Uma inovação no consumo de medicamentos pode estar mais perto do que se imagina. Cientistas da University College of London desenvolveram uma nova técnica que viabiliza a impressão de comprimidos em três segundos, por meio da tecnologia 3D. E já há estudos para reduzir o tempo a menos de um segundo. As informações são do portal iNews.
Os especialistas acreditam que a nova técnica, inclusive, permitirá que os pacientes imprimam seus medicamentos em casa. “Vamos iniciar essa impressão em caráter experimental nos ensaios clínicos. E no melhor cenário possível, podemos ver essa prática nos ambientes hospitalares e nas farmácias em um prazo de três a cinco anos’, afirma Alvaro Goyanes, cientista responsável pelo estudo.
A tecnologia abre caminho para a realização de doses sob medida, combinando diversos medicamentos em um só comprimido. As doses sob medida são raras, porque os comprimidos são produzidos manualmente e a sua preparação costuma ser demorada.
Isso significa que a maioria das pessoas têm de tomar comprimidos de tamanho único, que não beneficiam a todos os públicos, principalmente as crianças e os idosos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!