Mercado de manipulados é opção também para os pets

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pets – Um dos maiores desafios dos tutores, quando seus animais de estimação estão doentes ou convivem com problemas de saúde, é medicá-los. Tenta-se de tudo, misturar o remédio em outro alimento e até colocar o comprimido direto na garganta, mas nem sempre a tarefa é cumprida com êxito. De olho nesta carência e tornando este momento menos traumático, o mercado de medicamentos e produtos manipulados para pets está em crescimento. Esses remédios podem ser encontrados em diversos formatos e sabores – como os tradicionais em carne e frango, e até os doces, como o de leite condensado – facilitando a aderência do bichinho ao tratamento.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A proprietária da farmácia de manipulação veterinária Upvet, de Santa Cruz do Sul, Cristina Coradi, afirma que de cinco anos para cá, este mercado triplicou no que diz respeito ao interesse e a preocupação em proporcionar tratamentos mais eficazes e menos agressivos aos animais. ‘Às vezes, o tratamento indicado para um Chow-chow não é o indicado para um Yorkshire que sofre do mesmo problema. Por isso que o medicamento manipulado é produzido para a necessidade específica do animal, tornando o tratamento mais eficaz e mais rápido’, alerta.

Entre as vantagens dos manipulados, Cristina afirma que são feitos na quantidade exata para o tratamento e na dosagem específica para cada animal, levando em conta raça, peso e idade. ‘Certas vezes é prescrito ao animal meio comprimido a cada 12 horas, por exemplo, mas não há garantia de que em meio comprimido vão estar todas as miligramas do medicamento necessárias. O comprimido pode esfarelar e se perder medicação’, esclarece, ao citar que os medicamentos manipulados são muito procurados por tutores que têm pets com problemas de pele, nos olhos, ósseos, cardíacos, além de obesidade, osteoporose e otite. ‘Na manipulação dos medicamentos leva-se em conta a quais componentes o pet é alérgico ou se determinada substância poderia desencadear outros problemas de saúde, ou ainda, agravar os que ele já tem’, acrescenta Cristina.

Na compra os tutores encontram, além dos comprimidos tradicionais, opções em biscoitos e pastas saborizadas, além de tamanhos diversos. Segundo Cristina, os biscoitos saborizados têm aceitação de 80% dos clientes, contudo, para os bichinhos que os rejeitam, a alternativa é a pasta, como para os gatos, que pode ser misturada na ração. Outras opções usadas no cuidado com a saúde dos animais são xaropes, soluções, suspensões e até sopas de suplementação. ‘Ela é vendida em pó e é só diluir na água. Tem um cheiro delicioso. Veterinários já testaram alimentar o animal em tratamento com a sopa de suplementação utilizando sonda e deu super certo’, sinaliza.

LINHA COSMÉTICA

Além dos medicamentos, o mercado oferece também produtos, como os da linha cosmética. Entre eles os xampus, que podem ter em sua base nano vitaminas, produzidos de acordo com a pele e o fio do pelo do animal, diminuindo, assim, eventuais problemas alérgicos ou quedas e colaborando para maciez e hidratação. Nessa linha também há protetores solares, condicionadores, cremes, sprays, entre outros.

PARA FICAR DE OLHO

Entre as recomendações importantes, Cristina alerta que a produção destes medicamentos e produtos segue orientações muito rigorosas e, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), não podem ser utilizados em animais consumidos por humanos. Outra dica importante, de acordo com ela, é que toda medicação manipulada só pode ser vendida com prescrição médica, o que vale também para produtos da linha cosmética, como por exemplo os xampus medicamentosos, utilizados para conter alergias.

FLORAIS

Assim como ocorre com os humanos, os florais auxiliam a tratar desequilíbrios emocionais que impactam na saúde e no bem-estar dos animais, como durante a adaptação com uma nova família ou com um novo animal, quando têm hiperatividade, passam por traumas difíceis de ser superados, estão estressados ou com medo, como quando são expostos ao som de foguetes na virada de ano.

Fonte: Portal Arauto FM

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/10/plano-gratuito-da-clinicarx-viabiliza-servicos-clinicos-em-pequenas-farmacias/

Notícias Relacionadas