Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Mulheres na menopausa têm maior risco de desenvolver covid-19 grave

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma pesquisa da King’s College London publicada no periódico médico medRxiv demonstrou que altos níveis de estrogênio podem ter um efeito protetor contra o novo coronavírus e que, por essa razão, mulheres na menopausa apresentariam maior risco de desenvolver a covid-19 de forma grave, já que esse hormônio tem uma queda brusca nessa fase.

O estrógeno, além de determinar as funções do corpo feminino, como o ovulação, interage com o sistema imunológico, influenciando quantas células imunológicas são produzidas e como elas respondem à infecção, conforme ressalta o estudo.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Leia também: País testa quatro das seis vacinas contra a covid-19 mais avançadas do mundo

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 500 mil mulheres na pós-menopausa, pré-menopausa usando pílula contraceptiva oral combinada (progesterona e estrógeno) e na pós-menopausa em terapia de reposição hormonal no Reino Unido entre 7 de maio e 15 de junho por meio de um aplicativo.

Eles observaram que a covid-19 era mais frequente em mulheres na pós-menopausa e, na faixa etária entre 45 a 50 anos, havia um maior risco de sintomas como anosmia (perda de paladar e olfato), febre e tosse persistente e de necessidade de internação para tratamento com oxigênio.

A prevalência da covid-19 entre mulheres que tomavam contraceptivo combinado, entre 18 e 45 anos, era mais baixa e a frequência de sintomas também. A taxa de hospitalização também foi significativamente menor.

A partir desses dados, os pesquisadores levantaram a hipótese de que o estrógeno poderia servir como protetor contra a doença. Estudos anteriores sobre SARS-CoV e MERS sugerem que isso possa explicar por que homens de todas as idades têm maior risco de infecção grave, incluindo a covid-19.

Já em mulheres na pós-menopausa, entre 50 e 65 anos, que faziam reposição hormonal, a frequência da doença foi alta, mas a gravidade, não, apresentando baixa taxa de hospitalização.

Saiba mais: Vírus causador da covid-19 tem ao menos seis subtipos

Nos Estados Unidos, a idade média para a menopausa é 52 anos, segundo o Manual Merk. Mas pode ocorrer entre 45 e 55 anos. Fumantes, mulheres que moram em altitudes elevadas e desnutridas costumam entrar na menopausa precocemente, ainda de acordo com o Manual.

Fonte: R7 Minas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress