O que é e como é realizada a harmonização facial?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Harmonização Facial

Queridinha das celebridades e influenciadores, a harmonização facial caiu no gosto do povo também. Só que aqueles mais ressabiados ainda têm algumas dúvidas sobre o procedimento estético.

Quer respostas para suas questões sobre o tema? Segue com a gente para conhecer mais sobre essa prática!

No que consiste a harmonização facial?

O procedimento estético é um preenchimento fácil não cirúrgico. O objetivo é alinhar e corrigir alguns ângulos da face, com o objetivo de ressaltar traços já existentes ou então trazer mais harmonia para o rosto do paciente.

Inicialmente, o profissional irá analisar as proporções faciais, tanto horizontal, quanto verticalmente, para determinar as regiões que estão em desarmonia. Dentre os pontos que costumam mais ser modificados estão:

  • Lábios
  • Malar
  • Mandíbula
  • Mento
  • Nariz
  • Supercílios

O profissional irá analisar quais partes precisam do preenchimento e também quanto preenchimento será necessário para harmonizar o rosto, mas sem causar mudanças exageradas ou radicais.

Como se dá o procedimento?

Conforme explicado anteriormente, a primeira etapa do procedimento é analítica. O profissional irá analisar e determinar quais partes do rosto estão desproporcionais e precisam da intervenção.

A injeção com os preenchedores é realizada com o auxílio de agulhas ou microcânulas. A depender da região a ser harmonizada e da técnica utilizada, o tipo de anestesia será diferente, podendo ser:

  • Bloqueio
  • Local
  • Tópica

Quais são as possíveis técnicas?

Como o procedimento é extremamente individual, sendo que cada paciente possuiu uma necessidade específica, existem algumas técnicas dentro do “todo” entendido como harmonização facial.

Vamos a elas

Preenchimento facial

Para promover uma melhor definição do contorno, o profissional irá aplicar ácido hialurônico ou algum outro preenchedor nas maçãs do rosto e no queixo.

Preenchimento labial

Nesta técnica, o profissional focará seus esforços apenas nos lábios, e não no rosto como um todo. Ele utilizará as substâncias preenchedoras na boca do paciente, para garantir mais volume, deixar os lábios mais simétricos, ou até mesmo redesenhar o arco do cupido.

Preenchimento de sulcos e olheiras profundas

Desta vez, o foco está nos olhos e regiões próximas. Os preenchedores serão aplicados em lugares que costumam conviver com rugas mais frequentes, como a do bigode chinês e também na região entre as pálpebras e a bochecha, para evitar as olheiras profundas.

Toxina botulínica

Velho conhecido, o botox é utilizado para atenuar rugas e marcas de expressão, como os pés de galinha e as linhas ao redor da boca. A toxina também pode ser utilizada para corrigir ou levantar o ângulo da sobrancelha.

Fios de sustentação

Nesta técnica de harmonização facial são inseridos fios de ácido polilático. Eles promovem um efeito de lifting, tracionando os tecidos, mas sem necessitar de procedimento cirúrgico.

Microagulhamento

Apesar de figurar neste texto, esta não é uma técnica do procedimento, mas sim complementa a ele. Com essas microagulhas, microlesões são criadas na pele. O processo natural de cicatrização estimulará a produção de colágeno e, por conseguinte, trará mais firmeza a pele, além de atenuar cicatrizes e manchas.

Peeling

Para promover um tom mais uniforme e suavizar linhas de expressão, essa técnica se utiliza de algumas substâncias ácidas que causarão uma leve descamação da pele e consequente renovação do tecido.

Quanto tempo demora para fazer a harmonização facial?

A depender das regiões que serão submetidas ao procedimento, ele pode levar de 30 minutos a uma hora.

Quanto tempo demora pra fazer efeito?

Apesar do inchaço causado após a aplicação, é possível notar o resultado da harmonização imediatamente. No geral, uma reavaliação será realizada no período de 15 a 30 dias para identificar a necessidade de reaplicação.

O procedimento é definitivo?

Os resultados alcançados pela harmonização facial podem ou não ser definitivos, tudo depende do preenchedor utilizado. Químicos definitivos são aqueles como o PMMA e o Metacrilato.

Já os preenchimentos temporários podem ser feitos com ácido hialurônico ou hidroxapatita de cálcio. Nesses casos, os resultados podem durar de um a quatro anos, tudo depende da viscosidade da pele do paciente.

Preciso me afastar do trabalho?

Apesar de o procedimento poder causar um leve inchaço após a aplicação, você não precisará se afastar do trabalho após realiza-lo.

Como é a recuperação?

Como a harmonização facial não é um procedimento cirúrgico, sua recuperação é considerada simples e rápida. Como a maioria das técnicas consiste em aplicações de substâncias, é normal que haja um pouco de inchaço.

Outro efeito colateral que pode ocorrer é certa vermelhidão na face, que também é temporária e não te impedirá de seguir sua rotina normal.

As únicas orientações para o período pós-procedimento são se resguardar da exposição solar e não realizar massagens faciais.

Quem pode fazer o procedimento?

Qualquer pessoa que deseja tornar seu rosto mais harmonioso pode realizar o procedimento. Como adiantado, regiões como as dos lábios, mandíbula, maçãs do rosto, supercílio e queixos podem ser corrigidas sem prejuízo.

Pessoas que também não se sentem bem com as marcas da idade, podem realizar a harmonização facial para atenuar os sinais.

Notícias Relacionadas