A redução no risco de doenças cardíacas é a mais nova indicação do medicamento para emagrecer Wegovy, da Novo Nordisk. Com a aprovação da FDA para mais esse uso, a semaglutida, princípio ativo também presente no Ozempic, ganha mais uma funcionalidade. As informações são do Terra.
Dentre as possibilidades de uso do remédio destacadas pelo órgão regulador norte-americano estão:
- Reduzir o risco de ataque cardíaco
- Reduzir o risco de AVC em adultos com sobrepeso ou obesos e com doenças cardiovasculares
- Reduzir risco de morte cardiovascular
O porta-voz da agência, John Sharretts, destacou que esse é “o primeiro medicamento para emagrecer a ser aprovado também para ajudar a prevenir eventos cardiovasculares potencialmente fatais”.
A aprovação não abrange o Ozempic, que possui uma concentração menor de semaglutida.
Medicamento para emagrecer não é solução sozinho
Apesar de aprovado para prevenir alguns problemas cardíacos, o Wegovy “não faz milagre”. O uso do medicamento deve ser acompanhado por mudanças no estilo de vida, como uma dieta mais equilibrada e uma rotina regular de exercícios físicos.
Apesar da decisão da FDA, a Anvisa ainda não estudou a possibilidade do uso da semaglutida para males cardiovasculares.
Além disso, o medicamento em questão sequer foi aprovado no Brasil, sendo apenas seu “irmão mais velho”, o Ozempic, liberado no mercado nacional.
Risco caiu 20%
De acordo com o estudo clínico duplo-cego que baseou a decisão da FDA, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares foi 20% menor nos pacientes que fizeram uso do Wegovy, contra aqueles que receberam placebo.
A pesquisa contou com 17,6 mil pacientes, todos eles orientados a fazer exercícios físicos e manter uma dieta saudável durante o tratamento.