O banho de lua é um método utilizado para clarear os pelos do corpo, os tornando menos visíveis. É um procedimento estético bastante realizado no verão, por conta das temperaturas e do sol que figura durante o dia. Além da função estética, também ajuda na hidratação e nutrição, retirando células mortas e valorizando a saúde e beleza da pele.
Não há muitas restrições em realizar o processo do banho de lua, já que é fácil e simples. Porém, é sempre recomendado que seja feito por alguém habilitado, visando extrair os melhores resultados e evitar qualquer reação alérgica.
Os efeitos do banho de lua são rápidos e duradouros: seu processo dura de 30 minutos a 1 hora, e seus resultados ficam durante 1 mês, que é o tempo levado, para os pelos crescerem novamente. Veja a seguir como realizar o banho de lua e os riscos que ele carrega.
Como fazer banho de lua?
O banho de lua pode ser aplicado em todas as partes do corpo, exceto no rosto. Os braços, pernas, costas e barriga são os locais onde o procedimento é mais comum de acontecer. Por conta dessa diversidade e distância dos locais de aplicação, a recomendação de se realizar em algum salão de beleza é válida, para melhor desempenho e reação ao processo.
Veja as etapas de como realizá-lo:
- Descoloração
A primeira etapa é descolorir os pelos. Aplique um pouco de creme na pele antes do contato com o descolorante, e em seguida, utilizando uma solução com água oxigenada (peróxido de hidrogênio) regulada para a sensibilidade da pele, o produto é melhor aplicado.
Espalhe-o na área desejada para clarear os pelos e deixe de 5 a 20 minutos, de acordo com o desejo do tom da cor do pelo e da sensibilidade.
- Remoção do descolorante
Após a coloração desejada, retire o excesso do produto descolorante com a ajuda de uma espátula.
Com o produto descolorante removido e os pelos já clareados, chega o momento de esfoliar os locais onde ele agiu. Passe o esfoliante o mantendo por alguns minutos, para assim retirar as células mortas presentes na pele.
- Hidratação e Nutrição
O último passo das recomendações do banho de lua é a hidratação da pele. Após a retirada do produto esfoliante, um creme hidratante é aplicado a fim de recuperar a pele e trazer a sua nutrição e maciez de volta.
Riscos do banho de lua
Por se tratar de um produto de caráter tóxico, se utilizada em quantidade acima do recomendado, a água oxigenada pode causar ferimentos na pele, como queimaduras e vermelhidões. Então, alguns cuidados são necessários antes da realização do banho de lua.
O peróxido de hidrogênio proporcionará menos riscos à pele se for misturado com um creme. Coceira local e queimação são reações comuns que evidenciam a hipersensibilidade. No caso, deve ser feita a retirada da água oxigenada.
Por isso, em casos de dúvida ou de primeira realização, também é recomendado testar o produto em baixa quantidade em um pequeno local da pele, para assim checar se há uma alergia que era desconhecida.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico