O feno grego é uma planta medicinal muito utilizada como solução caseira para abaixar o colesterol, aliviar as cólicas menstruais e controlar a diabetes. Ela possui também ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
De nome científico Trigonella foenum-graecum, ela também é popularmente conhecida como alforvas ou fenacho. As propriedades medicinais dessa planta estão concentradas em suas sementes.
Mas, não pensem que as folhas devem ser desprezadas. Você pode utilizá-las tanto frescas, quanto secas como ingredientes em pães e outros alimentos, além de terem seu uso próprio quando o assunto é saúde. Quando falamos das sementes do feno grego, elas podem ser utilizadas em forma de cápsulas, chás ou pó.
Lembre-se, nunca utilize a planta medicinal sem o auxílio de um profissional da saúde. Agora, vamos mergulhar nesse universo natural e saudável promovido pelas alforvas. Partiu?
Para que serve o feno grego?
Como já adiantamos, vários são os usos medicinais do fenacho. Dentre eles, os principais são regular o açúcar no sangue, auxiliar no emagrecimento, proteger contra problemas cardíacos, aliviar as cólicas menstruais, regular o funcionamento do sistema digestivo, melhorar a produção de testosterona, combater inflamações, melhorar a saúde e aparência da pele e também combater o câncer.
Abaixo, vamos dar mais detalhes da utilização do feno grego.
1 – Controle do açúcar no sangue
Para regular os níveis de açúcar no sangue, as alforvas contam com uma substância chamada galactomanana, presente em uma fibra solúvel da semente que ajuda a diminuir a quantidade de açúcar absorvida pelo organismo por meio da alimentação.
Além disso, a planta conta com o 4-hidroxiisoleucina, um aminoácido que estimula a produção de insulina pelo pâncreas.
2- Aliado da dieta
O fenacho é um prato cheio para te ajudar a emagrecer. Isso porque o feno grego é rico em fibras, o que ajuda a regular o sistema digestivo e a reduzir a fome, e também em ácido caféico e flavonóides, substâncias que reduzem a absorção de açúcar e gorduras pelo organismo.
3 – Coração em dia
É também essa menor absorção de gorduras que irá proteger seu coração. Com níveis menores de gordura em seu corpo, fica mais fácil controlar a pressão arterial e o colesterol ruim.
Com isso, diminui a chance de doenças como a aterosclerose e o infarto.
4 – Cólicas mais leves
Segundo estudos, sintomas como cansaço, dor de cabeça, falta de energia e tontura causados pelo período menstrual podem ser aliviados com o uso do pó de feno grego.
Isso se deve a ação anti-inflamatória da planta, que reduz a inflamação no útero, normal para o período. Essa ação se deve a substâncias como os alcalóides, as apigeninas e as saponinas.
Pacientes que sofrem com ovários policísticos também podem utilizar o extrato das alforvas para regular os hormônios LH e FSH. Assim, os cistos reduzem, o ciclo menstrual se normaliza e a fertilidade da mulher melhora.
5 – Funcionando como um reloginho
É a terceira vez que as fibras voltam ao centro do assunto. O feno grego é rico nelas, que melhoram o funcionamento do sistema digestivo e auxiliam os pacientes que sofrem com a prisão de ventre.
As folhas frescas da planta medicinal também podem ser de grande ajuda para outras patologias do sistema, como excesso de gases, fígado lento e indigestão.
6 – Produção maior de testosterona
Assim como no sistema reprodutor feminino, o masculino também é favorecido pelo fenacho. Ele ajuda a estimular a produção de testosterona por aumentar a sensibilidade dos testículos a hormônios como o GnRH e LH, que também tem sua produção regulada pela planta medicinal.
Além de melhorar o estado de alerta mental e o humor do homem, o feno grego também aumenta o desejo sexual e a contagem de espermatozoides.
7 – Xô inflamação
Já citamos em outras oportunidades algumas substâncias, como os alcalóides e o 4-hidroxiisoleucina, mas, junto a outras, como os flavonóides e o furostanol, atuam na redução de substâncias inflamatórias, como as citocinas e as prostaglandinas.
Por isso, as alforvas são muito indicadas para inflamações articulares, como a artrite, mas também inflamações na garganta e dores musculares.
8 – Pele tonificada e limpa
Essas substâncias citadas no último tópico, aliadas a outras, de ação antioxidantes, formam uma dupla de milhões para uma pele mais tonificada e limpa.
O feno grego também pode ser utilizado no combate a doenças como a acne, alergias, eczema e psoríase.
A planta medicinal também evita o envelhecimento precoce da pele, devido a seu combate aos radicais livres. Fechamos essa longa lista de benefícios para a pele falando das ações antibacteriana e antifúngica, que combatem a caspa e furúnculos.
9 – Aliado no combate ao câncer
Em laboratório, foram realizados alguns estudos que demonstraram a ação de substâncias como a diosgenina, o esqualeno e a narigenina, para retardar a multiplicação de células cancerígenas, além de matar parte das existentes.
Essas substâncias podem ser encontras nos extratos do feno grego, tanto aquoso, quanto alcóolico. As células cancerígenas utilizadas no estudo eram de cânceres como o linfoma, de mama, pâncreas e pulmão.
Apesar dos resultados positivos, testes em humanos ainda são necessários.