Um médico italiano que foi vacinado contra o novo coronavírus há seis dias foi diagnosticado com a Covid-19, informaram as autoridades sanitárias da Itália neste domingo (3/1). O profissional de saúde, cuja identidade não foi revelada, está entre os primeiros a serem imunizados no país com a vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech.
Veja também: Covid-19: 42 pessoas receberam medicamento em vez de vacina nos EUA
Segundo as autoridades sanitárias locais, o médico foi hospitalizado no sábado e está sendo acompanhado, mas não apresenta sintomas. A hipótese é de que a contaminação não esteja correlacionada com a eficácia da vacina, porque a suspeita é de que o vírus já estava incubado antes da imunização.
Siga nosso Instagram
O presidente do Conselho Superior se Saúde da Itália, Franco Locatelli, explicou que a proteção imunológica contra a infecção pelo vírus Sars-CoV-2 “só está completa após a administração da segunda dose da vacina anti-Covid-19“.
“Em artigos científicos é claramente relatado que mesmo em estudos clínicos as pessoas que foram infectadas após a primeira dose, precisamente porque a resposta imunológica ainda não é completamente protetora. E só se torna assim após a segunda dose. Esse é um dos motivos para não abandonarmos o comportamento responsável após a vacinação”, alertou.
As pessoas que tiveram contato com o médico recentemente estão sendo monitoradas para acompanhar se desenvolverão os sintomas ligados á Covid -19. Ele, inclusive, teria participado da campanha de vacinação na cidade de palermo.
Fonte: Fato a Fato