Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mercado farmacêutico se despede de Pedro Zidoi

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pedro Zidoi
Foto: Guto Marcondes

 

Um dos ícones do varejo farmacêutico nacional, Pedro Zidoi Sdoia faleceu às 13h deste domingo, dia 24. O empresário e dirigente destacou-se como presidente da Associação do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA) entre 1973 e 2022, além de ter exercido a mesma função por 29 anos no Sincofarma/SP – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.

Aos 94 anos e natural de Dois Córregos (SP), Zidoi deixa a esposa Maria Helena, os filhos Luis Roberto e Pedro Maurício, noras, netos, bisnetos e um grande legado para as farmácias brasileiras. Foi um participante ativo do trabalho em defesa da modernização do setor. O velório acontecerá no Cemitério Gethsêmani (Praça da Ressurreição, 1, Morumbi) nesta segunda-feira, dia 25, a partir das 12h. O sepultamento ocorrerá às 16h.

Início da carreira de Pedro Zidoi

Pedro Zidoi Sdoia_ABCFARMA_fotoSua vida profissional teve início como a de muitos empreendedores. Aos 14 anos, começou sua carreira na Farmácia Central, localizada em Dois Córregos. O proprietário era o farmacêutico Romão Grael, seu primeiro professor. Em uma cidade com apenas três médicos e uma Santa Casa, a loja funcionava também como um centro de saúde e fez Zidoi assimilar desde cedo o verdadeiro papel do varejo farmacêutico.

Aos 18 anos, Zidoi deixou seu município natal rumo à capital paulista em busca de novas oportunidades. Trabalhava durante o dia e estudava à noite, período em que fez vários cursos técnicos e o ajudou a se tornar gerente de farmácia. Aos 22 anos, comprou seu primeiro estabelecimento.

Ele também adquiriu outros negócios na indústria farmacêutica e de embalagens. Mas a ligação com a farmácia falou mais alto. Clientes fiéis da Farmácia São Miguel, no bairro paulistano do Brás, o conheciam carinhosamente como Pedrinho da Farmácia.

Dirigente setorial incansável

Muito além da trajetória empreendedora, Pedro Zidoi decidiu lutar em prol do varejo farmacêutico por meio da atuação em importantes entidades ligadas ao setor e ao comércio em geral. Assumiu a presidência da ABCFARMA em 1973. Desde então, a entidade assumiu papel de destaque em conquistas como a liberação da venda de outros produtos nas drogarias.

Em 2019, outra importante reivindicação da entidade foi atendida. A Deliberação nº 5 do CRF-SP adiou por tempo indeterminado a obrigação das farmácias e drogarias de manterem um responsável técnico farmacêutico durante todo o período de funcionamento do estabelecimento, incluindo os horários de intervalos para refeição e descanso. Hoje, a resiliência das farmácias independentes é uma realidade graças também ao trabalho da ABCFARMA.

Zidoi conciliou a direção da ABCFARMA e do Sincofarma/SP com atuações como membro da Academia Nacional de Farmácia, diretor da FECOMÉRCIO/SP, conselheiro do SENAC-SP, conselheiro executivo da Câmara Brasileira de Produtos Farmacêuticos – CBFARMA e da Confederação Nacional do Comércio. Também foi membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo e vice-presidente da GS1 Brasil. Além disso, foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com o título de Cidadão Paulistano e recebeu, em 2019, o prêmio Personalidade do Ano das mãos da Abrafarma, em razão dos 60 anos da entidade.

Repercussão

Importantes representantes do setor fizeram questão de enaltecer a trajetória de Pedro Zidoi.

Edison Tamascia, presidente executivo da Febrafar

“Tudo o que eu disser será pouco para definir a importância do Pedro Zidoi. Ele foi incansável e teve uma vida plena, dedicada a defender o protagonismo e a prosperidade do varejo farmacêutico. Tive a grata satisfação de conviver com ele no apoio a bandeiras como o Programa Farmácia Popular e nas convenções sensacionais promovidas pela ABCFARMA. Sua liderança sindical é um exemplo para todos”

Luis Marins, presidente da Ascoferj

“Nos despedimos de uma pessoa cuja história de vida se confunde com a história do varejo farmacêutico. Muito dessa jornada passa por sua coragem em levantar e defender as bandeiras do setor. O Sr. Pedro Zidoi parte, mas deixa um legado imensurável. Nós, da Ascoferj, somos gratos pela caminhada que fizemos juntos até hoje”

 

Rafael Espinhel, presidente executivo da ABCFARMA

“Para sempre o maior nome do varejo farmacêutico do país. Zidoi foi nosso fundador e inspirador, deixando como marca registrada uma trajetória de realizações, profissionalismo e conquistas. Na presidência da ABCFARMA, ele associou paixão e competência para liderar os movimentos que resultaram, nos últimos 60 anos, em vitórias e avanços – além de ser um gentleman no trato pessoal com seus colaboradores e aliados.

Por isso, todos que o conheceram pessoalmente nutriram admiração, carinho e as maravilhosas lembranças de um grande homem. Sua trajetória marcou, inspirou e transformou a vida de muitos. E engrandeceu, para sempre, o comércio farmacêutico de todo o país, a começar por São Paulo – consagrando a ABCFARMA como a mais respeitada entidade do setor.

Ele foi, sem dúvida, a maior referência que um dirigente do varejo farmacêutico poderia construir e deixar como exemplo – inclusive em sua histórica farmácia no bairro do Brás, onde atendeu cada cliente como se fosse o único, por mais de 50 anos”

Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma

Pedro Zidoi
Foto: Guto Marcondes

A Abrafarma emitiu uma nota oficial nas redes sociais em homenagem a Zidoi. E o CEO Sergio Mena Barreto também deu seu testemunho pessoal.

“Conhecia o Pedro há mais de 30 anos, e nos últimos 22 tive a satisfação de conviver mais de perto com ele em razão de sermos presidentes das duas maiores entidades do varejo farmacêutico brasileiro. Foram muitos encontros para pensar juntos um futuro melhor para as quase 90 mil farmácias do nosso país. Para mim, era um enorme prazer encontrá-lo a cada vez.

Em 2019, propus ao Conselho da Abrafarma, que aceitou prontamente, a outorga do prêmio Personalidade do Ano ao Pedro. Foi uma agradável surpresa que fizemos a ele naquela noite, uma forma de honrá-lo por tantos anos de serviços prestados ao setor farmacêutico brasileiro.

Mas muito além do respeito e admiração profissional, eu tive com o Pedro uma relação de amizade. Ao nos despedirmos, ele sempre me saudava com um beijo na face, gesto de carinho que carregarei comigo para sempre”

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress