Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Nova lei de licitações amplia oportunidade para PMEs do canal farma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Nova lei de licitações amplia oportunidade para PMEs do canal farmaEm 2020, o Brasil registrou 48.983 avisos de licitações para compra de  medicamentos, grande parte delas na modalidade de pregão eletrônico (21.068). O levantamento foi feito pela RHS Licitações com exclusividade para o Panorama Farmacêutico. Só a Região Sudeste concentra 46% do total de oportunidades. Segundo analistas, esse mercado deve se tornar ainda mais promissor para as PMEs do canal farma a partir da nova regulamentação, qur deverá ser sancionada pelo governo federal, no dia 1º de abril.

Desde o segundo semestre do ano passado, inclusive, o Panorama Farmacêutico conta com uma área exclusiva dedicada a oportunidades de licitações e concorrências públicas em nível nacional, estadual e municipal. É a seção que registra a segunda maior audiência do portal.

O Projeto de Lei N° 253/2020, mais conhecido como a Nova Lei das Licitações, promete trazer mais transparência nas negociações com o governo e ampliar o interesse do setor privado pelas concorrências. “O PL prevê que todos os atos sejam públicos, assim como a existência de um portal onde será possível  acessar todos os processos, com histórico das empresas e a ordem cronológica de pagamentos”, afirma Sandra Botana, diretora comercial da RHS.

O PL estabelece ainda o contrato de até cinco anos para fornecimento de medicamentos. Hoje, os contratos não podem passar de um ano. “Outra novidade é o tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas, que só poderão participar de licitações com valores de até R$ 4,8 milhões, o que deixa a licitação mais justa”, explica a executiva.

Sanções e crimes

Uma das grandes mudanças da nova lei é o artigo que trata das sanções e crimes, que prevê punições mais rigorosas para fraudes. “Ao mesmo tempo em que o PL dá um pouco mais de liberdade para o gestor público efetuar suas compras, ele pesa a mão quando precisa aplicar a penalidade”, ressalta Sandra.

No entanto, a executiva destaca um ponto polêmico – a exigência de um seguro para a participação em licitações. “Isso pode comprometer a competitividade e encarecer a concorrência, embora a lei traga mais benefícios e oportunidades”, finaliza.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress