Utilizada para prevenir e controlar náuseas e vômitos, a ondansetrona pode ser ingerida por adultos e crianças, inclusive por quem faz tratamentos como quimioterapia e radioterapia ou está no período pós-operatório.
Por conta disso, para usar o fármaco, é preciso de orientação médica, uma vez que somente o especialista é capaz de indicar a dosagem correta do medicamento – sempre de acordo com a gravidade dos sintomas.
Em julho de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta para o risco do uso do fármaco para mulheres no primeiro trimestre de gravidez. Do mesmo modo, a segurança de uso da ondansetrona durante o segundo e o terceiro trimestres de gestação também não está estabelecida.
Há ainda recomendações de uso para mulheres em idade fértil: a agência reguladora orienta que os profissionais de saúde informem as pacientes que estão em tratamento com ondansetrona sobre o risco desse medicamento ocasionar uma malformação congênita.
Contraindicação da ondansetrona
Pessoas que têm alergia à ondansetrona ou a qualquer outro componente do medicamento não devem usá-lo. É importante passar por uma consulta médica para saber se é preciso usar o fármaco.
Reações adversas mais comuns
Cefaleia
Fadiga
Constipação
Erupções cutâneas vermelhas