Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Crescimento da Maxinutri tem recorde histórico em 2024

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

CRESCIMENTO DA MAXINUTRIMaxinutri, indústria farmacêutica, medicamentos, suplementos, nutracêuticos, farmacêutica brasileira
O diretor de operações Jonas Laurentino e o gerente nacional de vendas Lucas Franco | Foto: Divulgação

O crescimento da Maxinutri vem alcançando recordes históricos em 2024. Nos últimos 12 meses até junho deste ano, a farmacêutica brasileira focada em suplementação e nutracêuticos movimentou R$ 272,7 milhões em vendas no varejo. O aumento percentual em relação ao mesmo período anterior foi de 54,7%, contra 5,7% na média de incremento geral da indústria.

Os dados da IQVIA revelam um avanço significativo da companhia na categoria de OTC, o que a posiciona entre as 35 maiores fabricantes do mercado farmacêutico brasileiro de julho do ano passado a junho de 2024. O desempenho impressionante reflete-se no crescimento de dois dígitos em todas as unidades da Federação, com aumentos acima de 100% no Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O resultado acompanha o maior nível de produção registrado pela indústria em sua trajetória de 17 anos. Mais de 140 milhões de cápsulas e comprimidos saem mensalmente de seu complexo fabril em Arapongas, no interior do estado do Paraná.

A jovem farmacêutica vem colhendo os frutos de um direcionamento estratégico que estruturou canais exclusivos de relacionamento com distribuidoras regionais. Hoje, 190 empresas atuam em parceria com a Maxinutri, permitindo o abastecimento de quase 80 mil pontos de venda em todo o Brasil. “A venda indireta por meio de distribuidores representa 93% do nosso volume de negócios”, destaca Lucas Franco, gerente nacional de vendas.

A parceria com as distribuidoras evolui consistentemente a cada ano, com muitas dessas empresas operando em um modelo de compartilhamento de informações, que possibilita à Maxinutri otimizar a eficiência de estoque e a execução das vendas. “Trabalhamos com sistemas integrados, o que nos permite garantir a disponibilidade de estoque em todo o Brasil, prevenindo rupturas. Além disso, colaboramos diretamente com o time de distribuição para aumentar nossa presença nos pontos de venda”, comenta Franco.

“Disponibilidade é o pilar central da nossa execução. Por meio da parceria com os distribuidores e o alto índice de recompra de nossos produtos, atingimos, em média, 60 mil PDVs a cada trimestre”, celebra Franco, que lidera o time comercial da Maxinutri responsável por essa estratégia em todo o Brasil.

Crescimento da Maxinutri tem forte influência de blockbusters

O crescimento da Maxinutri resulta também de um olhar mais atento ao gerenciamento de categorias e à otimização do sortimento. “Nosso mix reúne 180 apresentações ativas. É um volume compacto, mas com muitos produtos líderes ou entre as primeiras posições em seus respectivos mercados”, reforça o executivo.

Um dos exemplos é o di-magnésio malato, cuja demanda aumentou 85% no mercado no último ano e 120% na Maxinutri, que já detém 18% das vendas desse produto. O market share da empresa também alcança 24% no caso da coenzima Q10 e chega a 42% com a vitamina B12. O mais novo carro-chefe da farmacêutica promete ser a linha de probióticos Floramais, destinada à saúde gastrointestinal, com 1 bilhão de lactobacilos vivos por cápsula. ‘Essa família de produtos tem distribuição nacional e a expectativa é ampliá-la já em 2025’, antecipa.

Maxinutri amplia capacidade fabril e de distribuição

Para alicerçar esse desempenho, a Maxinutri escora-se na melhoria da capacidade produtiva e logística, sob a condução do diretor de operações Jonas Laurentino. Desde o ano passado a indústria implementou um turno adicional no seu site em Arapongas, que concentra uma planta dedicada a frascos e outra a blisters e sachês.

Uma terceira unidade no mesmo local está em fase de construção, com 55% do cronograma de obras concluído e previsão de entrega em meados de 2025. “Essa ampliação pode elevar em até 60% nosso ritmo de produção”, pontua. A estrutura de distribuição foi encorpada com o dobro da frota de caminhões e a abertura do segundo CD no município paranaense.

As operações da Maxinutri atendem o varejo interno e o Exterior, com exportações para 19 países de todos os continentes, chanceladas por certificações da FDA, Anvisa e FSC22000. A fabricante também investiu em um parque fabril e um corpo técnico de ponta para obedecer aos mais rigorosos padrões tecnológicos e de qualidade, suprindo as necessidades de indústrias que necessitam de um parceiro para terceirização.

Com essa premissa, a Maxinutri tornou-se referência no segmento, atendendo grandes players da indústria farmacêutica, além de protagonizar a produção de produtos de marca própria de redes de farmácias como RD e Grupo DPSP.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!