Onda de fechamentos de farmácias gera alerta no setor
Realidade nos Estados Unidos, aumento dos desertos
farmacêuticos pode estar se aproximando do Brasil?
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


A mais recente edição do relatório anual da IQVIA acendeu um alerta quando às possíveis consequências da onda de fechamentos de farmácias no Brasil. O mercado teme um aumento no número de desertos farmacêuticos no país.
O termo, mais frequentemente utilizado nos Estados Unidos, é utilizado para definir regiões em que a população precisa se deslocar ao menos 1,6 quilômetros para encontrar um PDV.
O estudo corrobora a preocupação ao revelar que o número de farmácias em funcionamento no país caiu de 2023 para 2024, saindo de 100.899 para 100.363.
Enquanto as grandes redes que integram a Abrafarma e os grupos associativistas da Febrafar contrariaram as estatísticas, expandindo seus respectivos volumes de PDVs em 0,8% e 1,3%, as demais redes e as farmácias independentes foram as mais prejudicadas. Esses segmentos, pela ordem, encerram operações de 523 e 1.782 unidades.
Fechamento de farmácias: estudo detalha status dos PDVs
O relatório da IQVIA ainda avaliou o processo de solidificação das farmácias em operação em 2024, dividindo-as entre maduras, fechadas e em seu primeiro, segundo ou terceiro ano de funcionamento.
Confira a classificação das mais de 100 mil farmácias brasileiras
Status das farmácias brasileiras em 2024
Comparação entre os diferentes segmentos do mercado
