O crescimento da Maxinutri vem alcançando recordes históricos em 2024. Nos últimos 12 meses até junho deste ano, a farmacêutica brasileira focada em suplementação e nutracêuticos movimentou R$ 272,7 milhões em vendas no varejo. O aumento percentual em relação ao mesmo período anterior foi de 54,7%, contra 5,7% na média de incremento geral da indústria.
Os dados da IQVIA revelam um avanço significativo da companhia na categoria de OTC, o que a posiciona entre as 35 maiores fabricantes do mercado farmacêutico brasileiro de julho do ano passado a junho de 2024. O desempenho impressionante reflete-se no crescimento de dois dígitos em todas as unidades da Federação, com aumentos acima de 100% no Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O resultado acompanha o maior nível de produção registrado pela indústria em sua trajetória de 17 anos. Mais de 140 milhões de cápsulas e comprimidos saem mensalmente de seu complexo fabril em Arapongas, no interior do estado do Paraná.
A jovem farmacêutica vem colhendo os frutos de um direcionamento estratégico que estruturou canais exclusivos de relacionamento com distribuidoras regionais. Hoje, 190 empresas atuam em parceria com a Maxinutri, permitindo o abastecimento de quase 80 mil pontos de venda em todo o Brasil. “A venda indireta por meio de distribuidores representa 93% do nosso volume de negócios”, destaca Lucas Franco, gerente nacional de vendas.
A parceria com as distribuidoras evolui consistentemente a cada ano, com muitas dessas empresas operando em um modelo de compartilhamento de informações, que possibilita à Maxinutri otimizar a eficiência de estoque e a execução das vendas. “Trabalhamos com sistemas integrados, o que nos permite garantir a disponibilidade de estoque em todo o Brasil, prevenindo rupturas. Além disso, colaboramos diretamente com o time de distribuição para aumentar nossa presença nos pontos de venda”, comenta Franco.
“Disponibilidade é o pilar central da nossa execução. Por meio da parceria com os distribuidores e o alto índice de recompra de nossos produtos, atingimos, em média, 60 mil PDVs a cada trimestre”, celebra Franco, que lidera o time comercial da Maxinutri responsável por essa estratégia em todo o Brasil.
Crescimento da Maxinutri tem forte influência de blockbusters
O crescimento da Maxinutri resulta também de um olhar mais atento ao gerenciamento de categorias e à otimização do sortimento. “Nosso mix reúne 180 apresentações ativas. É um volume compacto, mas com muitos produtos líderes ou entre as primeiras posições em seus respectivos mercados”, reforça o executivo.
Um dos exemplos é o di-magnésio malato, cuja demanda aumentou 85% no mercado no último ano e 120% na Maxinutri, que já detém 18% das vendas desse produto. O market share da empresa também alcança 24% no caso da coenzima Q10 e chega a 42% com a vitamina B12. O mais novo carro-chefe da farmacêutica promete ser a linha de probióticos Floramais, destinada à saúde gastrointestinal, com 1 bilhão de lactobacilos vivos por cápsula. ‘Essa família de produtos tem distribuição nacional e a expectativa é ampliá-la já em 2025’, antecipa.
Maxinutri amplia capacidade fabril e de distribuição
Para alicerçar esse desempenho, a Maxinutri escora-se na melhoria da capacidade produtiva e logística, sob a condução do diretor de operações Jonas Laurentino. Desde o ano passado a indústria implementou um turno adicional no seu site em Arapongas, que concentra uma planta dedicada a frascos e outra a blisters e sachês.
Uma terceira unidade no mesmo local está em fase de construção, com 55% do cronograma de obras concluído e previsão de entrega em meados de 2025. “Essa ampliação pode elevar em até 60% nosso ritmo de produção”, pontua. A estrutura de distribuição foi encorpada com o dobro da frota de caminhões e a abertura do segundo CD no município paranaense.
As operações da Maxinutri atendem o varejo interno e o Exterior, com exportações para 19 países de todos os continentes, chanceladas por certificações da FDA, Anvisa e FSC22000. A fabricante também investiu em um parque fabril e um corpo técnico de ponta para obedecer aos mais rigorosos padrões tecnológicos e de qualidade, suprindo as necessidades de indústrias que necessitam de um parceiro para terceirização.
Com essa premissa, a Maxinutri tornou-se referência no segmento, atendendo grandes players da indústria farmacêutica, além de protagonizar a produção de produtos de marca própria de redes de farmácias como RD e Grupo DPSP.