaminas A e C, biotina e zinco. “O produto destaca-se por sua formulação completa, com sabor único e marcante, além de sua ótima dissolução que não deixa resíduos”, observa Fernando Ferdinandi, CEO da Maxinutri.
Na linha de creatinas em pó, quatro novos itens passaram a integrar o mix. Uma delas é pura e as outras três estão associadas a substâncias que atuam nas articulações (Creatina Artro), no pré-treino (Creatina Fire) e no cérebro (Creatina intelectum).
Maxinutri projeta lançamentos em 20 mil PDVs neste ano
A forte conexão com o atacado é um dos trunfos da Maxinutri para abastecer o varejo. A parceria com cerca de 200 distribuidoras permite uma positivação em mais de 80 mil pontos de venda em todo o Brasil. Essa é a estratégia para os atuais lançamentos, cuja expectativa é que estejam nas gôndolas de 20 mil farmácias já no primeiro ano.
‘’Nosso objetivo é ambicioso e estamos preparados para assegurar ampla presença no varejo farmacêutico. A venda indireta representa 93% do nosso volume de negócios”, observa Lucas Franco, gerente nacional de vendas.
Ele acrescenta que o planejamento inclui expressivos investimentos no treinamento do time das distribuidoras e, principalmente, dos balconistas – estes, segundo Franco, desempenham papel essencial quanto à recomendação do produto. ‘’Além disso, teremos uma ação intensa de degustação e experimentação para que o consumidor conheça de perto a qualidade e os benefícios de nossos lançamentos’’, pontua.
Inovação é premissa para lançamento de produtos
O catálogo da fabricante ficou ainda mais revigorado com o Ascorvit C Argi. Fonte de vitamina C, auxilia no funcionamento do sistema imune e está disponível em comprimidos. Já o Thermo Coffee contém em sua composição café arábica, cacau, Taurina, L-Carnitina, cromo, cafeína, pimenta vermelha entre outros ativos,. Contém dois sabores – Mocaccino e Latte Vanilla. “Inclusive, a linha teve excelente repercussão entre os participantes da Abradilan Conexão Farma”, reforça Franco.
Mensalmente, a Maxinutri atende 40 mil PDVs em média e a meta é ampliar ainda mais a capilaridade. A inauguração, até dezembro, da terceira fábrica em Arapongas (PR), onde já opera duas unidades, dará mais fôlego a esse objetivo. “O alto grau de inovação e a expertise do time comercial são aval para impulsionar a visibilidade e a conversão em vendas’’, conclui Fernando Ferdinandi.
Referência no mercado de suplementação, a Maxinutri já sinalizava, em junho passado, que atingiria um recorde histórico de vendas no varejo brasileiro. Além do mercado nacional, a empresa também exporta para 19 países de todos os continentes. No Brasil, também se destaca na terceirização, atendendo grandes players da indústria de prescrição