O dia 30 de março de 2023 marcou um novo ciclo de crescimento da Farmácias São João. A rede abriu oficialmente as portas de seu novo centro de distribuição em Gravataí (RS), em evento que mobilizou mais de 6 mil executivos e dirigentes do setor e teve a cobertura do Panorama Farmacêutico. E, poucas horas antes, alcançou a expressiva marca de mil lojas.
Baseado na Região Metropolitana de Porto Alegre, o complexo ocupa 345 mil metros quadrados, soma-se ao CD de Passo Fundo (RS) e recebeu um aporte de R$ 200 milhões, com 100% de recursos próprios. O aporte dará sustentação aos planos de expansão orgânica da rede na capital gaúcha e também nos outros dois estados onde atua – Paraná e Santa Catarina.
“Nosso plano é ter 100 novas unidades nos próximos 12 meses, com a previsão de criar 2 mil empregos. É um ritmo acelerado que tornamos possível a partir de uma operação realmente sustentável, com elevados níveis de governança e geração de caixa sem a necessidade de captação no mercado financeiro”, ressalta o presidente Pedro Brair.
Com mais esse movimento, a São João consolida sua posição como a quarta maior empresa do grande varejo farmacêutico, tanto em faturamento quanto no volume de PDVs, com presença em mais de 200 municípios. A filial no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), foi celebrada como a loja 1000 em uma semana repleta de inaugurações em importantes cidades como Londrina (PR), Criciúma (SC) e Joinville (SC).
Farmácias São João ergue CD em tempo recorde
Apenas 13 meses foram necessários para o novo CD da Farmácias São João ganhar vida na altura do km 80 da Freeway. A escolha do local teve como premissa um estudo de malha logística encabeçado pelo diretor da rede nessa área, Marcos Aurélio Vargas Júnior.
“Apostamos na proximidade entre Gravataí e Porto Alegre, além da facilidade de acesso aos principais eixos rodoviários do estado e da Região Sul. Quando estiver em plena operação, o CD de Gravataí terá a capacidade de movimentar mais de 1 milhão de unidades por dia, envolvendo aproximadamente mil colaboradores”, revela.
A rede poderá receber e escoar esse volume por meio de três quilômetros de esteira, 30 mil posições de porta-paletes e 40 docas de carga e descarga para caminhões. O complexo tem estrutura para armazenar em torno de 15 mil SKUs.
A nova unidade de logística irá operar com tecnologia de automação KNAPP, líder mundial em soluções de automação para centros de distribuição. A otimização da etapa de picking se dará com uso da tecnologia Picking to ligth, pela qual os processos se tornam mais rápidos e livres de erros, além de dispensarem papéis para a preparação de pedidos. Já o gerenciamento das operações, que abrange o controle da entrada até a saída de mercadorias, terá como base o sistema EWM da SAP.
Farmácias São João já prevê outros dois CDs
Paraná e Santa Catarina despontam como maiores alvos do projeto de crescimento da Farmácias São João. Os estados somam mais de 100 lojas e 1.300 colaboradores. “Inclusive, já está em andamento o estudo de viabilidade para a construção de dois centros de distribuição nessas duas regiões”, pontua Pedro Brair.
O empresário não escondia o orgulho ao antecipar essas metas e os resultados da rede. Números superlativos para o filho mais velho de agricultores que se tornou empreendedor com apenas 20 anos de idade, ao abrir a primeira farmácia na cidade de Campo Novo (RS).
No início deste século, a rede ultrapassava os dez PDVs. E só em 2006 inaugurava seu primeiro centro de distribuição em Passo Fundo, com 40 mil m². Foi o passo que faltava para fincar bandeira fora dos limites do interior gaúcho. “Seguimos fielmente uma estratégia calcada na profissionalização, o que inclui auditoria externa há sete anos em conformidade com as exigências de uma companhia listada na Bolsa de Valores e a agenda ESG”, destaca.
Farmácias São João
Fundação: 1979
Faturamento: R$ 5,4 bilhões (quarta maior rede do varejo farmacêutico nacional segundo a Abrafarma)
Número de PDVs: mil lojas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Número de CDs: 2 (Passo Fundo-RS e Gravataí-RS)
Número de colaboradores: 17 mil