A tosse pode se manifestar por diferentes fatores, como gripe ou resfriado. O sintoma também pode surgir por consequência de algum outro problema relacionado a refluxo gástrico ou condições alérgicas por exemplo. Essa irritação na garganta costuma causar muito incômodo, principalmente à noite. Os xaropes são os tratamentos mais tradicionais, mas os chás para tosse são alternativas naturais que também ajudam a diminuir as crises.
Obviamente que antes de fazer uso de qualquer medicamento ou método natural, é importante buscar uma orientação médica, principalmente quando a tosse é persistente, para saber a causa e seguir um protocolo de cura adequado. Porém, quando é uma crise pontual, vale apostar nos benefícios que os chás caseiros oferecem. Além de serem quentinhos, as bebidas naturais têm um efeito calmante.
Chás para tosse
Mesmo tendo ação calmante, os chás não devem ser usados como um tratamento, mas sim como um complemento para potencializar o alívio da tosse. Veja algumas opções de chás que vão ajudar na melhora dos sintomas:
Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz com uma série de benefícios, entre eles a saúde intestinal e também no processo de emagrecimento. Com propriedades anti-inflamatórias e expectorante, ele ajuda a limpar as vias aéreas, minimizando a tosse noturna.
Chá de raiz de alcaçuz
A raiz de alcaçuz é uma excelente terapia caseira para as crises de tosse. A planta tem ação anti-inflamatória, antiviral e antimicrobiana que atuam contra a irritação na garganta, favorecendo o fluxo das vias aéreas. O chá não deve ser ingerido por pessoas com histórico de doença cardíaca, renal ou pressão alta.
Chá de camomila
A camomila é um composto muito afamado pelo seu poder calmante, sendo um ótimo aliado durantes os episódios de tosse, devido ao seu poder anti-inflamatório presentes nos óleos das flores que lubrificam a garganta, relaxando o músculo das vias aéreas.
Chá de hortelã
O chá de hortelã tem inúmeros benefícios para o organismo, como ação antibacteriana e anti-inflamatória, sendo responsável pela redução da inflamação respiratória, justamente pela presença do mentol que proporciona refrescância e como consequência melhora a irritabilidade, ajudando no descongestionamento e expectoração.
Chá de canela, cravo-da-índia e limão
Esse trio fornece propriedades calmantes que atuam na eliminação dos microrganismos causadores da tosse, atuando na expectoração e fortalecendo a imunidade.
Chá de alho
O alho é uma planta com ação anti-inflamatória que ajuda a combater os germes e bactérias que são responsáveis pelas crises de tosse.
Como preparar o chá?
Antes de mais nada, é válido saber que é possível combinar várias plantas e raízes na hora de preparar a bebidas. A junção dos ingredientes potencializa os efeitos medicinais do chá. Um exemplo, são aquelas receitas de vó que levam gengibre, hortelã, alho, mel e limão, que além de ajudar com a irritabilidade da garganta, também melhora a imunidade. Mas, vamos ao que interessa?
Existem duas maneiras de reparar o chá para tosse, pode ser por infusão, que consiste em colocar a água em um recipiente e em seguida colocar as ervas e folhas e tampar por alguns minutos. Essa técnica preservas todas as propriedades naturais dos ingredientes.
Modo de preparo por infusão:
Você vai precisar de 1 xícara de água fervida, depois adicione a erva ou raiz escolhida. Tampe o recipiente e deixe descansar por pelo mens 5 minutos. Feito isso, coe o chá e beba.
Outra forma de preparar o chá para tosse é pelo processo de decocção, onde a planta é fervida junto com a água. Essa modalidade geralmente, é feita com raízes, caules e ervas que são duras.
Modo de preparo por decocção:
Adicione os ingredientes duros em uma chaleira com água e deixe ferver por 10 a 20 minutos, desligue o fogo e deixe descansar por até 15 minutos antes de ingerir.
Contraindicação
Algumas plantas, ervas ou raízes não são recomendadas para pessoas com determinadas condições. Caso você tenha alguma doença cardíaca ou renal, consulte o seu médico para saber qual a opção mias indicada. Gestantes e lactantes também devem consultar um especialista antes de ingerir.