
O mercado de personal care movimentou cifras superiores a R$ 38,9 bilhões nas farmácias brasileiras em 2024, um avanço de 13,1% sobre o ano anterior. O segmento já representa 35,9% do volume de vendas de produtos de consumer health. Os dados foram apresentados por Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de CH da IQVIA, durante o Abradilan Conexão Farma.
Entre as categorias de personal care mais promissoras, duas chamaram mais a atenção. Os itens voltados aos cuidados labiais tiveram como principal impulso o blockbuster Carmed, da Cimed. Os repelentes também apresentaram uma consistente evolução de 13.2%. Por outro lado, grandes cestas como cuidados da face, produtos para cabelos, desodorantes e cremes depilatórios, tiveram incremento abaixo da média.
“Ainda que constitua uma pequena parcela da cesta de personal care, a categoria de repelentes apresentou a segunda maior alta em 2024. A epidemia de dengue exerceu impacto significativo nas vendas”, afirma Danté. Já o mercado no qual está inserida a Carmed vem ganhando tração desde 2023, em função do sucesso de novos produtos. “Esse movimento se intensifica nas épocas mais frias, favorecendo o crescimento contínuo da categoria”, acrescenta.
Mercado de personal care nas mãos de poucos fabricantes
A pesquisa também indica uma excessiva concentração do bolo nas mãos de poucas fabricantes. As 20 maiores indústrias atuantes no segmento detêm 69% da receita.
As 20 maiores fabricantes de personal care
(em bilhões de R$ no ano passado)

“A compra de produtos da categoria de personal care acontece principalmente no varejo alimentar, especialmente produtos de higiene pessoal. Ainda assim, são itens que impulsionam o fluxo de consumidores nas farmácias, tornando essas categorias um fator relevante para a recorrência de visitas e potencializando oportunidades de vendas”, finaliza Danté.